Jacarepaguá


Em 1921, o empresário Mario Bianchi, proprietário da Viação Suburbana, inaugura a linha Tanque - Vargem Grande, via Taquara, logo após a conclusão das obras de pavimentação da estrada Tanque - Vargem Grande, com 24 Km de extensão.

Em 6 de dezembro de 1929, o senhor Joseph Wesley Finch foi autorizado pela Prefeitura do Distrito Federal, através da Inspectoria de Concessões, para implantar a linha de auto-omnibus Palácio Monroe - Recreio dos Bandeirantes, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Praça Floriano, Evaristo da Veiga, Riachuelo, Sant´Anna, Senador Euzebio, Mangue, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 24 de Maio, passando em Engenho Novo, Engenho de Dentro, Cascadura, Campinho, Taquara, Vargem Grande, e Pontal de Sernambetiba no Recreio dos Bandeirantes. A linha tinha passagem direta de 6$000 réis e10$000 réis de ida e volta, com duas secções: 

1ª - Cascadura - Vargem Grande, 4$000 réis
2ª - Vargem Grande - Recreio dos Bandeirantes, 2$000 réis

Foi a primeira linha de omnibus, que se tem notícia, que ligou diretamente o Centro a Jacarepaguá. A linha durou pouco tempo, pois era subvencionada pelo próprio senhor Finch, o dono das terras e responsável pelo loteamento do bairro do Recreio dos Bandeirantes.

Em agosto de 1931, a Viação Baptista inaugura a linha Estação de Cascadura - Largo da Barra da Tijuca, a primeira linha de ônibus, que se tem notícia para a Barra da Tijuca.

Em dezembro de 1933, a Viação Ideal inaugura sua primeira linha, a Largo do Tanque - Recreio dos Bandeirantes, com o seguinte itinerário: Largo do Tanque, Estrada da Taquara, Ponte da Pavuna, Camorim, Abaeté, Vargem Pequena, Vargem Grande, Rio Bonito, Estradas de Piabas e Pontal.

Em primeiro de janeiro de 1934, a título de experiência, a Viação Excelsior inaugura a linha Praça Mauá – Praça Barão da Taquara (Praça Seca), com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Senador Euzébio, Mangue, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 24 de Maio, Amaro Cavalcanti, Manoel Victorino, Elias da Silva, Nerval de Gouvêa, Cândido Benício, Praça Barão da Taquara. A linha também foi extinta em pouco tempo. Provavelmente em função do alto preço da passagem.

Em janeiro de 1940, o itinerário da linha S-31 (Tanque - Recreio dos Bandeirantes) da Viação Ideal foi encurtado, passando a cobrir o trecho Taquara - Recreio dos Bandeirantes.

Em fevereiro de 1940, a Viação Ideal foi autorizada a operar sua segunda linha de ônibus, a S-33 (Tanque - Barra da Tijuca), com o seguinte itinerário: Largo do Tanque, Largo do Pechincha, Largo da Freguezia, Largo do Anil, Tendinha, subida das Furnas e Barra da Tijuca. Em 1946, era a linha mais extensa da cidade com 33,6 Km de extensão


Correio da Manhã, 06/11/1949


Em 1953, as linhas S-31 (Taquara - Recreio dos Bandeirantes) e S-33 (Tanque - Barra da Tijuca) da Viação Ideal foram prolongadas até Cascadura. 


Correio da Manhã, 03/05/1964


Em meados de 1964, a Viação Redentor inicia suas operações em Jacarepaguá ao inaugurar a linha 360 (Candelária-Freguesia) via Bonsucesso, operada por alguns meses. A linha foi extinta em função do itinerário muito longo, impraticável.

Em 18 de agosto de 1964,  a Viação Redentor inaugurou a linha 267 (Freguesia – Largo de São Francisco), via Praça Seca e rua Barão do Bom Retiro, substituindo a Linha 360 (Freguesia – Candelária) considerada inviável em função do grande itinerário via Bonsucesso.


Correio da Manhã, 31/01/1965


Em 29 de dezembro de 1966, foram inauguradas as duas primeiras linhas de ônibus elétricos de Jacarepaguá, substituindo os bondes elétricos da Light:

E-18 - Cascadura - Taquara
E-20 - Cascadura - Freguesia

Principais hubs de Jacarepaguá em 1967

Largo do Tanque, 13 linhas
Praça da Taquara, 11 linhas
Largo do Pechincha, 8 linhas
Largo da Freguesia, 7 linhas

Na Estrada Grajaú-Jacarepaguá só passavam duas linhas de ônibus: 240 e 241, ambas da Viação Ocidental.

A Via 11 (atual Ayrton Senna) nem existia. Havia apenas uma linha para a Barra da Tijuca, a 748 (Cascadura-Barra da Tijuca) da Cisiotar, via Estrada de Jacarepaguá.

Linhas e empresas de ônibus estaduais em 1967 na Praça da Taquara por via de acesso:

a) Avenida Nelson Cardoso

240 - Carioca - Taquara (Ocidental)
266 - São Francisco - Taquara (Redentor)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)
747 - Cascadura - Vargem Grande (Santa Maria)
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes (Santa Maria)
763 - Madureira - Santa Maria (Santa Maria)
764 - Madureira - Pau da Fome (Santa Maria)
E-18 - Cascadura - Taquara (CTC) ônibus elétrico

b) Estrada do Rio Grande

763 - Madureira - Santa Maria (Santa Maria)
764 - Madureira - Pau da Fome (Santa Maria)

c) Estrada Rodrigues Caldas

762 - Taquara - Juliano Moreira (Santa Maria)

d) Estrada do Tindiba, trecho entre as praças da Taquara e Jauru

736 - Cascadura - Curicica (Ocidental)

e) Estrada do Tindiba, trecho entre a Praça da Taquara e o Largo do Pechincha

241 - Praça Mauá - Taquara (Ocidental)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)

f) Estrada dos Bandeirantes

736 - Cascadura - Curicica (Ocidental)
747 - Cascadura - Vargem Grande (Santa Maria)
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes (Santa Maria)

As seguintes linhas tinham ponto final na Praça da Taquara

240 - Carioca - Taquara (Ocidental)
241 - Praça Mauá - Taquara (Ocidental)
266 - São Francisco - Taquara (Redentor)
762 - Taquara - Juliano Moreira (Santa Maria)
E-18 - Cascadura - Taquara (CTC) ônibus elétricos

Linhas e empresas de ônibus estaduais em 1967 no Largo do Pechincha, por via de acesso:

a) Avenida Geremário Dantas, trecho entre os largos do Pechincha e da Freguesia:

241 - Praça Mauá - Taquara (Ocidental)
267 - São Francisco - Freguesia, via Meyer (Redentor)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)
731 - Freguesia - Cidade de Deus, circular (CTC)
748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Cisiotar)
766 - Freguesia - Pavuna (Nossa Senhora do Loreto)
E-20 - Cascadura - Freguesia (CTC) ônibus elétrico

b) Avenida Geremário Dantas, trecho entre os largos do Pechincha e do Tanque

240 - Carioca - Taquara (Ocidental)
267 - São Francisco - Freguesia, via Meyer (Redentor)
748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Cisiotar)
766 - Freguesia - Pavuna (Nossa Senhora do Loreto)
E-20 - Cascadura - Freguesia (CTC) ônibus elétrico

c) Rua Retiro dos Artistas

731 - Freguesia - Cidade de Deus, circular (CTC)

d) Estrada do Pau Ferro

240 - Carioca - Taquara (Ocidental)

Linhas e empresas de ônibus estaduais em 1967 no Largo da Freguesia, por via de acesso:

a) Avenida Geremário Dantas, trecho entre os largos da Freguesia e do Tanque

241 - Praça Mauá - Taquara (Ocidental)
267 - São Francisco - Freguesia, via Meyer (Redentor)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)
731 - Freguesia - Cidade de Deus, circular (CTC)
748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Cisiotar)
766 - Freguesia - Pavuna (Nossa Senhora do Loreto)
E-20 - Cascadura - Freguesia (CTC) ônibus elétrico

b) Estrada dos Três Rios

241 – Mauá - Taquara

c) Estrada de Jacarepaguá

636 – Sáenz Peña – Gardênia Azul
748 – Cascadura – Barra da Tijuca (Cisiotar)

d) Estrada do Gabinal

731 – Freguesia – Cidade de Deus, circular

A seguintes linhas tinham ponto final na Freguesia:

267 – São Francisco - Freguesia
731 – Freguesia – Cidade de Deus, circular
E-20 – Cascadura – Freguesia (CTC) ônibus elétrico
766 – Freguesia – Pavuna

A Estrada do Pau Ferro era atendida por apenas uma linha de ônibus, a 240 (Carioca– Taquara) da Viação Redentor.

Linhas e empresas de ônibus estaduais em 1967 no Largo do Tanque, por via de acesso:

a) Rua Cândido Benício

266 - São Francisco - Taquara
267 - São Francisco - Freguesia
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)
736 - Cascadura - Curicica (Ocidental)
747 - Cascadura - Vargem Grande (Santa Maria)
748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Cisiotar)
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes (Santa Maria)
763 - Madureira - Santa Maria (Santa Maria)
764 - Madureira - Pau da Fome (Santa Maria)
766 - Freguesia - Pavuna (Nossa Senhora do Loreto)
E-18 - Cascadura - Taquara (CTC) ônibus elétrico 
E-20 - Cascadura - Freguesia (CTC) ônibus elétrico

b) Avenida Nelson Cardoso

240 - Carioca - Taquara (Ocidental)
266 - São Francisco - Taquara (Redentor)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)
736 - Cascadura - Curicica (Ocidental)
747 - Cascadura - Vargem Grande (Santa Maria)
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes (Santa Maria)
E-18 - Cascadura - Taquara (CTC) ônibus elétrico

c) Avenida Geremário Dantas

240 - Carioca - Taquara (Ocidental)
267 - São Francisco - Freguesia, via Meyer (Redentor)
748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Cisiotar)
766 - Freguesia - Pavuna (Nossa Senhora do Loreto)
E-20 - Cascadura - Freguesia (CTC) ônibus elétrico


Correio da Manhã, 28/04/1967
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Em 1971, a população de Jacarepaguá reclamava da falta de uma linha direta para a Tijuca via Estrada Grajaú - Jacarepaguá, até então servida somente pelas linhas 240 e 241. Alegavam que a construção do conjunto habitacional dos comerciários na Estrada dos Três Rios, para 3 mil habitantes, tornava viável a criação de uma linha entre a Freguesia e a Praça Sáenz Peña.


Jornal do Brasil, 05/01/1976


O Globo, Jornal de Bairro, 29/07/2012


REFERÊNCIAS:

Conduções. Guia Zaz. Indicador Rosenburg. Rio de Janeiro. 1967.

Moradores de Jacarepaguá querem acesso ao bairro da Tijuca. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 07 fevereiro 1971. Segundo Caderno. p.8.

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