Rio Ita


Rio Ita Ltda.
Desde 1954

Institucional
Página oficial em 06/03/2021

Nossa História

A Rio Ita nasceu na cidade de Miracema, pelas mãos de empresários da região, e seu nome é uma derivação da sua primeira concessão, a linha Rio de Janeiro x Itaperuna. Durante três décadas, se desenvolveu ligando diversas cidades do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Itaocara) até a capital fluminense e a cidade de Niterói, desenvolvendo sua operação com ônibus rodoviários.

No final dos anos 70 e início dos anos 80, a empresa começou a mudar o perfil de suas operações. Com a entrada de novos sócios, as linhas da região Noroeste foram negociadas e a empresa passou a operar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Região dos Lagos, iniciando uma nova era em sua trajetória de sucesso.

Com a operação no transporte coletivo Urbano, a Rio Ita cresceu em ritmo acelerado ao longo da década de 80 e se tornou uma das principais empresas do setor. Incorporou novas linhas, pulou de 170 para mais de 600 ônibus, e construiu a sua principal Unidade de Negócio as margens da BR-101, em Itaúna-São Gonçalo (RJ).

Mas sua trajetória também foi de lutas e dificuldades. No final dos anos 90, houve grande mudança no modelo de transporte de passageiros no Estado do Rio, o que exigiu esforço e aperfeiçoamento das empresas da região. Sempre consciente do seu papel na mobilidade urbana das cidades e na vida das pessoas, a Rio Ita encarou o desafio e passou por um período de reestruturação importante, aperfeiçoando seus métodos de gestão em busca de maior eficiência e qualidade.

Investindo na capacitação de sua equipe, na implantação de políticas de responsabilidade socioambiental e na melhoria dos controles e do atendimento ao cliente, nos anos 2000, a Rio Ita implantou seu Sistema de Gestão da Qualidade e suas três unidades foram certificadas na ISO 9001 (Rio Bonito (2012), São Gonçalo/BR-101 (2014) e Itaboraí (2015)).

Consciente da evolução constante do mercado e das novas exigências em Governança Corporativa, recentemente, a Rio Ita lançou seu Código de Ética , dando mais transparência, ética e integridade aos seus negócios e aderiu ao Pacto Global Anticorrupção.

Em 2010 era necessário adotar novas tecnologias: GPS, planejamento inteligente, validadores com digital e reconhecimento facial e monitoramento online de linhas e eventos externos. Para isso, a Rio Ita deu novos e importantes passos: inaugurou o seu Centro de Controle de Operações, uma das mais modernas estruturas montadas por uma empresa de ônibus no Rio de Janeiro, investiu na renovação da frota, pesquisa de satisfação e de demanda e ampliou a oferta de veículos climatizados.

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, fundada em 1954 na cidade de Miracema (RJ), pelos seguintes sócios:

Waldemar Campelo Torres
José Ferreira da Silva Lima
Altamiro Jorge Soares
Marcelino Tostes Neto
Hamilton de Abreu Leite
Oswaldo Cardoso Lima

Inicia suas operações, com frota de micro-ônibus, explorando a linha intermunicipal Itaperuna - Rio de Janeiro, com ponto final no Rio de Janeiro na Estação Rodoviária Mariano Procópio, na Praça Mauá.

Linhas em março de 1958

Rio de Janeiro - Itaperuna
Rio de Janeiro - Miracema
Rio de Janeiro - São Fidélis

Linhas em fevereiro de 1964

Rio de Janeiro - Itaperuna
Rio de Janeiro - Miracema
Rio de Janeiro - São Fidélis


O Globo, 24/06/1965, p.13


Linhas em março de 1967

Rio de Janeiro - Itaperuna, via Miracema
Rio de Janeiro - Itaperuna, via Muriaé
Rio de Janeiro - Miracema 
Niterói - Miracema


O Jornal, 03/01/1970
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Linhas intermunicipais em fevereiro de 1977

Rodoviário

Niterói - Miracema, via Venda das Pedras
Niterói - São Fidélis, via Nova Friburgo
Niterói - Macuco
Niterói - Cambuci
Itaperuna - Nova Friburgo
Itaperuna - Santo Antônio de Pádua, via Aré
Nova Friburgo - São Fidélis, via Portela
Campos - Nova Friburgo
Campos - Miracema

Semi-urbano

Nova Friburgo  - Jamapará
Itaperuna - Santo Antônio de Pádua, via Miracema
Usina Santa Rosa - Trevo
São Fidélis - Campos
São Fidélis - Cambuci


O Fluminense, 06/02/1981


Linhas intermunicipais em outubro de 1981

Rodoviário

Nova Friburgo - Itaperuna
Itaperuna - Santo Antônio de Pádua, via Ubá
Itaperuna - Santo Antônio de Pádua, via Aré
São Fidélis - Nova Friburgo, via Portela
Nova Friburgo - Campos, via São Fidélis
Campos - Miracema

Semi-urbano

Niterói - Marambaia, via Alcântara
Niterói - Apolo III, via Santa Luzia
Niterói - Santa Luzia
Niterói - Jardim Catarina, via Tribobó
Niterói - Alcântara, via Tribobó
Alcântara - São Cristóvão
Alcântara - Penha
São Francisco - Penha
Nova Friburgo - Jamapará, via Carmo
Carmo - Jamapará
Itaperuna - Santo Antônio de Pádua, via Miracema
Usina Santa Rosa - Trevo
São Fidélis - Campos, via Ernesto Machado
São Fidélis - Cambuci
São Fidélis - São João do Paraíso, via Barro Branco
São Fidélis - Cambuci, via Usina Pureza

Entre 1981 e 1982, inaugura a linha Niterói - Tribobó.


Linha Niterói - Alcântara em julho de 1982


Em 1983, o Grupo Rio Ita adquire a empresa Expresso Rio de Janeiro Ltda.


Linhas intermunicipais da Rio Ita em setembro de 1984
Fonte DTC


Em julho de 1987, a Rio Ita inaugura a linha Niterói - Venda das Pedras via rodovia Niterói-Manilha com 15 ônibus novos tipo Padron Alvorada.


O Fluminense, 18/12/1987


Em 7 de junho de 1991, a empresa coloca em operação, em caráter definitivo, o primeiro ônibus articulado do Estado do Rio de Janeiro, na linha Praça XV - Venda das Pedras. Até então só a CTC tinha operado ônibus articulados, em curtos períodos, em caráter experimental. A Rio Ita adquiriu dois ônibus articulados, cada um no valor de Cr$ 75 milhões.


Primeiros ônibus articulados adquiridos em 1991

O Globo, 08/06/1991


Em 2019, a empresa contava com frota de 425 ônibus, 49 linhas e 1.770 funcionários, atendendo os municípios de São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Tanguá, Saquarema e Araruama, transportando cerca de 150 mil passageiros por dia.

Em 8 de junho de 2023, a pedido do prefeito de Maricá, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) autorizou a empresa a operar a nova linha Maricá - Itaboraí, inaugurada em julho de 2023.


Linha 413M (Niterói - Venda das Pedras) em 02/03/2021


Sede: Rio Bonito, RJ

CNPJ: 29.853.942/0010-95



REFERÊNCIAS:

Ônibus. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 13 abril 1955. p.4.

Registro do Comércio. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 20 fevereiro 1958. Segundo caderno, p.2.

Rio Ita Ltda. O Jornal. Rio de Janeiro. 31 março 1967. Segundo caderno, p.6.

Em vigor os novos tempos mínimos nas viagens. O Globo. Rio de Janeiro. 18 fevereiro 1977.

Ônibus intermunicipais têm aumento de 15%. O Fluminense. Niterói. 17 outubro 1981. p.10.

Rio de Janeiro. Correio Braziliense. Brasília. 27 setembro 1988. p.13.

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