segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Prefeitura do Rio vai cortar mais 16 linhas de ônibus

09/11/2015 - Extra

Morador de Vila Isabel e usuário da 433, Júlio reprova baldeação em Botafogo para visitar parentes e ir à praia na Zona Sul
Morador de Vila Isabel e usuário da 433, Júlio reprova baldeação em Botafogo para visitar parentes e ir à praia na Zona Sul Morador de Vila Isabel e usuário da 433, Júlio reprova baldeação em Botafogo para visitar parentes e ir à praia na Zona Sul Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo

Geraldo Ribeiro

Os passageiros de mais 20 linhas de ônibus, a maioria das zonas Norte e Sul do Rio e uma da Zona Oeste, serão afetados pelas novas mudanças que a prefeitura colocará em prática até o começo de dezembro. Ao todo, 16 linhas serão extintas e outras quatro terão trajetos encurtados, exigindo baldeação. Quatro novos trajetos serão criados. As alterações começam no dia 20 e continuam nos dias 28 deste mês e no dia 5 de dezembro.

No feriado de Zumbi dos Palmares, sexta-feira da semana que vem, serão eliminadas duas linhas e outras três serão encurtadas, afetando moradores do Leme, Vila Isabel, Grajaú e Maracanã. O militar Júlio da Silva, de 25 anos, pega o 433 (Vila Isabel-Leblon) para visitar parentes e ir à praia. Ele reprovou a ideia de fazer baldeação em frente ao novo ponto final da linha, no Mourisco, em Botafogo.

— Tenho um tio que mora no Leblon. Acho que vou passar a visitá-lo de metrô .

O 433 já foi apontado pela Secretaria municipal de Transporte como opção para usuários do 421, extinto em 24 de outubro. Agora, o órgão sugere o 432 (Vila Isabel-Leblon, via Túnel Santa Bárbara) como alternativa de fuga da baldeação no 433 e na 464, ambos com trajetos encurtados. A mesma orientação serve para quem sai da Uerj em direção à Zona Sul.

Já alunos do Cefet, da Escola Técnica Federal de Química e da Universidade Veiga de Almeida, usuários das duas linhas encurtadas, podem fugir da baldeação até a Zona Sul recorrendo à 457 (Abolição -Siqueira Campos) ou 435 (Grajaú-Gávea), que vão pelo Santa Bárbara.

Baldeação como alternativa

Quem usa a 472, que será encurtada, e quer ir à Zona Sul terá de descer na Av. Presidente Vargas e pegar as troncais 1, 3 ou 4. Já moradores do Leme, em substituição a duas linhas que vão até o Centro e serão extintas, devem pegar uma troncal na Av. Princesa Isabel ou a 538 e a 539 (Rocinha-Leme) e fazer baldeação no Rio Sul.

— Muita gente pergunta sobre a mudança na linha, mas nem nós sabemos — diz o despachante da 464 Carlos Roberto Xavier.

A SMTR afirma que a divulgação será feita com pelo menos dez dias de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário