domingo, 8 de março de 2015

Com interdição para obras de BRT, Avenida Brasil enfrenta trânsito intenso

Duas faixas da pista central estão ocupadas no sentido Zona Oeste.

07/03/2015 - O Globo


Interdições afetam o tráfego na manhã deste sábado - Pablo Jacob / Agência O Globo

RIO - A Avenida Brasil passou por mais uma mudança no trânsito na manhã deste sábado. Para a construção do BRT Transbrasil, um novo trecho de 1,3 quilômetro entre Manguinhos e Caju foi interditado. Duas faixas da pista central estão ocupadas no sentido Zona Oeste. No sentido Centro, o tráfego é bloqueado em apenas meia faixa. As pistas exclusivas estão mantidas. A operação, programada para às 8h, foi antecipada pela equipe de obras do BRT, e teve início por volta das 7h40m. No momento, o trânsito é intenso no local.

Segundo o diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, 60 agentes trabalham na operação, que não atinge somente a Avenida Brasil, mas rotas alternativas, como Benfica, Leopoldo Bulhões e Linha Vermelha.

— A interdição aproxima-se cada vez mais do centro da cidade, da descida do Gasômetro e da descida da Ponte. Então uma retenção gerada neste trecho de obra pode ter a possibilidade de afetar tanto a Ponte quanto o Centro. Eles perderam 1,3 quilômetro de trecho para poder diluir o tráfego— explica Dinis.

INFOGRÁFICO: A INTERDIÇÃO NA AVENIDA BRASIL

Na segunda-feira, quando há o maior fluxo de carros, os cariocas encontrarão um novo cenário na Avenida Brasil, no primeiro dia útil. A recomendação é a utilização do transporte público, já que as faixas exclusivas para ônibus foram mantidas.

— No primeiro trecho interditado tivemos uma redução, segundo dados coletados pela Rio Ônibus, de 30% no tempo de viagem, pois mantemos as faixas seletivas. A prefeitura volta a reforçar a necessidade de utilização do transporte público. Na próxima segunda, a população se deparará com um novo cenário e, por isso, precisará de muita atenção — afirmou o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.

Nos dias úteis, das 15 às 21h, o sentido Zona Oeste, que tem maior movimentação de carros na volta para casa, será o mais impactado pelo bloqueio. A prefeitura espera congestionamento na região da rodoviária, na Via Binário, Avenida Francisco Bicalho e perto do acesso à Ponte Rio-Niterói, com possíveis reflexos em determinados horários na Avenida Presidente Vargas e nos túneis Rebouças e Santa Bárbara. Retenções também devem ocorrer na Linha Vermelha.

Motoristas têm como rotas alternativas vias internas, Linha Vermelha e às saídas das Linha Amarela. No sentido Centro, as vias poderão ser utilizadas como as mesmas rotas alternativas - Leopoldo Bulhões, Dom Helder Câmara e Linha Vermelha. Segundo Dinis, o canteiro que divide as duas pistas no sentido Zona Oeste deve ser encurtado, mas não retirado. Mas, essa mudança só ocorrerá após a conclusão das obras, quando a Avenida Brasil sofrerá um reordenamento.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/com-interdicao-para-obras-de-brt-avenida-brasil-enfrenta-transito-intenso-15531328#ixzz3TnYWZXk0 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário