Avenida

Empreza Auto Avenida
1908 - 1915

Histórico

Em janeiro de 1908, antes da instalação da Exposição Nacional,  é inaugurada  da primeira linha de ônibus urbano motorizada do Brasil, por iniciativa do Sr. Octavio da Rocha Miranda, ligando o Passeio Público à Praça Mauá pela Avenida Central. Durante a Exposição Nacional, inaugurada no dia 28 de janeiro,  fazia viagens extraordinárias entre a Avenida Central e o local da exposição, na Praia Vermelha.

No dia 4 de  julho de 1908, a empresa Auto-Avenida, realiza uma viagem de experiência com auto-omnibus, para convidados,  entre a avenida Rio Branco e o Mourisco. A empresa dispunha de 6 veículos Lorraine-Dietrich  modelo de 1907. Os novos carros, com motor de 22 cavalos, tinham lotação para 14 passageiros, com assentos de palinha e couro, e iluminação elétrica. Em pouco tempo a empresa, para atender à crescente demanda, adquire mais 4 ônibus Berliet.

Ainda em 1908, a Empreza Auto Avenida inaugura sua segunda linha de omnibus,  entre a estação das Barcas, na Praça XV,  e a estação Dom Pedro II da Estrada de Ferro, passando pelos pontos terminais das linhas de bonde das zonas norte e sul, integrando todos os modais de transportes coletivos do centro da cidade.

Em fevereiro de 1909, nos dias de carnaval, os ônibus da Empreza Auto-Avenida deixam de circular na Avenida Central, no entanto circulavam da Avenida Beira-Mar até as ruas Payssandu e Guanabara, no bairro das Laranjeiras, transportando os convidados para o espetáculo de inauguração do Theatro Municipal.


Avenida Central, por volta de 1910


Detalhe de um auto-omnibus da Empreza Auto-Avenida


Auto-omnibus da Empreza Auto-Avenida na Avenida Rio Branco
na altura do Convento da Ajuda


No dia 21 de junho de 1911 é publicado, na Gazeta de Notícias, o novo estatuto da Empreza Auto Avenida ,aprovado na Assembleia Geral de 25 de maio de 1911

Avenida Central, por volta de 1910


No dia 26 de dezembro de 1911, a Empreza Auto-Avenida inaugura a linha  Avenida Central – Praia Vermelha, com ponto final na esquina Rua do Hospício, atual rua Buenos Aires. Trata-se da primeira linha de auto-omnibus a atender regularmente à Zona Sul.

No dia 9 de maio de 1912, a empresa Auto Avenida anuncia, num jornal de grande circulação,  a venda de 3 omnibus Sauer 35 HP 4 cilindros, em perfeito estado de conservação. Na mesma época inicia a operação dos novos ônibus encomendados à casa Schneider & C. do Havre, na França.


Rua da Princeza em 1912, atual rua Paissandu, com os novos omnibus 
Schneider na linha de "Larangeiras".

Rua Paissandu em 1912

Ônibus Schneider na Avenida Rio Branco

Praça Mauá por volta de 1912
Foto Marc Ferrez
Coleção IMS

Praça Mauá esquina com rua Acre
Foto Marc Ferrez
Coleção IMS


Uma matéria do jornal francês Figaro, de 22 de março de 1912,  anunciava que uma companhia de ônibus do Rio de Janero havia encomendado à Société Blériot cinco novas instalações elétricas destinadas à iluminação de seus ônibus de luxo, totalizando assim 15 ônibus da empresa dotados de tal dispositivo.

Em maio de 1912, a Empresa coloca a venda 3 omnibus Sauer de 35 HP e 4 cylindros, em perfeito estado de conservação.

No dia 16 de abril de 1913, a Empreza Auto-Avenida inaugura a primeira linha de auto-omnibus para o promissor bairro de Copacabana, com ponto final na Igrejinha (atual Forte de Copacabana). A linha percorria o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, General Severiano, Barão do Rio Bonito, da Passagem, Túnel Novo, Salvador Corrêa, Buarque, Barata Ribeiro, Nossa Senhora de Copacabana e Igrejinha.  A linha circulava das 8 da manhã até às 8 da noite, com intervalos de 30 minutos. A passagem inteira custava 600 réis, com seções no Largo da Glória, na Estátua do almirante Tamandaré, e no Túnel Novo. Uma seção custava 200 réis, duas seções 300 réis, e 3 seções 400 réis. O tempo de viagem era de 40 minutos. No mesmo dia a linha de Laranjeiras, da mesma empresa, passa a operar com intervalos de 10 minutos.

Também em abril de 1913, inaugura a linha Barcas - Muda da Tijuca, via Largo da Segunda-feira.

No final de 1913 a cidade contava com 27 ônibus em operação, todos da Empreza Auto Avenida.



Linha Barcas - Muda da Tijuca, por volta de 1914, na rua Conde de Bonfim, na altura do Largo da Segunda-Feira, Tijuca


A Noite, 22/05/1913


Jornal do Commercio, 06/09/1914

Carro nº 15

Praia de Botafogo por volta de 1914
Foto Gilberto Ferrez
Coleção IMS


No dia primeiro de janeiro de 1916, a Empreza Auto Avenida, a pioneira no transporte de auto-omnibus da cidade, suspende a operação de suas linhas, em função da alta do preço da gasolina provocada pela guerra na Europa. O tráfego deveria ser restabelecido tão logo o preço da gasolina baixasse. A empresa contava então com 150 empregados, cerca de 35 ônibus em tráfego e mais alguns encostados por falta de peças de reposição em função da guerra. A empresa transportava cerca de 250 mil passageiros por mês. No dia 5 de agosto de 1916 é marcada reunião dos acionistas para a venda do acervo da empresa. No dia 15 de maio de 1917 o acervo da empresa constava com a seguinte frota de auto-omnibus:

- 25 auto-omnibus Schneider Creusot como motor de 4 cilindros de 35 e 43  H.P., com capacidade para 28 passageiros sentados e 12 em pé;

- 9 Daimler, com capacidade para 22 passageiros sentados e oito na plataforma, com motor de 4 cilindros de 24 H.P.

- 5 Dietrich (pioneiros); 

- 3 Berliet, com capacidade para 12 passageiros sentados e seis em pé;

Os antigos ônibus da empresa Auto-Avenida são comprados pela Empresa de Transporte, Comércio e Indústria. A mesma solicita licença à Prefeitura, em dezembro de 1917,  para a exploração de uma linha de auto-omnibus entre a Praça Mauá e a Lapa, via Avenida Beira-Mar.


Avenida Central e o primeiro ônibus urbano com motor de combustão da América do Sul
modelo parisiense Lorraine-Dietrich 1907
Cartão Postal


Retorno da linha Avenida na Praça Mauá


Avenida Central, por volta de 1910


Garage: Avenida de Ligação, 73, atual Avenida Oswaldo Cruz.



Mapas

Rede da Empreza Auto Avenida (1908-1915), para visualização direta no Google Maps, em modo satélite.

Rede da Empreza Auto Avenida (1908-1915), em formato kmz, 20KB, para download e visualização no Google Earth.


REFERÊNCIAS:

Empreza Auto Avenida. Acta da Assembléa Geral Extraordinaria realizada em 25 de maio de 1911. Gazeta de Notícias. 1911, junho, 21. Página 6.

Omnibus automovel. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 8 maio 1912.p.11.

Resumo da estatistica de vehiculos terrestres, licenciados no Distrito Federal, no anno de 1913. O Paiz. Rio de Janeiro. 6 julho 1914. p.7.

A Empreza Auto Avenida vai paralisar o tráfego por causa da alta da gasolina. Gazeta de Notícias. 30 dezembro 1915. p.3.

Não teremos mais os auto-avenidas. A Época. Rio de Janeiro. 29 dezembro 1915. p.5.

Página lançada em 3 de maio de 2018.

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