Macaense


Rápido Macaense Ltda.
Desde 1956

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, fundada em 24 de janeiro de 1956, na cidade de Macaé, Rio de Janeiro.

Inicia sua operações, com frota de três ônibus Alfa Romeo, com 40 lugares cada, na linha Macaé – Niterói,  substituindo a Auto Viação 1001. 

Os primeiros ônibus foram apelidados de “camelo” em função de sua semelhança com os modelos Diplomata da Expresso Brasileiro.


A Noite, 02/08/1957


Em 1959, a Empresa adquire o primeiro ônibus monobloco Mercedes Benz O-321 HL rodoviário, o primeiro a ser entregue no Estado do Rio de Janeiro. 


Monobloco Mercedes Benz O-321 HL entregue em 1959

A Noite, 02/08/1959


No início da década de 1960 é solicitada a concessão da linha Macaé – Cabo Frio, a segunda linha da Empresa.

Na mesma época compra a empresa Macabuense, assumindo as linhas Conceição de Macabu – Niterói,  Conceição de Macabu – Macaé, e Conceição de Macabu – Trajano de Morais.  Nas mesma ocasião é solicitada permissão para exploração da linha Conceição de Macabu – Santa Maria Madalena. 

Em 28 de março de  1960, é inaugurada a linha Macáe – Casimiro de Abreu, com saída às 7h de Macaé e retorno às 16h de Casimiro.

Em 1963, ainda sem permissão, a empresa inaugura a linha Casimiro de Abreu – Niterói, via Macaé.

Em 1963, a partir de Niterói, explorava linhas para Macaé e São João da Barra.

Em outubro de 1973, são encomendados 15 novos ônibus.

Em 1974, é criada a linha interdistrital Casimiro de Abreu – Rio das Ostras.


Monobloco Mercedes Benz O-355 HL

Carro Nielson Diplomata


Em 1975, no dia 21 de março, é inaugurada a linha Macaé – Rio de Janeiro, via Ponte Rio Niterói, aberta ao tráfego no ano anterior.

Em 1975, adquire da Rápido São Cristóvão a linha Conceição de Macabu – Campos.

Em março de 1976, é inaugurada a linha interdistrital Silva Jardim – Aldeia Velha,  no município de Silva Jardim, com cerca de 35 Km de extensão.

Em 1977, a Macaense adquire a Gatorama, com frota de 5 ônibus, iniciando a operação de suas primeiras 4 linhas urbanas em Macaé:

Barra – Lagoa
Barra – Imbetiba
Arueira – Imbetiba
Arueira - Olaria

Também em 1977, a Viação Macaense adquire a Salineira. No dia 5 de outubro de 1978 é inaugurada a nova garagem de Cabo Frio, localizada na Avenida Central, no bairro de Flamboyant, abrigando também os carros da Viação Salineira. No entanto, já em 1979, o grupo é dividido.

Linhas Intermunicipais em setembro de 1977

Rodoviário

Rio de Janeiro - Macaé, via Ponte e Araruama
Niterói - Macaé, via BR-101
Niterói - Macaé, via RJ-106
Niterói - Conceição de Macabu, via BR-101
Niterói - Macaé, via BR-101 e Vila Verde
Macaé - Santa Maria Madalena, via Conceição de Macabu
Macaé - Cabo Frio

Semi-urbano

Rio Bonito - Macaé, via BR-101
Macaé - Conceição de Macabu
Macaé - Cabo Frio
Macaé - Arraial do Cabo
Macaé - Barra de São João
Conceição de Macabu - Trajano de Morais
Conceição de Macabu - Campos




A partir de 1978, com a chegada da Petrobrás em Macaé, aumenta o número de passageiros na empresa, nas linhas urbanas e intermunicipais.

Em março de 1979, são inauguradas mais três linhas urbanas em Macaé:

- Barra de Macaé – Praia dos Cavaleiros, via Mercado Municipal
- Aroeira – Praia dos Cavaleiros, via Teixeira de Gouvea
- Praia de Imbetiba – Posto Ceasa (Barra), via bairros Visconde e Miramar

Em dezembro de 1979, são entregues 12 novos ônibus Mercedes Benz, para operação nas linhas Macaé – Rio e Macaé – Niterói. 

Em 1979, a linha Macaé - Rio de Janeiro, com 205, 4 Km de extensão, com 14 carros, transportava uma média de 21.221 passageiros/mês, em 714 viagens. 

Em 1979,  a Macaense contava com frota de 59 ônibus. 




Em setembro de 1981, é anunciada para outubro do mesmo ano a inauguração da primeira linha interestadual da empresa, entre Macaé e São Paulo, que nunca foi inaugurada.

Em setembro de 1981, foram entregues mais 3 ônibus Rodoviários Mercedes-Benz.

Linhas intermunicipais em outubro de 1981

Rodoviário

Rio de Janeiro - Macaé, via Araruama
Niterói - Macaé, via Rocha Leão
Niterói - Macaé, via RJ-106
Niterói - Macaé, via BR-101 e Vila Verde
Niterói - Conceição de Macabu, via BR-101
Macaé - Santa Maria Madalena

Semi-urbano

Rio Bonito - Macaé, via BR-101
Macaé - Casimiro de Abreu
Macaé - Conceição de Macabu
Conceição de Macabu - Trajano de Morais
Conceição de Macabu - Triunfo
Conceição de Macabu - Campos


Nielson Diplomata


Em novembro de 1988, é inaugurada a linha Nova Holanda – Bairro da Glória, em Macaé.

Em 2001, a Empresa contava com 101 ônibus.





Linha Macaé - Cabo Frio


Em 2003, em dificuldades financeiras, a Macaense é vendida para o Grupo JCA. Em pouco tempo a tradicional cor verde da frota foi substituída pelo azul marinho.



Ciferal GLS Bus em fevereiro de 2005


No dia 11 de setembro de 2006, a Rápido Macaense coloca 11 novos ônibus com ar-condicionado na linha Macaé - Unamar, modelo Neobus Spectrum MBB OF-1722M sem ar-condicionado que operavam nas linhas municipais de Macaé.

Linhas operadas pela Rápido Macaense entre os município de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras:

B470 - Casimiro de Abreu - Rocha Leão (via Rio Dourado)
B480 - Casimiro de Abreu - Mar do Norte (Via Barra de São João)
B481 - Barra de São João - Mar do Norte (via Rio das Ostras)
B482 - Casimiro de Abreu - Fazenda Cantagalo (via Barra de São João)
B483 - Casimiro de Abreu - Mar do Norte (via Verão Vermelho)
B170 - Casimiro de Abreu - Rio das Ostras (via Rio Dourado)
B171 - Casimiro de Abreu - Rio das Ostras (via Palmital)
B172 - Casimiro de Abreu - Rio das Ostras (via Barra de São João)
B700 - Barra de São João - Nova Cidade (via Palmital)
B705 - Barra de São João - Costa azul (via Rio das Ostras)
B706 - Barra de São João - Mariléa (via Rio das Ostras)
B175 - Âncora – Parque dos Tubos (Centro de Cidadania, Mariléa) 
Sana – Casimiro de Abreu

Em novembro de 2009, a Rápido Macaense contava  com cerca de 2 mil funcionários e 216 ônibus, servindo 19 cidades.




Em março de 2024, a Macaense adotou novo laytou externo da frota, na cor cinza, padrão da Viação 1001.


Restabelecimento de linha e novo layout da empresa
Divulgação em 03 abril 2024


REFERÊNCIAS:

Nova Linha de Ônibus entre Casemiro de Abreu e Macaé. Última Hora. Rio de Janeiro. 26 março 1960. p.2.

Rápido Macaense. O Fluminense. Niterói. 28 outubro 1973. p.14.

Rápido Macaense cresce integrado ao progresso e aliado ao bem-estar. O Fluminense. Niterói. 15 março 1975. p.18.

Aldeia ganha adutora. O Fluminense. Niterói. 27 março 1976. p.21.

Em vigor novos tempos mínimos de viagens. O Globo. Rio de Janeiro. 18 fevereiro 1977. p.8.

Macaense atende pedido do Prefeito José Bonifácio. O Fluminense. Niterói. 19 agosto 1977. Edição Cabo Frio. p.2.

Conforto, segurança e pontualidade: os Objetivos da Macaense/Salineira. O Fluminense. Niterói. 06 outubro 1978. Edição Cabo Frio. p.3.

Novas Linhas Urbanas. O Fluminense. Niterói. 30 março 1979. Edição Cabo Frio. p.4.

Macaé terá Hotel de Luxo. O Fluminense. Niterói. 1979, novembro, 23. Edição Macaé. p.4.

O Rápido Macaense. O Fluminense. Niterói. 14 dezembro 1979. Edição Macaé. p.4.

Ônibus intermunicipais têm aumento de 15%. O Fluminense. Niterói. 17 outubro 1981. p.10.

Separadamente. O Fluminense. Niterói. 04 novembro 1988. Folha Macaense. p.6.

GOMES, Melissa. Informação Online. Novembro de 2009.

Página lançada em 27 de maio de 2018.

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