segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Cariocas enfrentam 1° dia útil após terceira etapa da racionalização dos ônibus

22/11/2015 - O Dia

As linhas 433 (Vila Isabel - Praia de Botafogo via Lapa) e 464 (Maracanã-Praia de Botafogo) tiveram seus trajetos encurtados

GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Os cariocas enfrentam hoje o primeiro dia útil após a implantação da terceira etapa da racionalização dos ônibus na cidade. Desde o feriado da Consciência Negra, na sexta-feira, não existem mais as linhas 119 (Copacabana-Candelária-Circular) e 190 (Rodoviária-Leme-Circular). Já a 433 (Vila Isabel-Praia de Botafogo via Lapa) e a 464 (Maracanã-Praia de Botafogo-via Lapa) tiveram trajetos encurtados.

Como nova opção para os deslocamentos feitos pelas quatro linhas, entrou em operação da Troncal 2, que liga a Praça General Osório, em Ipanema, à Rodoviária Novo Rio, via Lapa.

A 433 e a 464 passaram a fazer serviços circulares, encerrando a viagem em Botafogo, na Avenida das Nações Unidas, em frente ao Centro Empresarial Mourisco. Antes, elas iam até o Leblon.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), o plano de encurtamento e cortes de linhas que cruzam a Zona Sul tem o objetivo de acabar com itinerários sobrepostos, diminuindo o número de ônibus nas ruas e melhorando, assim, as condições do trânsito.

Para o primeiro dia útil das novas mudanças, a secretaria determinou reforço das equipes de informação do Rio Ônibus que atuam nos principais pontos de integração, como Lapa e Praia de Botafogo. De acordo com a SMTR, cartazes estão sendo colocados nos ônibus das linhas modificadas e placas estão sendo afixadas em paradas importantes do trajeto.

As opções

A nova linha Troncal 2 sai da Praça General Osório, em Ipanema, passa pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, praias de Botafogo e Flamengo, Lapa, Santo Cristo e termina na Rodoviária Novo Rio.

Moradores do Grajaú, Vila Isabel, Maracanã, Praça da Bandeira e Tijuca têm como opção sem baldeação para a Zona Sul a linha 432 (Gávea-Vila Isabel). 

Outras opções diretas para a Zona Sul, a partir da área afetada pelas mudanças na Zona Norte, são 457 (Abolição-General Osório) e 435 (Gávea-Grajaú).

Nenhum comentário:

Postar um comentário