Popular Auto Ônibus Ltda.
1957 - 1968
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada na segunda metade da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro por Castro Martins.
Distinta da empresa Auto Viação Popular que funcionou entre 1931 e 1950.
Entre 1957 e 1958, inaugura a linha de ônibus 47 (Tiradentes – Vigário Geral) com o seguinte itinerário: Praça Tiradentes, Constituição, Praça da República, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Nova Iorque, Praça das Nações, Cardoso de Morais, Leopoldina Rego, Nicarágua, Guaianases, Lobo Junior, Cintra, Tiboim, Piriá, Avenida Arapogi, Viaduto Braz de Pina, Bento Cardoso, Itabira, Bulhões Marcial, Alvarenga Peixoto e Praça Barbosa Lima,
Em julho de 1960, a Linha 47 (Tiradentes – Vigário Geral), com frota autorizada de 15 carros, tem o seu ponto final transferido para o Jardim América.
Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha 47 (Tiradentes – Jardim América) via rua Cintra é renumerada, ganhando a vista 341 (Tiradentes – Jardim América).
Rua Cardoso de Morais, Bonsucesso, em dezembro de 1964
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Foto - Linha 341 (Tiradentes-Jardim América) em 1967
A empresa foi extinta em 1968, por não atender a exigência de frota mínima de 60 carros, quando explorava sua única linha de ônibus, a 341 (Tiradentes – Jardim América), logo assumida pela Amigos Leopoldinenses.
Prefixo da Frota: 23 500
REFERÊNCIAS:
Ônibus parara: cidade sem transportes. Última Hora. Rio de Janeiro. 26 maio 1959. p.2.
Transportes coletivos na ZN serão redistribuídos. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 18 maio 1960. p.5.
Alterações em contratos de firmas coletivas. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 20 agosto 1960. Segundo Caderno. p.3.
Popular Auto Ônibus Ltda. Assembleia Geral Extraordinária. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 27 março 1967. Segundo Caderno. p.6.
Página lançada em primeiro de janeiro de 2018.
Comentários