Linhas da CTC


428 (Malvino Reis - Lopes Quintas)

Inaugurada em 18 de junho de 1964, substituindo parcialmente a linha 428 (Vila Isabel-Jardim de Alá) da Viação Nacional, extinta em março de 1964.

Foi inaugurada com o seguinte itinerário: Praça Malvino Reis, Barão do Bom Retiro, Barão de Mesquita, Uruguai, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Machado Coelho, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Marquês de Olinda, Bambina, São Clemente, rua Humaitá, Jardim Botânico, Lopes Quintas e rua Corcovado. Volta: rua Corcovado, Von Martius, Pacheco Leão, Jardim Botânico, rua Humaitá, Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rui Barbosa, Praia do Flamengo, Beira Mar, Calógeras, Graça Aranha, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Machado Coelho, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, Uruguai, Barão de Mesquita, José Vicente, Teodoro da Silva, Barão do Bom Retiro e Praça Malvino Reis. Com tarifa direta de Cr$ 90 e uma seção de Cr$ 50 entre a Praça Malvino Reis e o Passeio Público.

Em setembro de 1964, com a inauguração da linha 224 (Grajaú-Castelo) da CTC o itinerário da linha 428 (Malvino Reis-Lopes Quintas) foi alterado, passando a seguir direto pelas ruas do Estácio, Frei Caneca e Riachuelo.


Ponto final da Praça Malvino Reis em 1964


Em 21 de novembro de 1964, a linha 428 foi encurtada para o trecho Centro-Grajaú recebendo a vista 223 (Carioca-Malvino Reis).

Em abril de 1965, segundo o Guia Rex, a linha 223 (Carioca-Malvino Reis) tinha o seguinte itinerário: Largo da Carioca (Tabuleiro da Bahiana), 13 de Maio, Praça Floriano, Luís de Vasconcelos, Beira Mar, Teixeira de Freitas, Largo da Lapa, Mem de Sá, Frei Caneca, Salvador de Sá, Estácio de Sá, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, Uruguai, Maxwell, Gomes Braga, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro e Praça Malvino Reis. Volta: Praça Malvino Reis, Gurupi, Engenheiro Richard, Barão do Bom Retiro, Barão de Mesquita, Uruguai, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Estácio de Sá, Frei Caneca, Riachuelo, Largo dos Pracinhas, Visconde de Maranguape, Largo da Lapa, rua do Passeio, Senador Dantas e Largo da Lapa.


Praça Malvino Reis. Jornal do Brasil, 11/10/1966, p.5


Em 1968, a linha tinha o seguinte itinerário: Largo da Carioca, 13 de Maio, Praça Floriano, Luís de Vasconcelos, Teixeira de Freitas, Arcos, Resende, Mem de Sá, Salvador de Sá. Haddock Lobo, Conde de Bonfim, Uruguai, Barão de Mesquita, Largo de Verdun. Barão do Bom Retiro até o ponto final na Praça Malvino Reis.

A linha 223 foi extinta por volta de 1980.


REFERÊNCIAS:

Mais seis linhas de ônibus na Zona Norte. Última Hora. Rio de Janeiro. 18 junho 1964. p.3.

Comentários