Translitorânea Turística Ltda.
2010 – 2015
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em junho de 2010 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios Alvaro Rodrigues Lopes e Gabriel Garofalo Lopes, para participar da licitação do novo sistema de ônibus municipal da cidade do Rio de Janeiro, realizada no mesmo ano.
A empresa inicia suas operações com 16 linhas da extinta Transportes Amigos Unidos, que encerrou suas operações em outubro de 2010:
158 - Central - Gávea, circular
169 - Praça Mauá - São Conrado, via Linha Amarela, antiga variante da 177
176 - Central - São Conrado
186 - Central - São Conrado, via Túnel Santa Bárbara, antiga variante da 176
308 - Central - Barra da Tijuca, via Copacabana / Américas
314 - Central - Recreio dos Bandeirantes, via Copacabana / Américas
315 - Central - Recreio dos Bandeirantes, via Linha Amarela
521 - São Conrado - Botafogo, via Copacabana, circular
522 - São Conrado - Botafogo, via Jockey, circular
523 - Alvorada - Leme, via Copacabana, circular
524 - Barra da Tijuca - Botafogo, via Humaitá, circular
546 - São Conrado - Leblon, via Estrada da Gávea, circular
590 - Copacabana - Leme, circular
591 - São Conrado - Leme, via Copacabana, circular
592 - São Conrado - Leme, via Rocinha, circular
593 - Leme - São Conrado, via Rocinha, circular
Ônibus de Piso baixo
A Translitorânea foi uma das primeiras empresas a operar ônibus de piso baixo na cidade do Rio de Janeiro.
Em agosto de 2011, o grupo Breda Rio já tinha recebido 100 unidades, de uma encomenda de 200, do novo modelo de ônibus de piso baixo com chassi Scania K-230 4x2 e carroceria Neobus Mega BRS, para operação nos novos corredores de faixas exclusivas da cidade.
Os primeiros carros entraram em operação em julho de 2011, em caráter experimental, no novo corredor de faixa exclusiva Ataulfo de Paiva – Visconde de Pirajá, em 3 linhas da Translitorânea.
Carro em exposição na Transpublico em 2011
Os novos ônibus, tinham 12,5 metros de comprimento, capacidade para 82 passageiros, sendo 35 sentados, câmbio automático, suspensão pneumática e motor traseiro. Cada carro custava cerca de 380 mil reais.
Linha 315 (Central - Recreio) via Linha Amarela em 20/10/2012
Carro modelo Neobus Mega BRS Scania K230
Linha 308 (Central - Alvorada) em 08/10/2011.
Carro Mascarello Gran Midi VW 17230 EOD
Em 5 de julho de 2013, a Translitorânea, em dificuldades financeiras, perdeu a concessão de 6 linhas de ônibus por não cumprir a tabela de horários estipulada pela Secretaria de Transportes:
521 - São Conrado - Botafogo, via Copacabana
522 - São Conrado - Botafogo, via Jockey
546 - Rocinha - Leblon
591 - Leme - São Conrado
592 - Rocinha - Leme
593 - Leme - São Conrado, via Rocinha
O serviço das linhas, que já era precário, deteriorou-se ainda mais em 15 de abril de 2013 com a proibição da circulação de vans na Zona Sul, que superlotou os ônibus municipais.
As seis linhas foram assumidas por outras empresas do Consórcio Intersul. Pela primeira vez, desde a licitação de 2010, uma empresa tem suas linhas cassadas.
Em setembro de 2013, a Translitorânea transfere à Rio Rotas 20 ônibus de piso baixo modelo San Marino Neobus Mega BRS/ Scania K-230 UB, sem ar-condicionado, para operação na Zona Oeste.
Em 19 de dezembro de 2013, em crise financeira, sem recursos para a compra de combustível e pagamento dos funcionários, a Translitorânea encerra suas operações nas seguintes linhas:
158 - Central - Gávea
176 - Central - São Conrado
186 - Centra - São Conrado, via Santa Bárbara
523 - Alvorada - Leme, via Copacabana
524 - Botafogo - Barra da Tijuca, via Humaitá
Garagem em dezembro de 2013
Em 4 de outubro de 2014, a linha 308 (Central-Alvorada) foi extinta, sendo substituída pela nova linha 314 (Central - Alvorada), com mesmo itinerário.
A Translitorânea encerrou definitivamente suas operações em 10 de abril de 2015, quando explorava as seguintes linhas:
314 - Central - Recreio, via Copacabana
315 - Central - Recreio, via Linha Amarela
501 - Barra - Gávea
502 - Recreio - Gávea
Na prática somente a linha 314 era operada. A linha 315 era explorada com poucos carros e as linhas 501 e 502 estavam inoperantes.
A linha 314 passou a ser operada em pool pelas empresas Litoral, Tijuca, Três Amigos e Redentor e a 315 pelo pool Real e Litoral.
Prefixos da frota
A 21 000
C 21 000
Modelo Neobus Mega BRS sobre chassi Scania K 230 IB
CNPJ: 12.082.984/0001-86
REFERÊNCIAS:
MAGALHÃES, Luiz Ernesto; BERTA, Ruben. Cassadas seis linhas de ônibus na Zona Sul. O Globo. Rio de Janeiro. 05 julho 2013.
Viação Translitorânea deixa de operar nesta quinta por falta de recursos. O Globo. Rio de Janeiro 19 dezembro 2013.
Página lançada em 20 de outubro de 2018
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