ETAL


Emprêsa de Transportes Alvorada Ltda.
Emprêsa de Transportes e Auto - Lotação Lins Vasconcelos 
Empresa de Transportes Auto Ônibus Ltda. - ETAL

1950 – 1969

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada no início da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro por Mario Pinheiro Pires, ex-mecânico da empresa Independência Auto Ônibus. 

Inicia suas operações na linha de lotação Mauá - Lins de Vasconcellos.

Em novembro de 1952, com frota de 42 carros de 16 e 19 passageiros explorava as linhas de lotação Praça Mauá – Lins de Vasconcellos e Praça Paris – Lins de Vasconcellos.

Em janeiro 1953 a sociedade é reorganizada. Sua razão social é alterada de Emprêsa de Transportes Alvorada Ltda para Empresa de Transportes Auto Lotações Lins Vasconcellos e sua frota passa de 42 para 50 lotações.

Lotação Metropolitana


Em fevereiro de 1954, com frota de 40 carros, a empresa explorava as linhas de lotação Lins - Praça Paris e Lins - Praça Mauá, ambas com ponto final na rua Aquidabã, no Lins. 

Em setembro de 1954, inaugura sua primeira linha de ônibus, a 86 (Engenho Novo – Lapa), via Jacaré, com 10 carros. Entre 1955 e 1956 a linha foi prolongada até a Urca.


Garagem da rua Barão do Bom Retiro em 1954


Linhas em julho de 1955

86 (Engenho Novo – Lapa), com 15 ônibus
Lins de Vasconcellos – Praça Paris (Lotação), 19 carros
Lins de Vasconcellos – Praça Mauá (Lotação), 16 carros

Linhas em junho de 1956

86 (Engenho de Novo – Urca), ônibus  
Lotação (Lins  - Praça Paris)  

Em 12 de julho de 1956, inaugura sua segunda linha de ônibus, a 106 (Lins – Urca), suspensa pela empresa Independência Auto Ônibus.

Em outubro de 1956, explorava duas linhas de ônibus: 86 (Engenho de Dentro-Urca) e 106 (Lins -Urca), e a linha de lotações Lins – Praça Paris, com 16 carros.

Em 24 de dezembro de 1956, inaugura os 2 primeiros ônibus papa-fila, de uma encomenda da 10, na linha 106 (Lins – Urca), a primeira linha de ônibus com reboque da cidade. Cada veículo tinha capacidade para 150 passageiros, sendo 63 sentados e 87 em pé.


Inauguração dos papa-fila em dezembro de 1956 na linha 106 (Lins - Urca)


Em 1958  é extinta a Linha 86 (Engenho Novo – Urca), concorrente da Linha 106 (Lins - Urca). A Linha 86 cobria o seguinte itinerário: rua General Belegarde, Barão do Bom Retiro, José do Patrocínio, Visconde Santa Isabel, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Presidente Vargas, Uruguaiana, Largo da Carioca, Bitencourt da Silva, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pasteur, Ramon Franco, Marechal Cantuária, João Luís Alves, Cândido Gaffrée.

Em junho de 1958, com 30 ônibus, incluindo os papa-filas, explorava sua única linha, a 106 (Lins – Urca). Os papa-filas foram desativados no mesmo ano, em função do alto custo de manutenção e da concorrência dos lotações, mais rápidos.

Foto - Linha 106 (Lins-Urca) na rua Dona Romana em 1961

Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a Linha 106 (Lins – Urca) é renumerada, ganhando a vista 442 (Lins – Urca).



Linha 442 (Lins - Urca) na avenida Pasteur em 1965, na altura do viaduto Carlota Joaquina
Foto Augusto Antonio Dos Santos

Acidente no bairro de Lins e Vasconcellos na década de 1960
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Em meados de 1965, inaugura a Linha  127 (Bairro de Fátima - Urca), com parte da frota da linha 442, sendo extinta em pouco tempo.


Carro Carbrasa sobre chassi Mercedes-Benz do Brasil LP 321 ano 1962 
na linha 442 (Lins-Urca) em 1966


Viaduto dos Fuzileiros em dezembro de 1967. Carro Cirb 4º Centenário ano 1965 na linha 442 (Lins-Urca). Fatos e Fotos, 16/12/1967. Amplia.
 
A ETAL foi é extinta em 1968, quando explorava sua única linha de ônibus, a 442 (Lins – Urca), logo assumida pela Viação Méier.



Prefixos da Frota: 20 500

Sede: rua Barão do Bom Retiro, 1.115



REFERÊNCIAS:

Juntas de conciliação e julgamento. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 31 maio 1951. p.5.

A camioneta foi sobre o muro. A Noite. Rio de Janeiro.  18 junho 1951. p.5.

Seu Nicolino. Última Hora. Rio de Janeiro. 27 junho 1952. p.2.

Mais de 2.200 camionetas aumentam.  A Manhã. Rio de Janeiro.  25 novembro 1952. p.8.

Departamento Nacional de Indústria e Comércio. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 10 janeiro 1953. p.8.

80% dos lotações da zona norte paralisados. O Globo.  Rio de Janeiro. 23 fevereiro 1954. p.6.

Mais uma linha. O Jornal. Rio de Janeiro. 09 setembro 1954. p.8.

Atropelado pelo ônibus 8-35-07. Diário Carioca. Rio de Janeiro.  21 dezembro 1954. p.8.

NEVES, José Maria. Os proprietários de ônibus e lotações desistiram de dar à publicidade seus relatórios. O Jornal. Rio de Janeiro. 09 janeiro 1955. p.8.

Solução do transporte na política dos ágios. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 07 março 1955. p.2.

Uma organização que honra o subúrbio de Piedade. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 08 junho 1955. p.8.

Obteve a concessão para negociá-la. O Jornal. Rio de Janeiro. 09 julho 1955. p.8.

Volta a circular o 106. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 13 julho 1956. p.10.

Com o aumento das tarifas deverá terminar hoje a greve dos ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 17 outubro 1956. p.12.

As empresas de ônibus estão nadando em dinheiro. Última Hora. Rio de Janeiro. 19 julho 1956. Segundo Caderno. p.11.

A Viação Etal. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 11 dezembro 1956. p.10.

Situação da Greve em cada uma das emprêsas de ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 junho 1958. p.7.

Ônibus e lotações de sete emprêsas ainda paralisados pela greve.  O Jornal. Rio de Janeiro. 12 janeiro 1963. p.10.

A linha é boa mas a CTC é melhor. O Globo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1965. p.19.

Página lançada em 31 de outubro de 2018.

Comentários

Emilson França disse…
Sensacional!
Desconhecia seu primeiro nome ALVORADA. Vou atualizar meus registros.