Rio Ita Ltda.
Desde 1954
Institucional
Página oficial em 06/03/2021
Nossa História
A Rio Ita nasceu na cidade de Miracema, pelas mãos de empresários da região, e seu nome é uma derivação da sua primeira concessão, a linha Rio de Janeiro x Itaperuna. Durante três décadas, se desenvolveu ligando diversas cidades do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Itaocara) até a capital fluminense e a cidade de Niterói, desenvolvendo sua operação com ônibus rodoviários.
No final dos anos 70 e início dos anos 80, a empresa começou a mudar o perfil de suas operações. Com a entrada de novos sócios, as linhas da região Noroeste foram negociadas e a empresa passou a operar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Região dos Lagos, iniciando uma nova era em sua trajetória de sucesso.
Com a operação no transporte coletivo Urbano, a Rio Ita cresceu em ritmo acelerado ao longo da década de 80 e se tornou uma das principais empresas do setor. Incorporou novas linhas, pulou de 170 para mais de 600 ônibus, e construiu a sua principal Unidade de Negócio as margens da BR-101, em Itaúna-São Gonçalo (RJ).
Mas sua trajetória também foi de lutas e dificuldades. No final dos anos 90, houve grande mudança no modelo de transporte de passageiros no Estado do Rio, o que exigiu esforço e aperfeiçoamento das empresas da região. Sempre consciente do seu papel na mobilidade urbana das cidades e na vida das pessoas, a Rio Ita encarou o desafio e passou por um período de reestruturação importante, aperfeiçoando seus métodos de gestão em busca de maior eficiência e qualidade.
Investindo na capacitação de sua equipe, na implantação de políticas de responsabilidade socioambiental e na melhoria dos controles e do atendimento ao cliente, nos anos 2000, a Rio Ita implantou seu Sistema de Gestão da Qualidade e suas três unidades foram certificadas na ISO 9001 (Rio Bonito (2012), São Gonçalo/BR-101 (2014) e Itaboraí (2015)).
Consciente da evolução constante do mercado e das novas exigências em Governança Corporativa, recentemente, a Rio Ita lançou seu Código de Ética , dando mais transparência, ética e integridade aos seus negócios e aderiu ao Pacto Global Anticorrupção.
Em 2010 era necessário adotar novas tecnologias: GPS, planejamento inteligente, validadores com digital e reconhecimento facial e monitoramento online de linhas e eventos externos. Para isso, a Rio Ita deu novos e importantes passos: inaugurou o seu Centro de Controle de Operações, uma das mais modernas estruturas montadas por uma empresa de ônibus no Rio de Janeiro, investiu na renovação da frota, pesquisa de satisfação e de demanda e ampliou a oferta de veículos climatizados.
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, fundada em 1954 na cidade de Miracema (RJ), pelos seguintes sócios:
Waldemar Campelo Torres
José Ferreira da Silva Lima
Altamiro Jorge Soares
Marcelino Tostes Neto
Marcelino Tostes Neto
Hamilton de Abreu Leite
Oswaldo Cardoso Lima
Inicia suas operações, com frota de micro-ônibus, explorando a linha intermunicipal Itaperuna - Rio de Janeiro, com ponto final no Rio de Janeiro na Estação Rodoviária Mariano Procópio, na Praça Mauá.
Linhas em março de 1958
Rio de Janeiro - Itaperuna
Rio de Janeiro - Miracema
Rio de Janeiro - São Fidélis
Linhas em fevereiro de 1964
Rio de Janeiro - Itaperuna
Rio de Janeiro - Miracema
Rio de Janeiro - São Fidélis
Linhas em março de 1967
Rio de Janeiro - Itaperuna, via Miracema
Rio de Janeiro - Itaperuna, via Muriaé
Rio de Janeiro - Miracema
Niterói - Miracema
Linhas intermunicipais em fevereiro de 1977
Rodoviário
Niterói - Miracema, via Venda das Pedras
Niterói - São Fidélis, via Nova Friburgo
Niterói - Macuco
Niterói - Cambuci
Itaperuna - Nova Friburgo
Itaperuna - Santo Antônio de Pádua, via Aré
Nova Friburgo - São Fidélis, via Portela
Campos - Nova Friburgo
Campos - Miracema
Semi-urbano
Nova Friburgo - Jamapará
Itaperuna - Santo Antônio de Pádua, via Miracema
Usina Santa Rosa - Trevo
São Fidélis - Campos
São Fidélis - Cambuci
O Fluminense, 06/02/1981
Linhas intermunicipais em outubro de 1981
Rodoviário
Nova Friburgo - Itaperuna
Itaperuna - Santo Antônio de Pádua, via Ubá
Itaperuna - Santo Antônio de Pádua, via Aré
São Fidélis - Nova Friburgo, via Portela
Nova Friburgo - Campos, via São Fidélis
Campos - Miracema
Semi-urbano
Niterói - Marambaia, via Alcântara
Niterói - Apolo III, via Santa Luzia
Niterói - Santa Luzia
Niterói - Jardim Catarina, via Tribobó
Niterói - Alcântara, via Tribobó
Alcântara - São Cristóvão
Alcântara - Penha
São Francisco - Penha
Nova Friburgo - Jamapará, via Carmo
Carmo - Jamapará
Itaperuna - Santo Antônio de Pádua, via Miracema
Usina Santa Rosa - Trevo
São Fidélis - Campos, via Ernesto Machado
São Fidélis - Cambuci
São Fidélis - São João do Paraíso, via Barro Branco
São Fidélis - Cambuci, via Usina Pureza
Entre 1981 e 1982, inaugura a linha Niterói - Tribobó.
Linha Niterói - Alcântara em julho de 1982
Em 1983, o Grupo Rio Ita adquire a empresa Expresso Rio de Janeiro Ltda.
Linhas intermunicipais da Rio Ita em setembro de 1984
Fonte DTC
Em julho de 1987, a Rio Ita inaugura a linha Niterói - Venda das Pedras via rodovia Niterói-Manilha com 15 ônibus novos tipo Padron Alvorada.
O Fluminense, 18/12/1987
Em 7 de junho de 1991, a empresa coloca em operação, em caráter definitivo, o primeiro ônibus articulado do Estado do Rio de Janeiro, na linha Praça XV - Venda das Pedras. Até então só a CTC tinha operado ônibus articulados, em curtos períodos, em caráter experimental. A Rio Ita adquiriu dois ônibus articulados, cada um no valor de Cr$ 75 milhões.
Em 2019, a empresa contava com frota de 425 ônibus, 49 linhas e 1.770 funcionários, atendendo os municípios de São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Tanguá, Saquarema e Araruama, transportando cerca de 150 mil passageiros por dia.
Em 8 de junho de 2023, a pedido do prefeito de Maricá, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) autorizou a empresa a operar a nova linha Maricá - Itaboraí, inaugurada em julho de 2023.
Linha 413M (Niterói - Venda das Pedras) em 02/03/2021
Sede: Rio Bonito, RJ
CNPJ: 29.853.942/0010-95
REFERÊNCIAS:
Ônibus. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 13 abril 1955. p.4.
Registro do Comércio. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 20 fevereiro 1958. Segundo caderno, p.2.
Rio Ita Ltda. O Jornal. Rio de Janeiro. 31 março 1967. Segundo caderno, p.6.
Em vigor os novos tempos mínimos nas viagens. O Globo. Rio de Janeiro. 18 fevereiro 1977.
Ônibus intermunicipais têm aumento de 15%. O Fluminense. Niterói. 17 outubro 1981. p.10.
Rio de Janeiro. Correio Braziliense. Brasília. 27 setembro 1988. p.13.
Comentários