Em fevereiro de 1927, o Mayer não era atendido por nenhuma linha ônibus. Os moradores solicitavam que a Viação Carioca prolongasse a linha Palácio Monroe - Estação São Francisco Xavier até a Praça Aristides Lobo no Meyer. A linha foi finalmente prolongada em abril do mesmo ano, passando a ser operada em conjunto com a Viação Maracanã.
Piedade
Caso semelhante, em setembro de 1927 o bairro de Piedade não era servido por nenhuma linha omnibus. Os moradores solicitavam que a Viação Maracanã prolongasse sua linha com ponto final no Engenho de Dentro até o bairro. Em dezembro de 1927 foi inaugurada a linha Meyer - Cascadura.
Jardim do Meyer em 1922
Foto Augusto Malta
Em 11 de maio de 1935, a Viação Glória inaugura a primeira linha de omnibus do bairro do Cachamby, a Palácio Monroe - Largo da Abolição.
Em maio de 1944, a Viação Cruz de Malta extingue linha S-5 (Engenho de Dentro - Cascadura), única linha de ônibus a servir o bairro de Água Santa.
Em junho de 1949, os moradores de Piedade solicitavam o prolongamento da linha 40 (Mauá-Engenho de Dentro) da Viação Standard, visto o bairro ser atendido precariamente pela linha 74 (Cascadura - Lapa) via Sáenz Peña da Viação Universal.
Linhas e empresas
627 - Sáenz Peña - Penha IAPI, Taninha
455 - Meyer - Copacabana, Glória
REFERÊNCIAS:
Supplemento Suburbano. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 dezembro 1927. p.1.
Cachamby já possue sua linha de omnibus. O Globo. Rio de Janeiro. 11 maio 1935.
Sem condução os moradores de Água Santa. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 14 julho 1944. p.7.
Com o Departamento de Concessões da Prefeitura e a Viação Standard. Diário de Notícias. 30 junho 1949. Terceira Seção. p.4.
Comentários