Viação Oeste Ocidental Ltda.
1994 - 2010
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em abril de 1994 na cidade do Rio de Janeiro, a partir de cisão da Viação Oriental.
Inicia suas operações com as seguintes linhas:
301 - Praça 15 - Deodoro
389 - Tiradentes - Vila Aliança
396 - Tiradentes - Bairro Jabour
397 - Tiradentes - Campo Grande
689 - Méier - Campo Grande
784 - Marechal Hermes - Vila Kennedy
811 - Bangu - Vila Kennedy
812 - Bangu - Guandu
813 - Bangu - Catiri
817 - Campo Grande - Fazenda Botafogo, parcial da linha 397
819 - Bangu - Jardim Bangu
Em 1999, assume as seguintes linhas da Viação Santa Sofia:
857 - Campo Grande - Sete de Abril
858 - Campo Grande - Santa Cruz, via Cesário de Melo
859 - Campo Grande - Base Aérea de Santa Cruz
860 - Pedra de Guaratiba - Conjunto Manguariba
861 - Reta do Rio Grande - Cesarão
862 - Urucânia - Conjunto João XXIII
863 - Conjunto São Fernando - Cesarão
881 - Campo Grande - Vilar Carioca
886 - Santa Cruz - Jesuítas
892 - Santa Cruz - São Benedito
Em novembro de 2000, contava com 216 ônibus e 23 linhas.
Em 2002, com o fim da Transportes Mosa, assume as linhas:
340 - Praça 15 - Vila Kosmos, via rua Uranos
345 - Praça 15 - Vila Kosmos, via Avenida Meriti
346 - Praça 15 - Vila da Penha
Em 2005, iniciou suas operações no serviço de integração trem-ônibus, com as linhas 811 (Bangu - Vila Kennedy) e 819 (Bangu - Jardim Bangu). Com uma passagem de 2 reais o passageiro poderia usar até três conduções, ou seja, um ônibus alimentador no bairro, uma viagem de trem da Supervia e uma linha de ônibus circular no Centro.
Em junho de 2008, a Secretaria de Transportes Municipal autorizou o novo layout externo a ser aplicado em ônibus urbano tipo I convencional e micromaster urbano sem ar-condicionado da empresa.
Em 5 de maio de 2009, por determinação da Justiça, a empresa foi obrigada a melhorar o serviço das linhas 340, 345, 346 e 689 (Campo Grande - Meyer), em função do péssimo estado de conservação dos veículos. No mesmo mês parte das linhas foram reforçadas com veículos de outras empresas.
Em 24 de setembro de 2009, a Justiça determinou o fechamento da garagem. A empresa contava com 262 carros e 25 linhas.
No dia anterior já havia sido decretada a prisão do empresário Norberto Rocha por ter desrespeitado a decisão da justiça de retirar a frota da linha 397 (Tiradentes - Campo Grande) de circulação.
TVBrasil, Notícias do Rio, publicado no Youtube em 02/10/2009
A empresa encerrou suas operações em outubro de 2010, com as seguintes linhas:
301 - Praça 15 - Deodoro, em pool com as empresas Vila Real e Campo Grande
340 - Vila Kosmos - Praça 15, circular
345 - Praça 15 - Vila Kosmos, circular, via Lucas
346 - Vila Kosmos - Praça 15
389 - Vila Aliança - Tiradentes, circular, via Senador Camará
396 - Bairro Jabour - Passeio, circular, via Castelo
397 - Campo Grande - Tiradentes (Rápido), via Bangu
689 - Meyer - Campo Grande
784 - Marechal Hermes - Villa Kennedy
811 - Vila Kennedy - Bangu, circular
812 - Bangu - Carobinha
817 - Campo Grande - Fazenda Botafogo, via Bangu
819 - Jardim Bangu - Bangu, circular
857 - Campo Grande - Jardim 7 de Abril
858 - Campo Grande - Santa Cruz, via Paciência
859 - Campo Grande - Base Aérea de Santa Cruz
861 - Reta do Rio Grande - Conjunto Cesarão, via Felipe Cardoso
862 - Urucânia - João XXIII, via Conjunto Reta do Guandu
863 - Conjunto São Fernando - Cesarão
881 - Vila Carioca - Campo Grande, circular
886 - Santa Cruz - Jesuítas
892 - Santa Cruz - São Benedito, circular, via Matadouro
Prefixo da Frota: 43 000
Garagem: Avenida Santa Cruz, 11120, Senador Vasconcelos
REFERÊNCIAS:
Garagem da Viação Oeste Ocidental é fechada por determinação da Justiça. O Globo. Rio de Janeiro. 24 abril 2009.
Empresa obrigada a melhorar seus ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 maio 2009. Cidade. p.A14.
DIAS, Marcelo. Justiça: Garagem da Ocidental ficará lacrada. O Globo. Rio de Janeiro. 26 setembro 2009. p.16.
Viação Oeste Ocidental. Mobilidade Fluminense. Acesso em 11 abril 2022.
Página lançada em 2 de junho de 2018.
Comentários