quinta-feira, 3 de maio de 2018

Petrópolis


CRONOLOGIA 

No dia 23 de junho de 1861, é inaugurada a Estrada de Rodagem União e Indústria, entre Petrópolis e Juiz de Fora. Em virtude do contrato de 22 de abril de 1861, a conservação da Estrada Normal da Estrella passa a ser feita pela companhia União e Indústria, com renda arrecadada na barreira (pedágio) da companhia.

No dia 18 de outubro de 1910, inauguração da primeira linha de ônibus motorizado da cidade de  Petrópolis, entre o Centro e Cascatinha, pela  empresa Henrique Cunha & João Raeder Co.

Viagem inaugural com os proprietários e personalidades em frente à Prefeitura de Petrópolis.  Arquivo Museu Imperial


Em março de 1911, ainda em Petrópolis, é inaugurada uma linha de automóvel, marca Sauer, para  passageiros e carga, entre Petrópolis e o arrabalde de Pedro do Rio.

Em 1924, por iniciativa do Sr. Américo Costa, é criada a primeira empresa de ônibus urbano da cidade de Petrópolis, a Empresa Auto Transporte, que teve esse nome até 1933, quando passou a se chamar Autobus Limitada. Em junho de 1939 a empresa contava com 7 linhas e frota de 38 ônibus. 

No dia 8 de janeiro de 1927, é inaugurada a linha Petrópolis-Pedro do Rio, com ônibus Studebacker com capacidade para 25 passageiros sentados, com bancos de couro e molas nos chassis , via Estrada União Indústria e Itaipava. 

No dia 14 de agosto de 1951, o Prefeito promulga a deliberação da Câmara dos Vereadores que autorizava a abertura de concorrência para implantação do serviço de ônibus elétrico em Petrópolis.

Em junho de 1980, inauguração da rodovia Rio - Juiz de Fora, com 180 km de extensão, em pista dupla, entre o Bingen em Petrópolis e Barreira do Triunfo, no estado de Minas Gerais.

Em setembro de 1992, são inaugurados os terminais de integração de Correias e Itaipava, iniciando o Sistema de Transporte Integrado do Município de Petrópolis. 


REFERÊNCIAS:

"Petrópolis ônibus elétrico para a cidade". Diário de Notícias. 1951, agosto, 14. Primeira Seção, sexta página.


Marcelo Almirante
Página lançada em 3 de maio de 2018










Nenhum comentário:

Postar um comentário