Viação Santa Teresa
1932 - 1945
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1931 na cidade do Rio de Janeiro por Eduardo Duarte da Cruz.
Em 23 de fevereiro de 1932, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar 3 linhas de auto-omnibus, nas seguintes condições:
Madureira - Estação de Colégio, via Rocha Miranda. Itinerário: Rua Carolina Machado, 21, junto à estação de Madureira, Maria Freitas, Carvalho de Souza, Estrada Marechal Rangel (atual Avenida Edgard Romero), Conselheiro Galvão, Safira, Praça das Pérolas, Topázios, Estrada do Barro Vermelho, Avenida Automóvel Clube até a Estação do Colégio da Estrada de Ferro Rio d´Ouro. Tarifa direta de 500 réis e 4 secções tarifárias:
1ª - Madureira - Turiaçu, 200 réis
2ª - Madureira - Rocha Miranda, 300 réis
3ª - Turiaçu - Rocha Miranda, 200 réis
4ª - Rocha Miranda - Colégio, 200 réis
Madureira - Honório Gurgel, via Bento Ribeiro. Itinerário: Rua Carolina Machado, 24, Maria de Freitas, Carvalho de Souza, Estrada Marechal Rangel, Estrada do Portela, Frei Bento, Carolina Machado, Estação Bento Ribeiro, Américo Rocha té a Estação de Honório Gurgel. Tarifa direta de 600 réis e 3 secções tarifárias:
1ª - Madureira - Bica do Inglês, 200 réis
2ª - Bica do Inglês - Bento Ribeiro, 200 réis
3ª - Bento Ribeiro, Honório Gurgel, 200 réis
Madureira - Coelho Neto, via Rocha Miranda. Itinerário: Rua Carolina Machado, 25, Maria de Freitas, Carvalho de Sousa, Estrada Marechal Rangel, Conselheiro Galvão, Safiras, Praça das Pérolas, Diamantes, Ururaí, Estrada do Areal até a Estação Coelho Neto. Tarifa direta de 600 réis e 5 secções tarifárias:
1ª - Madureira - Turiaçu, 200 réis
2ª - Madureira - Rocha Miranda, 300 réis
3ª - Turiaçu - Rocha Miranda, 200 réis
4ª - Rocha Miranda - Rua Imboassú, rua 200 réis
5ª - Rocha Miranda - Coelho Neto, 300 réis
Em 1936, com frota de 12 ônibus transportava diariamente cerca de 12 mil passageiros em 3 linhas:
Madureira - Rocha Miranda
Madureira - Coelho Neto
Madureira - Pavuna
Em 2 de maio de 1938, a empresa foi vendida para a firma Aragão Alves, composta pelos sócios Manuel Teixeira Aragão Silva e Miguel Alves Gaspar.
Em 4 de novembro de 1945, a Prefeitura do Distrito Federal , através do Departamento de Concessões, autorizou a transferência e incorporação das empresas Viação Santa Teresa e Viação Santos Dumont à Viação Estrella do Norte, cuja proprietária era a Companhia de Transportes, Comercial e Importadora, sucessora da Sociedade Cooperativa dos Chauffeurs Proprietários do Rio de Janeiro.
Quando foi incorporada à Estrella do Norte, a Viação Santa Teresa operava as seguintes linhas:
S-21 - Madureira - Estação de Colégio
S-24 - Madureira - Bento Ribeiro
S-25 - Madureira - Coelho Neto
Garagens
1ª - Rua Coronel Soares, Irajá
2ª - Rua das Mangueiras, 25 e 27, Vaz Lobo. A mesma garagem da Viação Santos Dumont.
Frota
1939 9
1940 7
1940 7
Passageiros
1938 2.072.101
REFERÊNCIAS:
Ao tentar passar pelos caminhões. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 janeiro 1938. p.12.
Pelos Subúrbios. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 janeiro 1938. p.14.
Termo de Transferência de Autorização. Diário Oficial da União. 12 maio 1938. Seção 2, p.23.
Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.
Termo de Incorporação e Transferência de Autorização. Diário Oficial da União. 28 novembro 1945. Seção 2, p.40.
Comentários