segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Mudanças nos ônibus da Zona Sul, segunda fase, parte 2

02/01/2016 - Diário do Transporte Coletivo

https://diariodotransportecoletivo.wordpress.com/

Após as mudanças nas linhas que percorrem a Rua Jardim Botânico, ainda estão previstas mais encurtamentos em outras linhas, conforme levantado pelo blog Ônibus Carioca. Algumas linhas simplesmente mudarão de número para se tornar Troncal ou Integrada (como a Integrada 3, que é exatamente o 548, que, por sua vez, já mudou de número sem mudança alguma de itinerário, quando era 524). Outro destaque é a continuação da linha 309 que, apesar de encurtada da Central para o Castelo, ainda vai fazer a ligação Barra-Centro, sendo a única linha convencional (que não seja frescão) a fazer essa ligação direta. Uma mudança curiosa é a do 509, que, particularmente, nunca cheguei a ver na rua, provavelmente nem foi colocado em prática, e já vai mudar de Horto x Gávea para Horto x General Osório. Nada é dito sobre o 416, mas, se já era operado com precariedade há alguns anos, agora, deve ser totalmente esquecido, já que a última linha longa para o Horto, o 409, não chegará mais lá, sendo desviada para a Gávea.

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As mudanças mais polêmicas são as linhas da região da Penha e Grande Tijuca para a Zona Sul, a serem encurtadas no Centro e, possivelmente, acabando de vez com a tentativa de repadronizar a numeração dos ônibus, que seguia o critério do caminho (Perimetral/Radial) e, com a licitação do Eduardo Paes e toda a mudança inicial de números, passou a seguir o critério de destino final (4XX servido para ligações Norte x Sul, por exemplo, independente do caminho percorrido). Com essas mudanças, é provável que linhas da centena 4XX fiquem fazendo ligação Norte x Centro, já que não é mais possível alocar números na centena 3XX (que, basicamente, se tornou o critério pra quase toda ligação com o Centro) e farão o que era pra ter sido feito antes: manter os números que não precisassem ser mudados. Por outro lado, insistem em mudar outros números para letras (INT e TRO) sem nenhum significado, já que linha Integrada ou Troncal não tem diferença nenhuma com uma linha convencional, tanto tarifária quanto no serviço. Além do problema com a numeração, tem o problema mais grave da baldeação, quebrando a viagem em duas, com grande parte de passageiros simplesmente deixando um ônibus lotado para lotar outro e seguir viagem, velho problema que já foi dito neste blog várias vezes.

O anúncio pode ser visto no Diário Oficial do dia 28 de Dezembro de 2015 (página 64) e o trecho anunciando as mudanças, junto com os prazos, está transcrito abaixo e pode ser visto no site do Diário Oficial. A lista completa de linhas troncais e integradas, as mudanças e datas podem ser vistas na postagem Mudanças nas Linhas da Zona Sul, aqui no blog.

ATOS DO SECRETÁRIO

RESOLUÇÃO SMTR No 2.624 RIO DE JANEIRO, 23 DE DEZEMBRO DE 2015

Dispõe sobre o Planejamento Operacional para dar continuidade a Implantação da Racionalização das Linhas de Ônibus na área da Zona Sul da Cidade O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso de suas atribuições legais, e: CONSIDERANDO a necessidade de otimizar o tempo de deslocamento dos ônibus e a consequente redução dos tempos de viagem na área da Zona Sul da cidade; CONSIDERANDO a necessidade de evitar a sobreposição de linhas com mesmo itinerário, a capacidade de ocupação ociosa identificada nos veículos, e a consequente melhoria no desempenho das linhas de ônibus que operam na área da Zona Sul da cidade; CONSIDERANDO a necessidade de dar continuidade a implantação da Racionalização das Linhas de Ônibus na área da Zona Sul da Cidade, em sua Fase 2.

RESOLVE: Art. 1º – Estabelecer o planejamento operacional para a racionalização das linhas de ônibus na área acima mencionada com a criação de Linhas Integradas, Linhas Troncais, extinção, encurtamento/alteração ou criação de Linhas Regulares bem como as suas fases, conforme abaixo relacionado:

FASE 2.1

Criação da Linha Troncal 5 – Alto Gávea x Central (via Praia de Botafogo/Praia do Flamengo/ Primeiro de Março)

Criação da Linha Troncal 9 – São Conrado x Central (via Jardim Botânico/Túnel Santa Bárbara)

Criação da Linha Troncal 10 – Pça General Osório x Pça Cruz Vermelha (via Lagoa/Botafogo/Lapa)

Extinção das seguintes linhas:

143 – Central x Gávea (via Parque do Flamengo/Jóquei)
161 – Lapa x Leblon (via Jóquei- circular)
162 – Lapa x Leblon (via Copacabana – circular)
170 – Rodoviária x Gávea (circular)
172 – Central x São Conrado (via Jóquei/Túnel Santa Bárbara)
173 – Rodoviária x Leblon (via Túnel Santa Bárbara – circular)
178 – São Conrado x Rodoviária (via Central)

Encurtamento/Alteração das seguintes linhas (anteriormente previstas para Fase 1)

474 – Jacaré x Jardim de Alah para jacaré x Copacabana (via Túnel Santa Bárbara)
484 – Olaria x Copacabana via Aterro – circular) para Olaria x Candelária (circular)
413 – Muda x Jardim de Alah (via Aterro) para Muda x Castelo (circular)
475 – Méier x Prado Junior (circular) para Méier x Castelo (circular)

Criação da seguinte linha: 112 – Alto Gávea x Rodoviária (via Túnel Rebouças)

FASE 2.2

Criação da Linha Integrada 3 –Alvorada x Metrô Botafogo (via Av. das Américas)

Extinção das seguintes linhas:

317 – Central x Alvorada (via Túnel Santa Bárbara – circular)
548 – Alvorada x Metrô Botafogo (via Av. das Américas/ Jóquei – circular)
957 – Maré x Alvorada (via Botafogo/Av. Sernambetiba)

Encurtamento da seguinte linha:

309 – Central x Alvorada (via Botafogo/Av. Sernambetiba) para Castelo x Alvorada (via Botafogo/Av. Lucio Costa)

FASE 2.3

Criação da Linha Troncal 7 – Central x Cosme Velho (via Túnel Santa Bárbara)

Criação da Linha Troncal 8 – Cosme Velho x Carioca (via Av. Chile/ Assembléia/ Tiradentes/ Riachuelo)

Extinção das seguintes linhas:

180 – Cosme Velho x Central (via Largo do Machado)
183 – Laranjeiras x Central (via Túnel Santa Bárbara)
184 – Laranjeiras x Central 405 – Ramos x Cosme Velho

Alteração na seguinte linha: 157 – Gávea x Central – via Lagoa / Leblon para 510 –Gávea/PUC x Metrô Botafogo (via Fonte da Saudade –circular)

FASE 2.4

Alterações nas seguintes linhas:

409 – Saens Pena x Jardim Botânico (Horto) para Saens Pena x Gávea (via Túnel Santa Bárbara) 410 – Saens Pena x Gávea para Saens Pena x Praia de Botafogo (circular)
438 – Vila Isabel x Leblon (via Jóquei – circular) para Vila Isabel x Candelária (circular)
509 – Horto x Jardim de Alah (circular) para Horto x General Osório (via Gávea –circular)

Criação da seguinte linha:

508 – Horto x Metrô Botafogo (via Jardim Botânico)

FASE 2.5

Alterações das seguintes linhas:

422 – Grajaú x Cosme Velho para Grajaú x Pça Tiradentes (circular)
497 – Penha x Cosme Velho para Penha x Pça Tiradentes (circular)
498 –Circular da Penha x Cosme Velho para Circular da Penha x Pça Tiradentes (circular)

Art. 2º – Estabelecer os prazos de implantação para a FASE 2 no período de janeiro a março de 2016, conforme distribuição:

FASE 2.1 Previsão de início de operação da Linha Troncal 5 – Alto Gávea x Central (via Praia de Botafogo/Praia do Flamengo/ Primeiro de Março) – dia 09 de janeiro de 2016 Previsão de início de operação da Linha Troncal 9 – São Conrado X Central (via Jardim Botânico/Túnel Santa Bárbara) – dia 09 de janeiro de 2016 Previsão de início de operação da Linha Troncal 10 – Pça General Osório x Pça Cruz Vermelha (via Lagoa/Botafogo/Lapa) – dia 09 de janeiro de 2016 Início do processo de extinção, alteração e criação das linhas – dia 09 de janeiro de 2016 se estendendo ao longo do período da FASE 2.

FASE 2.2 Início de operação da Linha Integrada 3 – Alvorada x Metrô Botafogo (via Av. das Américas) – dia 23 de janeiro de 2016 Início do processo de extinção e encurtamento das linhas – dia 23 de janeiro de 2016 se estendendo ao longo do período da FASE 2.

FASE 2.3 Criação da Linha Troncal 7 – Central x Cosme Velho (via Túnel Santa Bárbara) – dia 20 de fevereiro de 2016 Criação da Linha Troncal 8 – Cosme Velho x Carioca (via Av. Chile/ Assembléia/ Tiradentes/ Riachuelo) – dia 20 de fevereiro de 2016 Início do processo de extinção e alteração das linhas – dia 20 de fevereiro de 2016 se estendendo ao longo do período da FASE 2.

FASE 2.4 Início do processo de alteração e criação das linhas – dia 27 de fevereiro de 2016 se estendendo ao longo do período da FASE 2.

FASE 2.5 Início do processo de alterações das linhas – dia 05 de março de 2016 se estendendo ao longo do período da FASE 2.

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