terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Interdição do Elevado do Joá para obras de duplicação começa na tarde desta terça-feira

Explosões vão acontecer das 14h às 14h30m e das 21h30m às 22h. Trecho duplicado deve ser concluído até 2016

POR SÉRGIO RAMALHO

06/01/2015 - O Globo


Canteiro de obras do Elevado do Joá: interdições a partir desta terça - Eduardo Naddar / Agência O Globo

RIO — O motorista que circula rotineiramente pelo Elevado do Joá, a principal ligação da Barra da Tijuca com a Zona Sul, deve ficar atento. A partir da tarde desta terça-feira, a via terá o tráfego interrompido em ambos os sentidos, de segunda a sábado, exceto em feriados, das 14h às 14h30m (só durante este mês) e das 21h30m às 22h. As interdições devem se estender pelo prazo estimado de oito meses, para permitir a abertura de um túnel, parte do projeto de duplicação do elevado.

A primeira detonação será acompanhada nesta terça-feira pelo prefeito Eduardo Paes. De acordo com o diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, as explosões à tarde só serão realizadas durante o mês de janeiro porque o volume de tráfego na via está 15% menor, devido às férias escolares. Em média, 70 mil veículos circulam diariamente pelo elevado.

Para evitar transtornos, Joaquim Dinis orienta os motoristas a recorrerem ao Alto da Boa Vista, à Linha Amarela e à Estrada Grajaú-Jacarepaguá como alternativas.

— A Estrada do Joá não tem capacidade para receber todo o volume de veículos que circulam pelo elevado. Com isso, o motorista deve buscar as outras opções para evitar congestionamentos — disse.

VISTORIA E LIMPEZA


Entenda as interdições no Joá - Editoria de Arte

Os horários escolhidos para a interdição, segundo Dinis, são os de menor volume de tráfego. No entanto, algumas retenções poderão ocorrer. O diretor de Operações da CET-Rio explicou que, após as detonações, o elevado só será reaberto aos veículos depois de passar por vistoria e limpeza das pistas.

— O tempo estimado para que o trânsito se normalize no trecho após cada período de interdição é de pelo menos 40 minutos. Por isso, recomendamos ao motorista que evite o elevado entre 13h30m e 15h30m — disse.

As explosões devem acontecer simultaneamente em duas frentes. Uma no paredão rochoso no sentido Barra e outra no sentido São Conrado.

A CET-Rio contará com 30 controladores de tráfego para efetuar os bloqueios, facilitar a fluidez do trânsito e orientar os motoristas. Também serão utilizados três carros, quatro motocicletas e três reboques. Os veículos de apoio ficarão posicionados em pontos estratégicos, para efetuar os bloqueios e retirar eventuais automóveis enguiçados ou acidentados.

PAINÉIS DARÃO ORIENTAÇÃO

Painéis de mensagens variáveis darão informações sobre o fechamento preventivamente e indicarão as rotas alternativas. O Centro de Operações Rio (COR-Rio) vai monitorar os fechamentos com o auxílio de 20 câmeras de trânsito.

A construção de uma via paralela ao Elevado do Joá foi iniciada depois de a prefeitura concluir a recuperação do viaduto. Essa reforma foi feita na sequência de um estudo da Coppe/UFRJ (encomendado pelo próprio governo), que condenou a estrutura. A recuperação, a maior já feita desde a inauguração da via (em 1971), ao custo de R$ 66,6 milhões, segundo a Secretaria municipal de Obras, eliminou qualquer risco de colapso. A previsão é que o trecho duplicado, incluindo o túnel, seja concluído até março de 2016.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/interdicao-do-elevado-do-joa-para-obras-de-duplicacao-comeca-na-tarde-desta-terca-feira-14974537#ixzz3O3Bl5StL 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário