1958 - 1972
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1958 na cidade do Rio de Janeiro.
Inicia suas operações em 1959 na linha S-35 (Cascadura - Vila Taquara), substituindo a Viação Taquara.
Segundo o Guia Rex de 1959, a linha S-35 tinha o seguinte itinerário: Estação de Cascadura, Ernani Cardoso, Largo do Campinho, Cândido Benício, Largo do Tanque, Nelson Cardoso, Praça da Taquara e Estrada dos Bandeirantes até a Vila Taquara. Por volta de 1962 a linha prolongada até o Hospital de Curicica.
Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha S-35 (Cascadura - Vila Taquara) foi renumerada recebendo a vista 736 (Cascadura - Curicica).
No mesmo ano, a Viação Ocidental inicia suas operações na linha de ônibus 717 (Cascadura - Taquara), até então explorada por lotações individuais. Ao longo do ano a frota de lotações foi substituída pelos ônibus da empresa.
A linha 717 (Cascadura - Taquara) tinha o seguinte itinerário: Estação de Cascadura, Ernani Cardoso, Largo do Campinho, Cândido Benício, Praça Barão da Taquara (Praça Seca), Cândido Benício, Largo do Tanque, Nelson Cardoso até o ponto final na Praça da Taquara.
Em 20 de janeiro de 1967, o Bureau de Transportes Coletivos (BTC) cassa as linhas 240 (Carioca - Taquara) e 241 (Mauá - Taquara) da Transporte Boa Esperança, transferindo as concessões à Viação Ocidental.
Como a Viação Ocidental não contava com frota adequada, as duas linhas foram operadas em caráter emergencial pela Viação Redentor. Em poucas semanas a Viação Ocidental retomou a operação das linhas.
Também em 1967 a linha 717 (Cascadura - Taquara) foi suprimida, em função da inauguração da linha de ônibus elétrico E-18 (Cascadura - Taquara) da CTC.
No mesmo ano era anunciada a venda de dois ônibus com chassi Mercedes Benz LP-321, um com carroceria Cermava 1960 e outro com carroceria Metropolitana 1961.
Estrada Grajaú - Jacarepaguá em maio de 1967
Foto Arquivo Nacional
Em 1968 a Viação Ocidental assume a linha 258 (Cascadura-Lapa), até então explorada pela Viação Arcoense.
Enquanto a linha 736 (Cascadura - Curicica) foi transferida à Transportes Choupal.
Em novembro de 1971, a linha 240 (Carioca - Taquara) foi prolongada até a Cidade de Deus.
Linha 241 (Mauá - Taquara) na rua Acre em 1969
Linha 241 (Mauá - Taquara), num acidente na Avenida Maracanã em 1971
Foto - Estrada Grajaú - Jacarepaguá em maio de 1972
A empresa encerrou suas operações em dezembro de 1972. Suas linhas foram transferidas à Viação Redentor:
240 - Carioca - Cidade de Deus
241 - Mauá - Taquara
258 - Cascadura - Lapa
Prefixo da Frota: 47 000
Garagens
Estrada dos Bandeirantes, 1557, Jacarepaguá
Rua Garcia Pires, 4, Quintino Bocaiuva
REFERÊNCIAS:
Viação Ocidental Ltda. Diário Oficial da União. 05 agosto 1958. Seção 1. p.32.
Ônibus. Revista Guia Rex 1959. p.25.
Empresa de ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 janeiro 1961. Quinto Caderno. Classificados. p.3.
Linha 241 desserve Jacarepaguá. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. Segundo Caderno. 31 janeiro 1967.
Linha 258: Anarquia máxima. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 01 julho 1969. p.6.
Reclamam contra motoristas da Linha 258 Lapa-Cascadura. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 02 julho 1969. Segunda Seção. p.6.
Roubado ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 04 julho 1972. p.2.
Ônibus uma vergonha. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 14 fevereiro 1973. p.5.
Página lançada em 23 de abril 2018.
Comentários