É oficial: Via Rio Class é oficialmente cassada pela Prefeitura

27/11/2015 - Portal Flumibuss RJ

P1170826
Spectrum Class operando na 2346, linha que será assumida pelo Consórcio Transcarioca na segunda-feira. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Após muita indefinição com o início da greve na Via Rio Class, a Secretaria Municipal de Transportes cassou, na noite de hoje, a concessão da empresa consorciada ao Internorte, Transcarioca e Santa Cruz, em razão da má prestação de serviço na região da Pavuna e Anchieta, o que desrespeita o contrato de concessão em vigor. Segundo a nota oficial publicada pela Secretaria Municipal de Transportes, o Consórcio Internorte (no qual a empresa tem a maior parcela de linhas) foi notificado três vezes consecutivas por causa da má conservação dos ônibus e do não cumprimento da frota determinada das linhas (que não pode ser inferior à 80% durante os dias úteis e 70% aos fins de semana). Como a empresa não regularizou a situação, o Consórcio foi multado com base no Código Disciplinar dos Ônibus, em vigor desde 2012. Diante das negativas, a Prefeitura determinou o encerramento das atividades da empresa a partir deste sábado (28/11).

“A Secretaria Municipal de Transportes não vai admitir o mau

P1170824
Linha 385 – Village x Passeio, uma das que estarão no plano de contingência determinado pela SMTR. Foto: Gabriel Petersen Gomes

atendimento à população. O consórcio já havia sido notificado diversas vezes para que desse solução ao serviço precário que estava sendo realizado. Determinamos a implementação imediata do plano de contingência sob pena de multa diária. Se em 30 dias a situação não estiver normalizada, a multa contratual será ainda maior”, afirma o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.

Desde sábado (dia 21/11), a linha 386 (Mariópolis x Passeio) vem sendo operada pela Viação Pavunense. A SMTR determinou, no plano de contingência, que o Consórcio Internorte opere, além da 386, as seguintes linhas:

375 (Ricardo de Albuquerque x Passeio)
381 (Mariópolis x Fundão)
384 (Pavuna x Passeio via Porto e Anchieta)
385 (Village Pavuna x Passeio via Camboatá)
399 (Pavuna x Passeio via Alcobaça e Av. Presidente Vargas)
945 (Pavuna x Fundão)
947 (Pavuna x Coelho Neto)
2295 (Pavuna x Castelo) – Frescão
2302 (Mariópolis x Castelo) – Frescão

O Consórcio Transcarioca ficará responsável pela operação da linha de frescão 2346 (Vila Valqueire x Castelo – via Av. Brasil) e o Consórcio Santa Cruz pela operação da linha 300 (Sulacap x Candelária). A empresa possuía aproximadamente 400 motoristas e 100 cobradores, que deverão ser absorvidos pelas empresas que assumirem estas linhas.

Comentários