Histórico
Integração Trem - Ônibus
Em 2 de maio de 2001, início da integração tarifária, com desconto de 11% do valor total, entre os trens metropolitanos da Supervia e os ônibus municipais, inicialmente entre os bairros de Santa Cruz e Campo Grande.
Em janeiro de 2004, a São Silvestre inaugura a linha de integração trem-ônibus Central do Brasil – Centro.
Em dezembro de 2005, segundo Lélis Teixeira, presidente do sindicato das empresas de ônibus, os ônibus municipais integrados ao metrô e à Supervia transportavam diariamente 120 mil passageiros.
Integração ônibus-ônibus
Em agosto de 2008, foi iniciado o sistema de integração com duas linhas que ligavam a estação do metrô de Del Castilho com a Ilha do Fundão e outras com ponto final em Del Castilho. A integração era feita através de bilhetagem eletrônica (Cartão RioCard) permitindo o desconto de 20% no preço da passagem. Em primeiro de dezembro do mesmo ano o sistema foi ampliado com mais 20 linhas no Terminal Alvorada.
Ônibus convencional com ar-condicionado
Em março de 2002, o prefeito César Maia assinou um decreto determinando às 52 empresas permissionárias a operação em até 12 meses de ao menos 200 ônibus convencionais com ar-condicionado. O novo serviço teria tarifa até 45% mais cara que o ônibus convencional, podendo chegar até R$ 1,60.
Piso Baixo
Em 21 de março de 2002, a Breda Rio inaugura os primeiros ônibus de piso-baixo (low-entry) na cidade na linha 484 b (Copacabana - Penha) com 13 carros Urbanuss Buscar sobre chassi Scania, semi-novos, adquiridos de segunda mão do extinto serviço de ônibus turísticos City Rio.
Os novos carros, com padrão de conforto superior, tinham ar-condicionado, suspensão macia, poltronas estofadas, janelas panorâmicas com vidro colado, tripulação treinada e música ambiente civilizada. O acesso era feito pela porta dianteira, outra novidade, com a cobrança realizada pelo próprio motorista junto à catraca de 3 braços.
A linha, por ter veículos com ar-condicionado, tinha tarifa de 2 reais, ou seja, 82 % mais cara que a do ônibus convencionais sem ar. Em 22 de abril de 2002, no entanto, a tarifa dos ônibus convencionais com ar foi reduzida de R$ 2,20 para R$ 1,30.
Catraca Eletrônica
Em outubro de 2003, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprova a Lei que autoriza a implantação de catracas eletrônicas nas frotas das empresas de ônibus do estado.
Em 22 de março de 2004, início da operação da primeira fase do sistema de bilhetagem automático (RioCard) nos ônibus municipais, para idosos e gestantes. Em primeiro de dezembro de 2004, foi iniciada a segunda fase, para os cartões de vale-transporte. Em primeiro de janeiro de 2007 foi abolido o vale-transporte de papel, substituído pelo RioCard.
Metrô de Superfície
Em dezembro de 2006, há poucos meses dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a prefeitura apresentou o projeto Metrô na Superfície por ônibus visando integrar os diversos modais: metrô, trem urbano, barcas e ônibus. O projeto não teve prosseguimento.
Ligação Barra da Tijuca - Baixada Fluminense
Em 30 de junho de 2008, em viagem com a presença do governador do estado, Sérgio Cabral, foi inaugurada a primeira linha de ônibus entre a Barra da Tijuca e a Baixada, ligando o Terminal Alvorada a Duque de Caxias.
Linha especial Rodoviária Novo Rio - Alvorada
Em novembro de 2008, foi inaugurada a linha especial com ônibus rodoviário e ar-condicionado entre a Rodoviária Novo Rio e o Terminal da Alvorada, via Linha Amarela. O serviço denominado Conexão Rodoviária - Barra foi uma parceria entre a Socicam (administradora da rodoviária) e as viações Tijuca, Útil e 1001.
BRT
Em 4 de outubro de 2009, após o anúncio da realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes anuncia o plano de construção de uma linha de BRT na Avenida das Américas, entre o terminal Alvorada e e Santa Cruz, além da construção do corredor T5, entre o terminal Alvorada e a Penha.
Transporte Complementar
Em 17 de janeiro de 2002, foi publicada no Diário Oficial a Lei 3.360 instituindo o Serviço de Transporte Urbano Especial Complementar de Passageiros em veículos de baixa capacidade, denominado de Subsistema do Transporte Urbano Especial Complementar de Passageiros, integrado ao Sistema Municipal de Transporte Coletivo Urbano do Município do Rio de Janeiro, para operar com veículos com capacidade entre 8 e 15 passageiros.
Tarifa
Em 4 de dezembro de 2006, a tarifa do ônibus municipal foi reajustada de R$ 1,90 para R$ 2.
Linhas Especiais
Entre 2008 e 2009 circularam os últimos ônibus especiais (rodoviários) sem ar-condicionado, sendo substituídos por ônibus rodoviários com ar-condicionado (executivos).
Projetos não executados na gestão do prefeito César Maia
Corredor de ônibus T5 - Alvorada - Penha
Corredor de Bonde T5 - Alvorada - Penha
Rio Bus, racionalização das linhas de ônibus
Bondes na Barra da Tijuca
Bondes no Centro
Bonde na Zona Portuária
Financiamento do metrô entre a Gávea e o Jardim Oceânico
HSST - Levitação Magnética - Centro - Barra da Tijuca
Transpan 2003 - Metrô Centro - Barra da Tijuca
Nova estação do metrô no rabicho da Tijuca, 2003
Transporte hidroviário para a Barra da Tijuca
Gestão César Maia
1993 - 1996 Primeiro governo
1997 - 2000 Prefeito Conde
2001 - 2004 Segundo governo
2005 - 2008 Terceiro governo
Linhas concedidas
Segundo a prefeitura, a cidade contava com 453 linhas de ônibus municipais. A lei complementar 37/98 tinha renovado automaticamente todos os contratos de exploração por mais 10 anos, prorrogáveis indefinidamente por mais 10 anos. Pela lei foi promulgada pela câmara municipal em 14 de julho de 1998.
Criminalidade
Na noite de 6 de maio de 2003, um tiroteio entre traficantes e policiais militares fechou por pelo menos uma hora a Avenida Brasil, na altura da Vila do João. Cerca de 50 passageiros de ônibus foram surpreendidos pelos tiros.
REFERÊNCIAS:
Já nas ruas, ônibus refrigerados a R$ 1,30. O Globo. Rio de Janeiro. 23 abril 2002.
Prova de fogo no ônibus. o Globo. Rio de Janeiro. 07 maio 2003. p.15.
Passagem de ônibus convencional sobe de R$ 1,90 para R$ 2, no dia 4. G1 Rio. 01 dezembro 2006.
Vale-transporte, agora só eletrônico. O Globo. Rio de Janeiro. 08 fevereiro 2007. p.22.
Ligação direta Baixada - Barra. O Globo. Rio de Janeiro. 01 julho 2008. p.20.
Para a rodoviária, sem escalas. O Globo. Rio de Janeiro. 13 novembro 2008. Caderno Barra. p.4.
Passageiros terão 20% de desconto com integração de ônibus na Barra. O Globo. Rio de Janeiro. 01 dezembro 2008. p.9.
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