Victoria


Empreza de Auto Omnibus Martins Jordão
Auto Viação Victoria Ltda.
Empresa Viação Vitória S.A.

1924 - 1950

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1924 na cidade do Rio de Janeiro, pelos sócios Manoel Martins e Jordão Patrício Corrêa, sendo autorizada a funcionar em 25 de julho de 1924.

Inicia suas operações na linha Praça Mauá - Leblon.

Em 29 de dezembro de 1926, a firma Martins Jordão & Companhia Limitada, composta pelos sócios Manoel Martins Jordão, Patrício Corrêa, Antonio Rossi e Giovanni Pini, assume o controle da empresa.

Em fevereiro de 1928, contava com frota de 6 ônibus.


Linha Praça Mauá - Leblon em 1926


Em setembro de 1930, inaugura a linha Palace Hotel - Jockey Club, com o seguinte itinerário: Palace Hotel, rua México, Pedro Lessa, Rio Branco, Beira Mar, Russel, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria, Largo dos Leões, rua Jardim Botânico até o Jockey Club.

Em 14 de outubro de 1930, é autorizada pela Prefeitura a implantar a linha de ônibus Conselho Municipal - Leblon, com o seguinte itinerário: Almirante Barroso (canto Avenida Rio Branco), Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria, Humaitá, Largo dos Leões, Jardim Botânico,  Praça Arthur Bernardes, Dias Ferreira, Visconde de Albuquerque, Vieira Souto, Henrique Dumont, Visconde de Pirajá com ponto final na esquina da Avenida Epitácio Pessoa. Volta pelo mesmo itinerário, seguindo pelas ruas Pedro Lessa, México, Almirante Barroso, com ponto final na esquina da Avenida Rio Branco. A linha tinha 3 seções:

1º - Almirante Barroso (Palace Hotel) - Largo dos Leões, 600 réis
2º - Largo dos Leões - Praça Arthur Bernardes, 400 réis
3º - Praça Arthur Bernardes ao Leblon, 200 réis


Linha Conselho Municipal - Leblon. O Cruzeiro, 01/08/1931

Diário Carioca, 04/07/1931


Em 13 de agosto de 1931, solicita à Prefeitura do Distrito Federal permissão para operar a linha Praça Mauá - Gávea, beneficiando os moradores do Jardim Botânico. A linha foi inaugurada em primeiro de setembro de 1931, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia do Flamengo, Marquês de Olinda, Bambina, São Clemente, Humaitá, Jardim Botânico, Marquês de São Vicente até a Olaria.

Em parceria com a Companhia Jardins da Gávea, proprietária do loteamento Jardins Gávea em São Conrado, a empresa já operava desde junho de 1931 uma linha extraordinária, gratuita, entre a Praça Mauá e São Conrado, via Avenida Niemeyer, com a vista Praça Mauá - Praia da Gávea. Em agosto de 1931 a vista da linha foi alterada para Praça Mauá - Avenida Niemeyer. A linha foi extinta em 1932.


O Jornal, 27/06/1931


Linhas em setembro de 1931

Palace Hotel - Jockey Club
Praça Mauá - Leblon, via Copacabana
Praça Mauá - Gávea, via Voluntários da Pátria

Em primeiro de outubro de 1931, inaugura a linha Praça Mauá - Laranjeiras, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, 2 de Dezembro, Largo do Machado e rua das Laranjeiras até a rua Rumania. A linha foi extinta em março de 1933, em função da concorrência da Viação Excelsior da Light.

Em janeiro de 1933, o sócio Manoel Martins adquire a quota do capital pertencente ao sócio Giovanni Pini.

Em 8 de setembro de 1933, foi autorizada pela Prefeitura a substituir a linha Praça Mauá - Gávea pela Praça Mauá - Jockey Club, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria, Largo dos Leões, Humaitá, Jardim Botânico até a Praça Santos Dumont. A linha tinha passagem direta de 800 réis e 5 seções:

1º - Praça Mauá - Mourisco, 600 réis 
2º - Mourisco - Largo dos  Leões, 200 réis
3º - Largo dos Leões - Jockey Club, 400 réis
4º - Praça Mauá - Palácio Monroe, 200 réis

Em 4 de fevereiro de 1935, renovando sua frota, a Viação Victoria inaugura a operação de 5 novos omnibus nas linhas Praça Mauá - Leblon e Praça Mauá - Jockey Club. A empresa contava com frota de 30 carros, que segundo o regulamento não poderia ser aumentada, apenas substituída.


Novos omnibus da linha Praça Mauá - Jockey Club em 1935

Diário Carioca, 05/02/1935

Diário da Noite, 20/02/1935

Linha Praça Mauá - Leblon
Diário de Notícias, 26/12/1935


Linhas em julho de 1936

Praça Mauá - Jockey Club, via Humaitá
Praça Mauá - Leblon, via Copacabana
Palace Hotel - Jockey Club, via Humaitá

No segundo semestre de 1936, a concessão das linhas Palace Hotel - Jockey Club e Praça Mauá - Jockey Club são transferidas para a Light, que passa a monopolizar o transporte coletivo no Jardim Botânico e na Gávea.

Em dezembro de 1936, inaugura a linha 5 (Mauá - Leme), extinta em primeiro de agosto de 1949.


Linha Praça Mauá - Leblon
A Noite. 26/04/1937


Em 3 de agosto de 1937, visando descongestionar a Avenida Rio Branco, os pontos finais no centro da cidade são transferidos para a rua México.

Em outubro de 1937, seguindo novo plano de transportes da Prefeitura, a linha Praça Mauá - Leblon é numerada, ganhando as vistas 6 (Praça Mauá - Leblon) via Rainha Elizabeth  e 7 (Praça Mauá - Leblon) via Francisco Otaviano. A Linha Praça Mauá - Leme recebe o número 5.  

Em primeiro de fevereiro de 1938, seguindo novo plano de transportes da Prefeitura para descongestionar a Avenida Rio Branco, é criada a linha 67 (Castelo-Leblon), auxiliar da linha  7 (Praça Mauá-Leblon) extinta no ano seguinte.


Linha 6 (Praça Mauá-Leblon) na Avenida Atlântica na altura do Lido

Em 26 de janeiro de 1939, é constituída a empresa Viação Vitória Limitada, após adquirir  o ativo da firma Martins Jordão Limitada, sua antecessora. 

Em 21 de março de 1939, a Viação Vitória inaugura o primeiro serviço de ônibus noturno da cidade, na linha 6 (Mauá - Leblon) com intervalos de 30 minutos.

Em junho de 1939 a empresa contava com 35 ônibus, transportando 895.842 passageiros no período de 26 de janeiro a 30 de junho.


Em 14/09/1939 a empresa apresenta seu novo modelo de omnibus 

Linha 6 (Praça Mauá - Leblon) 

O Malho, 27/07/1939


Em 12 de maio de 1942, visando desafogar a Avenida Rio Branco, a Prefeitura do Distrito Federal determina a transferência  dos pontos finais das linhas de ônibus da Zona Sul para a esplanada do Castelo e das linhas da Zona Norte para a Praça Mauá, Largo de Santa Rita e Praça Tiradentes. Para garantir o atendimento da Avenida Rio Branco foi criada a Linha Mauá-Monroe  com um veículo de cada empresa afetada, a saber: Viação Brasil, Empresa Brasileira de Ônibus, Viação Carioca, Viação Continental, Viação Cruz de Malta, Viação Cruzeiro do Sul, Viação Elite, Viação Estrella do Norte, Viação Glória, Independência Auto Ônibus, Limousine Federal, Empresa Ônibus de Luxo, Viação Popular, Viação São Jorge e Viação Vitória. A linha foi extinta em maio de 1947.

Com o novo plano de circulação o ponto final da linha 5 (Mauá-Leme) é transferido para o Castelo, na rua México. A Linha 6 (Praça Mauá-Leblon) é transformada na linha 66 (Castelo-Leblon), passando a fazer ponto final na rua México.


Linha Mauá-Monroe inaugurada em 12 de maio de 1942 em pool com mais 15 empresas
O Radical, 25/07/1943


Entre 1944  1948, a empresa foi transformada em sociedade anônima.


Garagem da rua Marquês de Abrantes, 178, em novembro de 1949
Foto Arquivo Nacional / Fundo Correio da Manhã


Em 1944, inaugura a linha S-81 (Leblon - São Conrado), quando São Conrado ainda era considerado subúrbio. No ano seguinte a linha foi renumerada para 103. Em 1946, seguindo novo plano de transportes, a linha foi novamente  renumerada ganhando a vista 65 (Leblon-São Conrado).

Em primeiro de outubro de 1944, a passagem direta das linhas Castelo-Leme e Castelo-Leblon são reajustadas respectivamente para Cr$ 0,90 e Cr$ 1,60.

Linhas em 1945

5 - Castelo - Leme
66 - Castelo - Leblon
67 - Castelo - Leblon
103 - Leblon - São Conrado

Em janeiro de 1946, a empresa contava com 45 ônibus, sendo apenas 25 em condições de circular, em função da dificuldade de importação de peças provocada pela guerra.

Em 26 de agosto de 1946, doze ônibus foram colocados em circulação na linha 66, sendo 8 de 37 lugares e 4 menores.

Em junho de 1947, a Linha 67 (Castelo - Leblon) foi prolongada até Praça da Bandeira, passando a ter o seguinte itinerário: Praça da Bandeira, Avenida Lauro Muller, Presidente Vargas, Primeiro de Março, Misericórdia, Erasmo Braga, Graça Aranha, Presidente Wilson, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pasteur, Venceslau Brás, Tunnel Novo, Prado Junior, Atlântica, Francisco Sá, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá, Ataulfo de Paiva até o ponto final. A linha foi extinta em meados de 1948, junto com a linha 66 (Castelo-Leblon).

Em 17 de dezembro de 1948, a Viação Victoria inaugura a linha 126 (Olaria - Praça General Osório) com o seguinte itinerário: Praça Progresso (Olaria), Angélica Mota, Leopoldina Rego, Cardoso Moraes, Praça das Nações, Avenida Paris, Avenida Brasil, Francisco Bicalho, Presidente Vargas, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria, Real Grandeza, Tunnel Alaor Prata, Siqueira Campos, Nossa Senhora de Copacabana, Francisco Sá, Gomes Carneiro, Praça General Osório. Volta pelo mesmo itinerário, seguindo pelas ruas Teixeira de Freitas, Passeio, Praça Floriano, 13 de Maio, Uruguaiana e Presidente Vargas. A linha tinha 3 seções:

Olaria - Lapa, 2 cruzeiros
Estrada de Ferro - Mourisco, 1 cruzeiro
Mourisco - General Osório, 1 cruzeiro

Em pouco tempo a linha foi prolongada até o Leblon. 

Em 1948 foi inaugurada a linha 70 (Estrada de Ferro - Leblon).


Correio da Manhã, 19/03/1950


Linhas em Novembro de 1950

65 - Leblon - São Conrado
70 - Castelo - Leblon
126 - Olaria - Leblon

A Viação Victoria encerrou suas atividades em 1950, ao ser adquirida pela empresa Copanorte.


Linhas da Viação Victoria


Frota

1928          6
1935        30
1939        35
1940        35
1941        35

Garagens

Prudente de Moraes, 297, Ipanema
Rua Itapiru, 173, a partir de 1934
Rua Marquês de Abrantes, 178, Flamengo, ao lado do Sanatório São Geraldo


REFERÊNCIAS:

Junta Commercial. Contractos. O Jornal. Rio de Janeiro. 27 Julho 1926. p.10.

Termo de Cessão e Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 31 dezembro 1926. p.18.

Os Omnibus e o Problema da Locomoção. Quantas emprezas possuímos e quantos carros em movimento. O Imparcial. Rio de Janeiro. 17 fevereiro 1928. p.1.

Prefeitura. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 setembro 1930. p.12.

Aviso ao Publico. A nova linha de omnibus da Viação Victoria. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 28 setembro 1930. p.8.

Avisos e Declarações. Aviso ao Público. O Jornal. Rio de Janeiro. 30 agosto 1931. p.8.

Inspectoria de Concessões. Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 07 outubro 1930. p.19.

À Praça. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 29 janeiro 1933. p.28.

Omnibus para Laranjeiras e Cosme Velho. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 24 março 1933. p.3.

Inspectoria de Concessões. Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 10 setembro 1933. p.32.

Grandes Melhoramentos nos Serviços de Transporte da Cidade. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 05 fevereiro 1935. p.12.

A findar uma demolição. A Batalha. Rio de Janeiro. 03 março 1934. p.8.

News in English. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 02 julho 1936. p.12.

Horarios de Onibus para Botafogo e Gávea. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 09 março 1937. p.6.

Retirada da Avenida os primeiros Omnibus. O Imparcial. Rio de Janeiro. 03 agosto 1937. p.7.

Já estão circulando os omnibus nocturnos. A Batalha. Rio de Janeiro. 22 março 1939. p.6.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Serão retirados, hoje da Avenida, os ônibus. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 12 maio 1942. p.1.

Linhas de ônibus diretas. A Noite. Rio de Janeiro. 23 setembro 1944. p.6.

Que venham as peças ou acabaremos sem ônibus. A Noite. Rio de Janeiro. 10 janeiro 1946. p.10.

12 ônibus para o Leblon aumenta a frota da linha 66. A Noite. Rio de Janeiro. 26 agosto 1946. p.6.

A comissão dos acordos de Washington estuda o assunto. A Noite. Rio de Janeiro. 14 maio 1947. p.3.

Por que desapareceu a Linha 1. A Noite. Rio de Janeiro. 14 maio 1947. p.3.

Nova linha de ônibus da Praça da Bandeira ao Leblon. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 06 junho 1947. p.5.

Aviso Público Viação Vitoria. Jornal dos Sports. Rio de Janeiro. 17 dezembro 1948. p.2.

Com a Prefeitura e a Viação Oriental. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 23 agosto 1949. p.2.

Aumentado o preço da passagem do ônibus Castelo - Leblon. A Manhã. Rio de Janeiro. 21 novembro 1950. p.1.

Comentários

Pedro Garcia disse…
Quais eram as cores da empresa?