sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Niterói já conta com aviso sonoro nos ônibus para ajudar no desembarque

11/08/2015 - O Dia

Semelhante ao modelo utilizado no metrô, dispositivo foi desenvolvido para auxiliar deficientes visuais e oferecer mais conforto ao usuário em geral

GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Quantos pontos faltam para eu chegar ao meu destino? Por onde estamos passando? A cada dia, os passageiros de ônibus de Niterói precisam fazer menos perguntas como essas ao motorista. Pelo menos 120 ônibus da Viação Pendotiba, na Região Oceânica, estão circulando com dispositivos sonoros que informam a localização e as paradas durante o trajeto. E a empresa pretende instalar o aplicativo em toda a frota até o final de 2016.

A tecnologia já está presente em 100% da frota das linhas 38B (Charitas – Itaipu), 40 (Maceio – Niterói), 52 (Baldeador – Itaipu) e 37 (Parque da Colina- Niterói). "Através da central de monitoramento via satélite, temos cadastrados os principais pontos de ônibus que a viação serve. Como é acoplado ao sistema de GPS, o dispositivo informa automaticamente para os passageiros a próxima parada antes de chegar aos pontos", explica o gerente operacional da Viação Pendotiba, Sebastião Pessanha.

O modelo, semelhante ao utilizado no metrô, foi desenvolvido para auxiliar deficientes visuais e oferecer mais conforto ao usuário em geral. Outras linhas da empresa já têm o dispositivo em alguns ônibus. Reclamações por falta de informações foram o que motivou a viação a investir na tecnologia.

"O nosso cliente, de modo geral, perguntava muito ao cobrador sobre os pontos por onde estava passando e onde ele precisava saltar. Com esse sistema, solucionamos o problema da falta de informação e procuramos atender às necessidades do deficiente visual", comenta Pessanha.

Do total de 255 ônibus da frota da Viação Pendotiba, 178 possuem ar-condicionado. Como 65 veículos são substituídos por ano, todos deverão ter ar também até o final do ano que vem, segundo o gerente operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário