sexta-feira, 6 de novembro de 2015

BRT Rio tem novo serviço no Transcarioca

03/11/2015 - Brt.com

O BRT Rio colocou em operação nesta semana o serviço Penha x Alvorada Semi-Direto no corredor Transcarioca. Disponível das 17h às 19h, no pico da volta para casa, com saídas a cada dez minutos. Os ônibus do novo serviço fazem parada apenas em duas estações no trajeto: Madureira - Manacéia, onde é feita a integração com os trens da Supervia, e Vicente de Carvalho, para a integração com o Metrô.

O serviço funciona há três meses em caráter experimental e passa a ter caráter definitivo. Os gestores do Consórcio Operacional do  BRT Rio perceberam a predileção de muitos usuários pelo serviço Alvorada x Galeão - Semi-Direto, mas que a maioria se deslocava para estações antes da Penha. Com o serviço Penha - Alvorada, a volta para casa fica mais fácil, pois a distância menor permite reduzir os intervalos de saídas, e seus usuários se beneficiam com uma nova opção de conexão para o serviço parador, nas duas estações da Penha - Penha 2, no sentido Galeão, e Penha 1, no sentido Alvorada. 

- Estamos sempre observando o comportamento de nossos clientes. Como o sistema do BRT é flexível e pode ser ajustado à demanda com facilidade, estamos sempre atentos e prontos para atender as necessidades dos clientes -  disse Suzy Balloussier, diretora de relações Institucionais do  BRT Rio.

Suzy explica que o comportamento de passageiros do BRT muda com o tempo. Se o interesse inicial é o de fazer a viagem entre casa e trabalho, o cliente logo percebe que ela se tornou mais rápida e que está “sobrando tempo”. Então, começa a explorar as várias opções de lazer e serviço no entorno das estações de meio do caminho. Pode ir ao cinema em um shopping, estudar em um curso ou universidade, cuidar da saúde em hospitais, ou praticar esporte em parques e academias.

Aprovação local e internacional

A aprovação do BRT Rio entre seus 450 mil passageiros diários já alcança 74%, registrada em pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em maio. Eles apontaram a rapidez na viagem como a principal qualidade, conferindo a nota 8,2. Pista livre do congestionamento, oferta de serviços/trajetos variados, embarque rápido em plataforma e previsibilidade de horários são características que contribuíram para a boa avaliação.

O BRT Rio conquistou no fim de 2014 as certificações Padrão Ouro para o corredor Transcarioca, e Padrão Prata para o Transoeste. Elas foram concedidas pelo Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP, sigla em inglês), organização internacional que promove o uso do transporte público.

Em junho, o BRT Rio recebeu em Milão, na Itália, o UITP Awards 2015, na categoria Estratégia de Transporte Público. O Prêmio é concedido pela UITP, a maior associação internacional de especialistas, gestores e operadores de transporte público, para projetos inovadores que contribuem para duplicar o uso do transporte púbico até 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário