quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Rio ganhará aplicativo oficial de transportes durante as Olimpíadas

15/12/2015 - SMTR, Prefeitura

O sistema de transporte para os Jogos Olímpicos ficará ao alcance das mãos. Através de um aplicativo para celular, cariocas e espectadores do evento terão acesso a um planejador de viagens por transporte público. O projeto, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Transportes e foi publicado através de resolução nesta terça-feira (15/12) no Diário Oficial do Município, vai credenciar empresas especializadas para serem as responsáveis oficiais pela divulgação do transporte durante as Olimpíadas. O aplicativo vai informar aos passageiros dados precisos da rede de mobilidade do Rio, como itinerário de viagem, linhas de ônibus e local de origem e destino dos trens, ônibus municipais, BRT, metrô e barcas.

Atualmente, a cidade do Rio conta com um aplicativo oficial de ônibus, o Vá de Ônibus, mas com a nova versão para as Olimpíadas, cariocas terão, pela primeira vez, um sistema digital multimodal com opções de viagens por todos os meios de transporte. O novo aplicativo funcionará de forma simples, por um planejamento automático, de acordo com os locais de partida e chegada apontados pelo usuário. A rota sugerida será calculada pelo menor tempo de viagem, levando em conta as integrações entre os transportes. A simulação do trajeto ficará disponível por imagem, através de mapas, para facilitar o caminho ao espectador. Todo conteúdo gerado pelo aplicativo também ficará disponível para compartilhamento nas redes sociais, links e e-mail. Para os espectadores estrangeiros, que não tiverem a oportunidade de baixar o aplicativo, um site com as mesmas informações também será disponibilizado durante os Jogos. 

A contratação do serviço está sendo feita através de um chamamento público, em que a instituição convocada deverá arcar com todas as despesas necessárias à concepção, desenvolvimento, operação, instalação em testes e produção do sistema do website e aplicativo. As empresas interessadas devem apresentar seu produto, o aplicativo, já em funcionamento para a cidade do Rio, a partir de sexta-feira (18/12) até 31 de maio de 2016.  O convênio entre a empresa e a Secretaria Municipal de Transportes valerá por um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário