Usuários estão confusos sobre os novos itinerários de ônibus

26/10/2015 - O Globo

Passageiros, que tentam chegar na Zona Sul, reclamam de falta de informação
  
POR RENAN FRANÇA

Mudanças nas linhas de ônibus. Linha 485, antiga Penha - General Osório. Agora ela vai até Copacabana. O letreiro ainda continua com o trajeto antigo - Custódio Coimbra / Agência O Globo

RIO — No primeiro dia útil das mudanças nas linhas de ônibus que fazem trajeto entre as zonas Sul e Norte, muitos usuários estão confusos sobre os novos itinerários. Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, sobravam dúvidas nos pontos da Avenida Lobo Junior e Rua Guainases, na Penha. Os usuários de ônibus do bairro que queriam chegar a Ipanema, por exemplo, estavam confusos sobre onde fariam a integração na Zona sul, já que não há mais condução direta para a região.

— Agora sou obrigada a descer em Copacabana, então? — questionou a diarista Luciama Lima ao ser informada sobre a mudança. — Quero ver como vai ser a volta — comentou.

A maioria dos passageiros reclama sobre a falta de informação dos fiscais da prefeitura e da Rio Ônibus. No caminho entre o barrio da Penha até Copacabana muitos usuarios desceram antes do ponto final para buscar informação.

— Vou perguntar na banca de jornal como faço pra chegar na Praça General Osório agora. Já estou atrasada e com essa confusão só piora — declarou a comerciante Adele Rodrigues.

As modificações atingem, nesta segunda-feira, os bairros de Vila Isabel e Grajaú. Quatro linhas da região — 420 e 421 (Vila Isabel), 423 e 425 (Grajaú) — serão extintas. Segundo a prefeitura, haverá um redimensionamento da frota e os ônibus que faziam parte das antigas linhas passarão para as outras mantidas, como 422 (Grajaú-Cosme Velho) e 434 (Grajaú-Leblon).

A linha 127 (Copacabana-Rodoviária) foi extinta e substituída pela Troncal 4, que agora vai até São Conrado. As linhas 456, 457, 485 e 486 tiveram o trajeto reduzido. A maioria liga bairros da Zona Norte, como Abolição e Penha, à Zona Sul. O ponto final destes ônibus passou a ser na Rua Siqueira Campos (em frente ao número 143), em Copacabana, e não mais na Praça General Osório, em Ipanema.

Os motoristas das vans que sobem a Ladeira dos Tabajaras também reclamam das alterações. Com o espaço reservado para as novas linhas de ônibus, eles não podem mais estacionar os veículos ali. O novo ponto fica um pouco mais atrás, na esquina da Siqueira Campos com a Rua Joseph Bloch. O problema, segundo eles, é que, para chegar lá, são obrigados a seguir reto pela Sigueira Campos e dar a volta no quarteirão, pegando as ruas Tonelero e Figueiredo Magalhães.

No domingo, outras três linhas foram modificadas: 483 (o ponto final também passa a ser na Siqueira Campos, perto do metrô), 509 (antiga 124) e 503. A linha 127 (Copacabana-Rodoviária) foi extinta e substituída pela Troncal 4, que, desde sábado, segue o percurso até São Conrado.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/usuarios-estao-confusos-sobre-os-novos-itinerarios-de-onibus-17879354#ixzz3pgXF3F6C 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários