quinta-feira, 26 de março de 2015

Sem solução para abandono da estação Cesarão II do BRT, moradores fazem faxina por conta própria

26/03/2015 - Extra - RJ

Leia: Moradores da comunidade do Rola reivindicam a volta do BRT nas estações Cesarão II e Vila Paciência - Extra - RJ

Corredor BRT do Rio tem três estações fantasmas – Extra/RJ

Foi com vassoura e balde nas mãos que a dona de casa Maria Cristina Campos Santana comemorou seus 36 anos, nesta quarta-feira. Moradora da comunidade do Rola, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, ela é uma das pessoas prejudicadas pela suspensão dos serviços nas estações do BRT Cesarão II e Vila Paciência. Depois de ter participado, na última terça-feira, da retirada de cerca de 30 usuários de crack do Cesarão II, ela e cerca de dez moradores da região fizeram uma limpeza na estação. De presente, ela só quer que o serviço volte:

— Tomara que esse presente venha. Sem essa estação, os moradores têm que andar até 25 minutos para chegar ao Curral Falso (estação).

Após varrerem a estação, eles encheram baldes no comércio local e lavaram as plataformas. Agora, esperam que a Comlurb conclua o serviço.

— Agora, dependemos da Comlurb para vir recolher o lixo e fazer uma lavagem maior — disse o presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Rola, Osvaldo Cardoso, de 65 anos.

A Comlurb informou que a limpeza do BRT é de responsabilidade de uma empresa particular, mas que, mesmo assim, em solidariedade aos moradores, vai lavar a estação, nesta quinta-feira. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, a prefeitura irá executar a reforma da estação Cesarão II, mas não definiu a data.

Já o Consórcio BRT disse que, "confirmando-se a saída dos usuários de drogas que lá se concentravam, será feito um levantamento de custos para se iniciar o trabalho de recuperação das estruturas da estação."

Entrevista com Osvaldo Cardoso, presidente da Associação de Moradores do Rola:

Como foi a retirada dos usuários de crack da estação Cesarão II, na terça-feira?

A comunidade está sendo prejudicada por eles. Eu e mais três moradores pedimos para que eles saíssem, e eles saíram numa boa, sem problemas.

O que vocês esperam com essa limpeza?

A comunidade aqui está correndo atrás para ver se, com a estação limpa, a prefeitura toma alguma providência.

Como os moradores da região estão fazendo com o serviço suspenso na Cesarão II?

Isso é uma covardia com a comunidade. Essa estação é quase de frente para a UPA. Às vezes, você está na Vila Paciência. Como lá não para o ônibus, tem que vir caminhando até aqui. O que mais me indigna é que a estação Cesarão II fica próxima a um posto policial.

Leia as respostas na íntegra:

Secretaria municipal de Transportes

A Prefeitura irá executar a reforma da estação Cesarão II, a data ainda não foi definida.

Consórcio BRT

Conforme foi informado mais de uma vez ao Extra, a estação Cesarão II foi incendiada criminosamente no dia 7 de janeiro deste ano. Após o ato de vandalismo, verificou-se não haver condições de segurança para que fosse iniciado o trabalho de reconstrução. Confirmando-se a saída dos usuários de drogas que lá se concentravam, será feito um levantamento de custos para se iniciar o trabalho de recuperação das estruturas da estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário