Madureira Auto Ônibus Ltda.
1961 - 1965
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada no início da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1961, assume a linha 80 (Candelária – Madureira) via Parada de Lucas, até então explorada pela Transportes América, com o seguinte itinerário: Praça Pio X, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Bandeiras (atual Avenida Brasil), Mundaú, Bulhões Marcial, Lucas Rodrigues, rua Cordovil, Estrada Água Grande, Praça Honório Gurgel, Monsenhor Félix, Largo Vaz Lobo, Ministro Edgard Romero e Estação de Madureira.
Linha 80 (Candelária - Madureira). Coleção Edegar Rios Lopes
Em janeiro de 1962, junto com a Viação Cisiotar, foi autorizada pela Comissão de Transportes Coletivos para explorar o serviço especial de ônibus entre Cascadura e a Barra da Tijuca, nos finais de semana.
Em 1963, inaugura a linha de ônibus 348 (Largo de São Francisco - Vaz Lobo), via Irajá, substituindo a linha de lotação Candelária - Vaz Lobo.
Em 1963, inaugura a linha de ônibus 348 (Largo de São Francisco - Vaz Lobo), via Irajá, substituindo a linha de lotação Candelária - Vaz Lobo.
A linha 348 tinha o seguinte itinerário: Praça Pio X, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Brasil, rua Saracá, Anamá, Bulhões Marcial, Lucas Rodrigues, rua Cordovil, Estrada Água Grande, Praça Honório Gurgel, Avenida Monsenhor Félix e Teixeira da Costa.
Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a Linha 80 (Candelária – Madureira), foi renumerada, ganhando a vista 357 (Candelária – Madureira).
Linha 348 (São Francisco - Vaz Lobo), via Parada de Lucas e Irajá, na Via Dutra em 1964
Foto Augusto Antonio dos Santos
A Madureira Auto Ônibus encerrou suas operações em 1965. A linha 357 (São Francisco – Madureira) foi logo assumida pela Viação Santa Eulália e a 348 (São Francisco - Vaz Lobo) foi extinta junto com a empresa.
Prefixo da Frota: 24 500
Notas:
Segundo Hamilton Correa, a Madureira Auto Ônibus tinha garagem na Estrada do Portela, 222, posteriormente ocupada pela Transportes Choupal e depois pela Viação Estrela de Prata. O endereço foi alterado para rua Soares Caldeira, 39, onde hoje funciona o Madureira Shopping.
REFERÊNCIAS:
Colhido por ônibus na Avenida Brasil. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 24 novembro 1960. p.7.
Passageira agredida por um trocador da Linha 122. O Jornal. Rio de Janeiro. 26 abril 1961. p.2.
Apoio do sindicato ao oficial. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 24 agosto 1962. p.1.
Serviço especial de lotação para a Barra. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 25 janeiro 1962. p.2.
Linhas cassadas voltam a circular mas sujeitas às empresas regulares. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1962.
Roleta paulista continua a provocar desastres em Cordovil. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 03 dezembro 1964. Segunda Seção. p.6.
Acidente. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 23 dezembro 1964. p.7.
24 Horas na 29ª DP. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 24 dezembro 1964. p.6.
Fala o povo. Última Hora. Rio de Janeiro. 18 janeiro 1965. p.2.
Abuso de empresa de ônibus prejudica usuários da 357. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 08 abril 1966. p.5.
Mais um desastre de ônibus na avenida Brasil com 11 vítimas. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 25 junho 1967. p.14.
Página lançada em 11 de dezembro de 2018.
Comentários