16/04/2015 - O Globo
No colégio, os alunos aprendem que a demanda influencia na quantidade de oferta. Mas esse modelo, aparentemente, não é regra para as frotas de ônibus que saem do shopping Nova América, uma opção estratégica para moradores de Jacarepaguá e da Barra que voltam para casa do Centro da cidade. Usuários afirmam que, enquanto há diversos veículos em direção à Barra, as opções são escassas para Jacarepaguá, o destino mais procurado.
Marcelo Alves, que costuma pegar um metrô do Centro até Del Castilho e depois a linha 611 até sua casa, na Freguesia, é um dos que reclamam.
— O tempo de espera nunca é inferior a 20 minutos. A impressão que tenho é que, para cada ônibus que sai rumo a Curicica, saem três para o Terminal Alvorada. No fim de semana, meu filho já chegou a esperar 50 minutos. Um absurdo; normalmente fico mais tempo na fila do ônibus que no vagão do metrô — lamenta.
No ponto do Nova América, há três linhas que vão para Jacarepaguá e duas para a Barra. Mas os passageiros dizem ter a impressão de que as linhas para Jacarepaguá contam com menos veículos. Questionada, a Secretaria municipal de Transportes afirma que vai fazer um novo estudo de demanda da linha 611 (Del Castilho-Curicica), a mais procurada, para avaliar se há necessidade de aumento da frota. Em 2015, até agora, a linha teve quatro reclamações sobre qualidade do serviço.
Comentários