Histórico
Integração Trem - Ônibus
Em 2 de maio de 2001, início da integração tarifária, com desconto de 11% do valor total, entre os trens metropolitanos da Supervia e os ônibus municipais, inicialmente entre os bairros de Santa Cruz e Campo Grande.
Em janeiro de 2004, a São Silvestre inaugura a linha de integração trem-ônibus Central do Brasil – Centro.
Em dezembro de 2005, segundo Lélis Teixeira, presidente do sindicato das empresas de ônibus, em entrevista à revista Via Urbana, o sistema de ônibus municipal integrado ao metrô e à Supervia transportava diariamente cerca de 120 mil passageiros.
Piso Baixo
Em 21 de março de 2002, a Breda Rio inaugura os primeiros ônibus de piso-baixo (low-entry) na cidade na linha 484 b (Copacabana - Penha) com 13 carros Urbanuss Buscar sobre chassi Scania, semi-novos, adquiridos de segunda mão do extinto serviço de ônibus turísticos City Rio.
Os novos carros, com padrão de conforto superior, tinham ar-condicionado, suspensão macia, poltronas estofadas, janelas panorâmicas com vidro colado, tripulação treinada e música ambiente civilizada. O acesso era feito pela porta dianteira, outra novidade, com a cobrança realizada pelo próprio motorista junto à catraca de 3 braços.
A linha, por ter veículos com ar-condicionado, tinha tarifa de 2 R$, ou seja, 82 % mais cara que a do ônibus convencionais sem ar. Em 22 de abril de 2002, no entanto, a tarifas dos ônibus convencionais com ar-condicionado foi reduzida de 2,20 R$ para 1,30 R$.
Catraca Eletrônica
Em outubro de 2003, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprova a Lei que autoriza a implantação de catracas eletrônicas nas frotas das empresas de ônibus do estado.
Em 22 de março de 2004, início da operação da primeira fase do sistema de bilhetagem automático (Riocard) nos ônibus municipais, para idosos e gestantes. Em primeiro de dezembro de 2004, foi iniciada a segunda fase, para os cartões de vale-transporte.
Metrô de Superfície
Em dezembro de 2006, meses antes da realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a prefeitura apresentou o projeto Metrô na Superfície operado por ônibus visando integrar os diversos modais de transporte em operação: metrô, trem urbano, barcas e ônibus. Apesar da divulgação o projeto não teve prosseguimento.
BRT
Em 4 de outubro de 2009, após o anúncio da realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes anuncia o plano de construção de uma linha de BRT na Avenida das Américas, entre o terminal Alvorada e e Santa Cruz, além da construção do corredor T5, entre o terminal Alvorada e a Penha.
Transporte Complementar
Em 17 de janeiro de 2002, foi publicada no Diário Oficial a Lei 3.360 instituindo o Serviço de Transporte Urbano Especial Complementar de Passageiros em veículos de baixa capacidade, denominado de Subsistema do Transporte Urbano Especial Complementar de Passageiros, integrado ao Sistema Municipal de Transporte Coletivo Urbano do Município do Rio de Janeiro, para operar com veículos com capacidade entre 8 e 15 passageiros.
Tarifa
Em 4 de dezembro de 2006, a tarifa de ônibus municipal foi reajustada de R$ 1,90 para R$ 2.
Linhas Especiais
Entre 2008 e 2009 circularam os últimos ônibus especiais sem ar-condicionado, substituídos por ônibus com ar-condicionado.
Projetos não executados na gestão do prefeito César Maia
Corredor de ônibus T5 - Alvorada - Penha
Corredor de Bonde T5 - Alvorada - Penha
Rio Bus, racionalização das linhas de ônibus
Bondes na Barra da Tijuca
Bondes no Centro
Bonde na Zona Portuária
Financiamento do metrô entre a Gávea e o Jardim Oceânico
HSST - Levitação Magnética - Centro - Barra da Tijuca
Transpan 2003 - Metrô Centro - Barra da Tijuca
Nova estação do metrô no rabicho da Tijuca, 2003
Transporte hidroviário para a Barra da Tijuca
Gestão César Maia
1993 - 1996 Primeiro governo
1997 - 2000 Prefeito Conde
2001 - 2004 Segundo governo
2005 - 2008 Terceiro governo
REFERÊNCIAS:
Passagem de ônibus convencional sobe de R$ 1,90 para R$ 2, no dia 4. G1 Rio. 01 dezembro 2006.
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