Armação dos Búzios


História da cidade


O pioneiro nome de batismo português da península foi ponta dos búzios, devido a presença de numerosas conchas de moluscos gastrópodes em suas praias. Com a construção da Armação das Baleias de Búzios, o estabelecimento comercial, passa a topônimo substituto do original, incorporando o vocábulo composto Armação dos Búzios. Estas conchas eram utilizadas como adorno e como buzina, nos tempos primitivos anunciavam os combates e, até o ano de 1965, ainda podiam ser ouvido o som das buzinas, dos vendedores de peixe, anunciando a mercadoria fresca pelas ruas da península.

A precária presença portuguesa em Búzios favoreceu a estadia episódica de embarcações francesas e inglesas no porto da península. O ancoradouro fronteiro à Ilha do Caboclo, serviu como apoio terrestre as longas viagens transoceânicas, base naval de pirataria contra a navegação portuguesa e espanhola, e tráfico de pau-brasil que se fazia com a ajuda de jesuítas e índios catequizados.

Durante a década de 1950, a praia da Armação foi o sítio preferencial das primeiras residências de veraneio, visto que algumas famílias da burguesia brasileira e francesa – atraídas pela geografia paradisíaca, exuberância da caça submarina e proximidade relativa da cidade do Rio de Janeiro -, herdaram ou compraram e reformaram os antigos imóveis senhoriais da enseada portuária. A praia de Manguinhos foi o sítio preferencial das primeiras construções de veraneio, levantadas no precursor loteamento de Luis Reis e Jackon Sampaio.

No entanto, a transformação do povoado começou em 1964, com a temporada de férias da atriz Brigitte Bardot e seu namorado brasileiro. A presença em Búzios da mais famosa estrela do cinema francês foi noticiada exaustivamente pelos meios de comunicação nacionais e internacionais, dando impulso definitivo àquele que seria considerado um dos balneários mais charmosos do mundo, que passa a ser frequentado, especialmente por franceses e argentino.

À época, os buzianos entenderam que a superação do grave momento histórico favorecia a luta radical pelo desenvolvimento sócio-econômico sustentável sem a intermediação cabofriense. Empolgados com o processo libertário cabista, começaram a fazer proselitismo em busca da emancipação política-administrativa do 3º distrito.

O governo de 1989-1992 ultrapassou qualquer previsão pessimista. O movimento emancipacionista então renasceu e passou a ser financiado por Umberto Modiano, dono da Marina Porto Búzios e do Hotel Nas Rocas. Logo diversas lideranças comunitárias e políticas de Armação dos Búzios reuniram as assinaturas necessárias para iniciar o processo de libertação distrital na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

O ano de 1992 revelava-se decisivo para a pretensão libertária do 3º distrito. Todos, esperavam que o novo prefeito eleito cumprisse a promessa de campanha: aguardar o fim da ação no Supremo Tribunal Federal e, caso a sentença fosse desfavorável aos impetrantes, no outro dia.

Em 1995, as administrações cabofriense e fluminense, respectivamente, representadas pelo prefeito José Bonifácio e pelo deputado Alair Corrêa – em nome do governador Marcelo Alencar e como líder situacionista na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, marcou-se a data do plebiscito para os eleitores buzianos decidirem a questão separatista. No dia decisivo, os cidadãos compareceram de forma ordeira e maciça às urnas, consagrando o “sim” que emancipava Armação dos Búzios de Cabo Frio e depois festejando a noite inteira. Desde então, a confraternização comunitária cedeu lugar à articulação política até a escolha do prefeito, vice-prefeito e vereadores do novo município brasileiro.

População estimada 2021 (IBGE):  30.060

Transporte Coletivo

Em outubro de 2021, o sistema de transporte coletivo municipal era explorado por duas cooperativas de transporte alternativo, Cooperbúzios e Coopergeribá, que exploravam as seguintes linhas de vans:

Centro - Baía Formosa
Centro - José Gonçalves
Centro - São José
Centro - Cem Braças (via Tucuns) 
Centro - Vila Verde 
Centro - Rasa


Coopergeribá em março de 2019. Divulgação


O município também era servido por 12 linhas de ônibus intermunicipais da Auto Viação Salineira, todas com tarifa de R$ 5,70:

B152 - Arraial do Cabo - Búzios
B160 - Cabo Frio - Búzios
B165 - Cabo Frio - Búzios, via Estrada Nova
B185 - Cabo Frio - Búzios, via Ferradura
B190 - Cabo Frio - Búzios, via Ponta do Ambrósio
B195 - São Pedro d´Aldeia - Búzios, via Botafogo
434 - Arraial do Cabo - Búzios, via Ponta do Ambrósio
B450 - Campos Redondo - Búzios
B500 - Cabo Frio - Rasa, via Baía Formosa
B501 - Cabo Frio - Rasa, via Marinas
B505 - Búzios - Santo Antônio, via Rasa
B525 - Jardim Esperança - Búzios, via João Fernandes


Linha B160 (Cabo Frio - Armação dos Búzios) via Jardim Esperança em 16/01/2016. Carro RJ 111.002 Marcopolo Torino 2014 sobre chassi Mercedes-Benz OF 1721 Bluetec 5


REFERÊNCIAS:

Linhas e Horários. Salineira. Disponível em https://www.salineira.com.br/linhas-e-horarios. Acesso em 02 novembro 2021.




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