Viação Moderna Ltda.
1956 - 1962
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 12 de janeiro de 1956 na cidade do Rio de Janeiro por Mario Felix.
Em 2 de maio de 1957, foi autorizada pela Prefeitura do Distrito Federal, através de Departamento de Concessões, a operar sua primeira linha de ônibus, a 74 (Cascadura - Lapa), com o seguinte itinerário: Nerval de Gouveia, Elias da Silva, Assis Carneiro, Clarimundo de Melo, Amaro Cavalcanti, Adolfo Bergamini, Dias da Cruz, 24 de Maio, Barão de Bom Retiro, José do Patrocinio, Barão de Bom Retiro, Barão de Mesquita, Uruguai, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Machado Coelho, Presidente Vargas, Uruguaiana, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Teixeira de Freitas, rua do Passeio. Volta: rua do Passeio, Rua Santa Luzia, Graça Aranha, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Machado Coelho, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, Rua Uruguai, Barão de Mesquita, Barão de Bom Retiro, 24 de Maio, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Avenida Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Melo, Assis Carneiro, Elias da Silva, Garcia Pires, Nerval de Gouveia, Clarimundo de Melo, Padre Telêmaco e Ernani Cardoso.
Substituindo a Viação Universal, extinta por insolvência financeira. Em setembro de 1958, a linha tinha frota de13 carros.
Em 26 de abril de 1962, a empresa foi transformada em sociedade anônima, com os seguintes sócios:
Albino Silva, brasileiro
Antero Ferreira Morgado, português
Antônio de Barros Filho, brasileiro
Antônio Reinaldo Fernandes Armada, português
Antônio Rodrigues, português
Antônio Oliveira da Costa, português
Aristides Nogueira Florido, português
Artur Freitas, português
Aurea de Oliveira e Silva, brasileira
Gilberto Dantas Ferreira, português
Issa Boulos Bou Dib, libanês
João Esteves, português
Joaquim da Silva, português
Joaquim Rodrigues Ferreira Lopes, português
José Alves da Silva Pardal, português
José Medeiros, brasileiro
José de Souza Galvão, português
Lincoln da Silva, brasileiro
Manuel Nogueira Florido, português
Sabino Rodrigues dos Santos, brasileiro
No mesmo dia foram admitidos 4 novos sócios:
Emílio Gonçalves Rodrigues, português
José Amorim de Barros, português
Alberto Martins Pereira, português
Manoel Antônio Domingues, português
A partir de 1958, a única linha da empresa, a 74 (Cascadura-Lapa), passou a ser explorada de forma irregular, em virtude do Inquérito dos Lotações. A linha manteve frota autorizada de 15 carros até a licença da empresa ser cassada em 1962.
Prefixo da frota: 35 500
Garagem: rua Nerval de Gouvêia, 193, Quintino Bocaiuva
REFERÊNCIAS:
SOARES, Luiz Ribeiro. Departamento Nacional da Indústria e Comércio. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 27 janeiro 1956. p.12.
Termo de Obrigações. Diário Oficial da União. 08 setembro 1956. Seção 2, p.36.
Mais de mil ônibus saíram do tráfego. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 04 junho 1958. p.13.
Ônibus e lotações na mira das autoridades. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 09 setembro 1958. p.8.
Novas linhas de ônibus ou lotações só através de concorrência pública. Última Hora. Rio de Janeiro. 10 setembro 1958. p.13.
A Redistribuição Racional dos Transportes Coletivos na Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro. Revista Municipal de Engenharia. Janeiro-Junho 1960. p.43.
Moderna quer garantir a Linha 74. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 05 abril 1961. p.12.
Apreendidos 74 ônibus e lotações. Última Hora. Rio de Janeiro. 23 março 1962. p.2.
Viação Moderna Ltda. Certidão. Diário Oficial do Estado da Guanabara. Parte I. 17 Maio 1962. p.12525.
Página lançada em 11 de outubro de 2018
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