Carioca

Auto Viação Carioca
1927 - 1928

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1927 na cidade do Rio de Janeiro pela firma Kayat & Aquim. Distinta da Viação Carioca, fundada por Mario Bianchi em 1932.

Inicia suas operações em 10 de janeiro de 1927 com a linha Palácio Monroe - Estação São Francisco Xavier com frota de ônibus com carroceria Lancia E com capacidade para 27 passageiros e o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Marechal Floriano, Praça da República, Senador Eusébio (volta pela Visconde de Itaúna), Mangue (atual Presidente Vargas), Boulevard de São Christóvão, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, rua São Francisco Xavier até a estação de mesmo nome. A linha tinha três seções:

1ª - Monroe - Rua Camerino, 200 réis
2ª - Rua Camerino - Affonso Penna, 400 réis
3ª - Affonso Penna - São Francisco Xavier, 400 réis

Em junho de 1927, atendendo pedidos dos moradores, a linha Palácio Monroe - São Francisco Xavier foi prolongada até a Estação do Meyer, passando a ser explorada junto com a Viação Maracanã.

Em 7 de junho de 1927, foi autorizada a prolongar a linha Palácio Monroe - São Francisco Xavier até o Meyer, que passa a ter o seguinte itinerário: Estação do Meyer, Archias Cordeiro, Souza Barros, Doutor Silva Freire, 24 de Maio, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Lauro Muller (Mangue), Visconde de Itaúna, Praça da República, Estrada de Ferro, Quartel General, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o Palácio Monroe. A linha, com passagem direta de 1$200 réis, tinha 6 secções:

1ª - Meyer - Estação Sampaio, 200 réis
2ª - Sampaio - Estação São Francisco Xavier, 200 réis
3ª - São Francisco Xavier - Rua Dona Zulmira, 200 réis
4ª - Dona Zulmira - Rua Affonso Penna, 200 réis
5ª - Affonso Penna - Rua Machado Coelho, 200 réis
6ª - Machado Coelho - Rua Camerino, 200 réis 

A linha foi prolongada até o Meyer atendendo aos pedidos dos moradores do Meyer, passando a ser explorada junto com a Viação Maracanã.

A empresa foi extinta em 1928.

Garage: rua Aristides Lobo, 236, Rio Comprido.


REFERÊNCIAS:

Inspectoria de Contractos e Concessões. Expediente do dia 5 de janeiro de 1927. Despachos do Sr.Prefeito. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 janeiro 1927.

Prefeitura. Uma nova linha de omnibus entre São Francisco Xavier e o Monroe. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 janeiro 1927. p.7.

Termo de Obrigaçõ. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 janeiro 1927. p.19.

Os moradores do Meyer querem autos. A Manhã. Rio de Janeiro. 18 fevereiro 1927. p.4.

Será Possível ? Contra a Companhia Auto Viação Carioca. A Noite. Rio de Janeiro. 23 fevereiro 1927. p.2.

Termo de Modificação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 junho 1927. p.18.

Garages. Almanak Laemmert. Rio de Janeiro. Edição para 1929. Volume II, p.715.

Inspectoria de Concessões. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 2 junho 1929. p.16.








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