Viação Marta S.A.
1962 – 1968
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte realizada em 25 de abril de 1962, com frota inicial de 10 lotações, cada um com capacidade para 20 passageiros.
O capital social da empresa, de 10 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 10 lotações usados, cada um avaliado em 1 milhão de cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais:
Silvio Ceccopieri
Nelson Javarys
Americo Rezende dos Santos
Antonio Rezende dos Santos
Francisco Arnaldo Batista Bello de Andrade
Moacir Alves dos Santos
João Evaristo Fernandes Alves
Manoel Antonio
José de Oliveira Milhomens
Nelson da Rocha
Proprietários dos seguintes lotações:
Placa 52 459, marca Mercedes Benz
motor nº OM 321 919 0406 092
Placa 50 386, marca Mercedes Benz
motor nº OM 312 915 MBB 0203 599
Placa 40 459, marca Mercedes Benz
motor nº OM 312 915 4500 7272
Placa 57 649, marca Mercedes Benz
motor nº OM 312 915 0796 552
Placa 51 142, marca Mercedes Benz
motor nº OM 312 915 4500 824
Placa 46 528, marca Mercedes Benz
motor nº OM 321 919 A 0507 425
Placa 52 459, marca Mercedes Benz
motor nº OM 321 919 0406 092
Placa 55 744, marca Mercedes Benz
motor nº OM 312 915 0205 587
Placa 41 697, marca Mercedes Benz
motor nº OM 312 915 0300 320
Placa 49 924, marca Mercedes Benz
motor nº 312 915 3509 573
Placa 45 534, marca Mercedes Benz
motor nº 312 910 07817
Lotação de proprietário individual da linha Cordovil - Praça 15,
rua Itabira, Braz de Pina em abril de 1956
Foto Arquivo Nacional Fundo Correio da Manhã
Em agosto de 1963, a empresa assume a linha de lotação Cordovil-Praça 15, até então explorada por uma cooperativa, transferida para a linha Irajá-Praça 15.
Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha de lotação Cordovil-Praça 15 foi numerada, ganhando a vista 336 (Praça 15 - Cordovil).
Em setembro de 1964, foi autorizada pela Comissão Estadual de Contrôle dos Serviços Concedidos, ex-Departamento de Concessões, a substituir seus lotações por ônibus.
Pesquisa e arte final Eduadro Ferreira
Segundo o Guia Rex, em abril de 1965 a linha 336 (Praça 15-Cordovil) tinha o seguinte itinerário: Praça 15, Alfred Agache, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Rio de Janeiro, Avenida Brasil, Avenida Paris, Guilherme Maxwell, Nova York, Praça das Nações, Cardoso de Morais, Leopoldina Rêgo, Nicarágua, Santiago, Apiaí, Lobo Junior, Delfina Enes, Cacilda Rodrigues, Piriá, Avenida Arapogi, Viaduto de Braz de Pina, Bento Cardoso, Itabira, Bulhões Marcial, Major Conrado, Barão de Melgaço e Avenida Meriti até a rua Cordovil.
Linha 336 (Praça 15 - Cordovil) em 1965. Carro 5003 Ciferal Urbano sobre chassi Mercedes-Benz do Brasil LP-321ano 1960. Foto Augusto Antonio dos Santos
Em 1965, assume a operação de sua segunda linha de ônibus, a 343 (Vista Alegre-São Francisco), até então explorada pela Guanabara Auto Ônibus, com o seguinte itinerário: rua Ramalho Ortigão, Largo São Francisco de Paula, Andradas, Buenos Aires, Campo de Sant´Anna (lado Igreja de São Jorge), Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Rio de Janeiro, Avenida Brasil, Avenida Paris, Guilherme Maxwell, Nova York, Praça das Nações, Cardoso de Morais, Leopoldina Rêgo, Nicarágua, Santiago, Apiaí, Lobo Junior, Delfina Enes, Viaduto João XXIII, Bento Cardoso, Itabira, Estrada do Quitungo, Praça Rubey Wanderley, Avenida Braz de Pina, Santa Luz e rua Ponta Porã.
Acervo Sydney Junior
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Em janeiro de 1967, a empresa modificou os pontos finais de suas linhas, a linha 336 (Cordovil-Praça 15) passa a fazer ponto final em Vista Alegre, enquanto a 343 (Vista Alegre-Largo de São Francisco) tem o seu ponto final transferido para a Praça Projetada, no antigo ponto final da linha 336 em Cordovil.
Com a modificação a linha 343 deixou de atender o bairro de Cordovil.
A empresa encerrou suas operações em 1968, sendo seu acervo incorporado à Viação Elite, com suas duas linhas:
336 - Praça 15 - Vista Alegre
343 - São Francisco - Cordovil
Prefixo da frota: 56 000
REFERÊNCIAS:
Viação Marta Sociedade Anônima. Ata da Assembleia Geral de Constituição Definitiva. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 03 julho 1962. Parte I. p.15625.
Público que se dane. Última Hora. Rio de Janeiro. 02 agosto 1963. p.8.
Transportes Coletivos III. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 19 agosto 1964. Segunda Seção. p.6.
Coisas que aborrecem. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 19 julho 1964. Segunda Seção. p.8.
Lotações. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 23 setembro 1964. p.8.
Gente sem ônibus. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 27 maio 1966. Segundo Caderno. p.9.
Empresa de ônibus não funciona. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 01 abril 1967. Segundo Caderno. p.8.
Cordovil sem condução. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 25 dezembro 1968. Terceiro Caderno. p.3.
Página lançada em 8 de abril de 2018.
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