sexta-feira, 29 de maio de 2015

Translitorânea fecha as portas

12/04/2015 - Ônibus Rio

Empresa encerrou suas atividades na sexta

A Translitorânea Turística está oficialmente extinta. A empresa deixou de operar as quatro últimas linhas que restavam com ela na sexta-feira (10), que são:

314 Central x Recreio via Copacabana BRS3
315 Central x Recreio via Linha Amarela
501 Barra x Gávea
502 Recreio x Gávea
Essas linhas foram assumidas por outras empresas do consórcio Transcarioca.

De pioneira a vergonha

A empresa foi fundada no fim de 2010, no lugar da Amigos Unidos. Sua frota inicial era composta por CARROS da própria TAU (abreviação do nome da Amigos Unidos), mas logo em 2011 foram adquiridos vários carros piso-baixo e outros mais padron para as linhas da Rocinha. Em 2013 logo começaram os problemas: depois da proibição das vans na zona sul, a empresa tinha que reforçar as linhas da região, algo que não cumpriu e teve as mesmas repassadas para outras empresas, que ganharam novos números. No fim do mesmo ano, o restante das linhas da Zona Sul (Intersul) foram retiradas da empresa. Em 2014, vários de seus "veículos-conceito" foram tomados pelo banco por falta de pagamento. Os poucos que sobraram ficaram com ela para operar as linhas acima ou foram repassados a Rio Rotas e/ou Andorinha Rio. O excesso de dívidas decretou seu fim.

Andorinha Rio e Rio Rotas podem ser as próximas

Outras duas empresas que estão perto do fim são Andorinha Rio e Rio Rotas. As duas estão em greve desde março deste ano e parte de suas linhas foram assumidas por outras empresas (até a Transportes Futuro assumiu algumas) enquanto outras como 689, 358 estão fora de circulação. As três empresas pertencem ao mesmo grupo (Breda Rio) que ainda tem as empresas Algarve, City Rio e Via Rio em seu casting.


Nenhum comentário:

Postar um comentário