Rezende


Augusto Vaz de Rezende (Lotações) 
Auto Viação Rezende Ltda. 
Transportes Santa Eulália S.A.

1949 - 1968

Histórico

Empresa de transporte coletivo municipal fundada em 1949 pelo motorista Augusto Vaz de Rezende, sendo autorizada a funcionar pela Prefeitura do Distrito Federal, em março de 1950. 

Em novembro de 1952, explorava a linha de lotação Meyer - Penha, com 8 carros de 20 passageiros, com ponto final na rua Santa Fé, no Meyer. Entre 1954 e 1955 a linha é prolongada até a Praça Sáenz Peña. 

Por volta de 1956, a empresa muda sua razão social para Viação Rezende Ltda. e inaugura a operação dos primeiros ônibus na linha S-22 (Sáenz Peña - Penha), substituindo a Viação São Paulo que explorou a linha durante alguns meses.

Em junho de 1958, com 25 carros, explorava sua única linha de ônibus, a S-22 (Sáenz Peña – Penha). Em 1959 a linha foi prolongada até a Praça do Carmo e no ano seguinte até Vaz Lobo.


Linha S-22 (Sáenz Peña-Vaz Lobo) na Estrada do Timbó, Higienópolis, em agosto de 1960
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã.


Paróquia Nossa Senhora do Carmo na Avenida Vicente de Carvalho por volta de 1960


Em 8 de março de 1962, o Governo do Estado da Guanabara cassa a concessão da Viação Rezende que explorava irregularmente sua única linha de ônibus, a S-22 (Sáenz Peña - Vaz Lobovia Engenho de Dentro e Penha. Dos 22 veículos da Empresa apenas 7 estavam registrados no Departamento de Concessões, e os demais funcionando no regime de agregado, ou seja, com proprietários individuais.

Entre 1962 e 1963, com a nova razão social Transportes Santa Eulália S.A. assume a operação da Linha S-22. Em 1963, seguindo novo Plano de Transportes, a Linha S-22 é renumerada ganhando a vista 630 (Sáenz Peña - Vaz Lobo), sendo extinta em 1965.

Em 1964, inaugura as linhas 310 (Praça 15 - Vieira Fazenda) e 450 (Engenho Novo - Lagoa), ambas de curta duração. A linha 310 é repassada no ano seguinte pra Transportes Guanabarina e a 450 é extinta no mesmo ano.

Em 1965, assume a operação da Linha 357 (Largo de São Francisco - Madureira), até então explorada pela extinta Madureira Auto Ônibus, e inaugura a Linha 349 (Rocha Miranda-Praça XV).


Linha 349 (Praça 15 - Rocha Miranda) na Avenida Alfred Agache, em julho de 1966
Na frente um carro da Viação Forte
Foto Augusto Antonio dos Santos. 

Ponto final da Praça 15 em 1965. Carro carroceira Bons Amigos ano 1962 sobre chassi Mercedes Benz LP-321. Foto Augusto Antonio dos Santos. 


A Empresa foi extinta em 1967, quando explorava as linhas 349 (Praça 15 - Rocha Miranda) e 357 (São Francisco - Madureira), ambas repassadas à Viação Forte.









Prefixo da Frota: 41 500, década de 1960

Sedes/Garagens

Rua Conde Azambuja, 851, Maria da Graça
Estrada do Portela, 477, Oswaldo Cruz, depois vendida à Viação Caju.


REFERÊNCIAS:

Despachos do Prefeito. O Jornal. Rio de Janeiro. 04 março 1950. Segunda Secção. p.3.

Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.

Com o aumento das tarifas deverá terminar hoje a greve dos ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 17 outubro 1956. p.12.

Viação Rezende Ltda. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 fevereiro 1958. Segundo Caderno. p.3.

Concessão da linha S-22 cassada ontem. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 09 março 1962. p.10.

Ônibus fêz duas vítimas em Vila Isabel. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 19 abril 1964. p.6.

Acidente. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro 23 dezembro 1964. p.7.

Exploradores mandam brasa na GB. Última Hora. Rio de Janeiro. 14 janeiro 1965. p.2.

Abuso de emprêsa de ônibus prejudica usuários da 357. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 08 abril 1966. p.5.

Viação Forte S.A. - Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. 27 abril 1967. p.23.

Trânsito inicia folha sêca para melhorar Zona Sul. Correio da Manhã.  17 agosto 1967. p.3.

Viação Forte S.A. - Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1968. p.17.

Garagem assaltada durante madrugada. Luta Democrática. Rio de Janeiro.  16 setembro 1971. p.7.

Página lançada em 16 de outubro de 2018.

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