15/09/2015 - G1 Rio
A partir do dia 3 de outubro, o carioca que circula de ônibus vai se deparar com mudanças nos itinerários. Com a racionalização de ônibus da Zona Sul, começam a circular as novas linhas integradas:
Linha 1 Alvorada- Riosul (via Avenida das Américas, Autoestrada Lagoa-Barra, /Avenida Atlântica), Linha 2 Alvorada - Riosul (via Avenida Lúcio costa, Avenida Niemeyer, Avenida Atlântica) e
Linha 8 Recreio – Riosul (via Avenida das Américas, Autoestrada Lagoa-Barra, Avenida Atlântica).
Outras 22 linhas antigas serão extintas. A Secretaria Municipal de Transportes espera, com a extinção de linhas, a criação de novas e otimização de itinerários, tirar 63% dos ônibus que circulam hoje nas ruas da Zona Sul da cidade.
O objetivo da prefeitura é resolver o problema de sobreposição de linhas e diminuir o número de ônibus ociosos para que o trânsito flua melhor na região. No caso da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, por exemplo, quem usa linhas que ligam o bairro ao Centro da cidade terão de fazer integração na Zona Sul.
Por meio de nota, a secretaria afirmou que o projeto de racionalização da frota da Zona Sul não afetará as operações do BRT. As linhas envolvidas no projeto não têm qualquer ligação com o sistema BRT. São linhas de ônibus comuns que faziam trajetos semelhantes em direção ao Centro da cidade. A secretaria ainda disse que a previsão é que, com a racionalização, haja menos linhas passando pelo shopping Riosul. As linhas e a frota serão dimensionadas para atender à demanda de passageiros e para se adequar à capacidade dos pontos.
Sobre a informação aos usuários a secretaria diz que já comunicou e continuará comunicando a população sobre as mudanças através do Diário Oficial e o site do órgão. Há também intensa comunicação com a imprensa. Além disso, a exemplo do que ocorre quando há implantação de corredores BRS, a Rioôniubs também participará da comunicação ao usuário com cartazes e distribuição de panfletos.
Cronograma da 1ª fase de racionalização de ônibus na Zona Sul
A partir de 3 de outubro serão criadas quatro linhas, extintas 22 linhas e 11 serão encurtadas. Serão extintas as linhas:
314 - Central x Barra da Tijuca (via Copacabana/Av. das Américas)
332 - Alvorada x Castelo (via Av. Lucio Costa)
501 - Barra da Tijuca x Gávea (via Av. das Américas) - Circular
502 - Recreio x Gávea (via Av. das Américas) - Circular
318 - Barra Sul x Castelo.
177 - São Conrado x Candelária - Circular
360 - Carioca x Recreio dos Bandeirantes
504 - Piabas x Gávea (via Av. Benvindo de Novaes)
535 - Alvorada x Leme (via Av. Niemeyer/Copacabana)
120 - Central x Prado Junior - Circular
121 - Central x Copacabana - Circular
122 - Central x Prado Junior (via Praça Tiradentes) - Circular
125 - Central x General Osório (via Aterro do Flamengo) - Circular
129 - Rodoviária x Praia de Botafogo (via Túnel Santa Barbara) Circular
305 - Rodoviária x Barra da Tijuca (via Túnel Rebouças)
405 - Ramos x Cosme Velho
411 - Usina x Prado Junior - Circular
454 - Meier x Prado Junior - Circular
458 - Norte Shopping x Praia de Botafogo (via Túnel Santa Bárbara) - Circular
480 - Olaria x Prado Junior - Circular
481 - Penha x Praia de Botafogo (via Túnel Santa Bárbara) - Circular
505 - Recreio dos Bandeirantes x Gávea - Circular
No dia 24 de outubro, a linha troncal 1 tem início de operação previsto. No dia 7 de novembro, dez linhas antigas serão encurtadas. No dia 5 de dezembro, mais seis linhas serão extintas e no dia 12 de dezembro, dez serão encurtadas.
Criação da Linha Troncal 1 - Praça General Osório/ Central (via Av. Nossa Senhora de Copacabana/ Aterro
Dia 7 de novembro ocorre o encurtamento das seguintes linhas:
404 - Cordovil x Leblon (via Av. Brasil) - Circular para Cordovil x Siqueira Campos (via Av. Brasil) - Circular
441 - Caju x Lido (via São Cristóvão) - Circular para Caju x Humaitá (via Túnel Rebouças) - Circular
442 - Maré x Copacabana (via Praça Mauá) - Circular para Maré x Candelária - Circular
455 - Meier x Copacabana (via Parque do Flamengo) para Méier x Candelária - Circular
456 - Norte Shopping x General Osório (via Túnel Santa Bárbara) para Norte Shopping X Mourisco (via Túnel Santa Bárbara) - Circular
457 - Abolição x General Osório (via Túnel Santa Bárbara) para Abolição x Mourisco (via Túnel Santa Bárbara) - Circular
475 - Meier x Prado Junior - Circular para Méier x Castelo - Circular
483 - Penha x Copacabana - Circular para Penha x Siqueira Campos (via Túnel Santa Bárbara)
484 - Olaria x Copacabana (via Parque do Flamengo) - Circular para Olaria x Candelária - Circular 485 - Penha x General Osório (via Linha Vermelha/Túnel Santa Bárbara) para Penha x Siqueira Campos (via Linha Vermelha/Túnel Santa Bárbara)
486 - General Osório x Fundão - Circular para Siqueira Campos x Fundão (via Túnel Santa Bárbara)
Numa outra fase, em 5 de dezembro será criada uma linha, serão extintas seis e dez serão encurtadas, seguindo o cronograma abaixo:
Criação da Linha Troncal 3 - Gávea/ Central (via Nossa Senhora de Copacabana/ Aterro)
Extinção das seguintes linhas:
123 - Jardim de Alah x Candelaria - Circular
132- Central x Leblon (via Aterro do Flamengo) - Circular
382 - Carioca x Piabas (via Av. Benvindo de Novaes)
402 - Engenho da Rainha x Gávea
421- Vila Isabel x Prado Junior - Circular
443 - Mare x Leblon (via Central) - Circular
No dia 12 de dezembro ocorre o encurtamento das seguintes linhas:
124 - Jardim Botanico (Horto) x Central (via Copacabana) para Horto x Jardim de Alah - Circular
413 - Muda x Jardim de Alah (via Aterro do Flamengo) para Muda x Castelo - Circular
415 - Usina x Leblon -Circular para Usina x Candelária -Circular
426 - Usina x Jardim de Alah (via Tunel Santa Barbara)
432 - Vila Isabel x Leblon (via Tunel Santa Barbara) para Usina x Mourisco (via Túnel Santa Bárbara - Circular
433 - Vila Isabel x Gávea (via Copacabana) para Vila Isabel x Largo do Machado - Circular
435 - Grajau x Gávea (via Tunel Santa Barbara) para Grajau x Siqueira Campos (via Tunel Santa Barbara) - Circular
464 - Maracanã x Leblon para Maracanã x Glória - Circular
474 - Jacaré x Jardim de Alah para Jacaré x Candelária - Circular
503 - Alto Leblon x Ipanema - Circular para Alto Leblon x Gávea – Circular
Comentários