Independência

Independência Auto Ônibus
1927 - 1929

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1927 na cidade do Rio de Janeiro pela firma N.Guerrera. 

Distinta da empresa Independência Auto Ônibus que funcionou entre 1930 e 1956.

Em 25 de novembro de 1927, foi autorizada pela Prefeitura do Distrito Federal a operar a linha de ônibus Praça 7 de Março - Palácio Monroe, junto com a empresa Ypiranga que operava a mesmo linha desde junho de 1927.

A linha, com passagem direta de 1$000 réis, tinha o seguinte itinerário: Praça 7 de Março (atual Praça Barão de Drummond), Avenida 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Boulevard São Christõvão (Avenida Lauro Muller), Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzébio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o Palácio Monroe. A linha tinha as seguintes seções:

1º - Praça 7 de Março - Rua Affonso Penna, 400 réis
2º - Rua Affonso Penna - Rua Camerino, 400 réis
3º - Rua Camerino - Palácio Monroe, 200 réis

Em 15 de março de 1929, com frota de 6 ônibus, a empresa foi adquirida pela The Rio de Janeiro Tramway,  Light & Power Co. Ltd., que operava a Viação Excelsior.

Garagem: rua Gonzaga Bastos, 412, Villa Isabel


REFERÊNCIAS:

Junta Commercial. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 19 abril 1927. p.12.

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 21 junho 1927. p.18.

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 novembro 1927.

Auto Ônibus, Legislação, Autorizações. Companhia de Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro Ltda. Rio de Janeiro. Outubro 1940. p.59.







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