Informação ao Usuário

QR Code nas estações do BRT permite que passageiros rastreiem ônibus e saibam tempo de chegada

03/04/2023 - G1

Por Lucas Madureira, RJ1

Sistema já está em operação em todas as estações dos corredores Transcarioca e Transolímpica. Na Transoeste, funciona no trecho entre as estações Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada.

Os passageiros do BRT poderão saber quanto tempo falta para o ônibus chegar por meio de um QR Code nas estações. A proposta, que começou a funcionar nesta segunda-feira (3), é facilitar a vida de quem usa os articulados.

“É só você pegar o seu celular, abrir a sua câmera. Você aponta para o QR Code, que vai te mandar para o site mobilidade.rio. O QR Code em cada estação já identifica onde você está. Aí, é só você escolher o sentido da sua viagem e ele vai te mostrar em quanto tempo o ônibus vai chegar”, afirmou Maína Celidônio, secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro.

Mesmo quem não tiver internet no telefone consegue acessar o sistema, já que as estações disponibilizam rede wi-fi liberada. O usuário do sistema também pode monitorar a localização dos ônibus de casa, por meio do site mobilidade.rio.

O sistema está em operação em todas as estações dos corredores Transcarioca e Transolímpica. Já no corredor Transoeste, a Secretaria Municipal de Transportes informou que, por enquanto, o novo sistema está funcionando apenas no trecho entre as estações Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada.

A tecnologia é uma alternativa aos monitores que chegaram a ser instalados nas estações no início do funcionamento do serviço. Segundo a prefeitura, com o sistema de placas adesivas, a manutenção é mais barata e inibe a ação de vândalos.

“Eu pego quase todo dia, não estava sabendo disso, mas eu acho que facilita, pois a gente não pega só uma condução, são três conduções. Então, você saber o horário, vê que horas vai chegar, se já tem ônibus e BRT”, afirmou a técnica de enfermagem Monique Helen Bispo da Silva.

Passageiros poderão saber localização dos ônibus do BRT por meio de QR Codes nas estações
Foto Reprodução/ TV Globo


Link da Matéria, com vídeo



Comentários