Em viagem no ônibus da linha 474, grupo entra sem pagar, intimida passageiros e ataca dois deles

Reportagem do GLOBO testou o novo esquema de policiamento do verão, que prevê revistas em coletivos

POR ADALBERTO NETO

19/01/2015 - O Globo


Passageiros de um ônibus da linha 474 são revistados na Avenida Lauro Sodré, em Botafogo - Eduardo Naddar / Agência O Globo

RIO — Para verificar como funciona o novo esquema de policiamento do verão, que prevê revistas em ônibus para dar segurança a quem vai às praias, um repórter do GLOBO embarcou no sábado num veículo da linha 474 (Jacaré-Jardim de Alah). No percurso, um grupo entrou pela porta de trás sem pagar, intimidou passageiros e atacou dois deles — tentou roubar o celular do próprio jornalista e levou o telefone de uma mulher. A viagem terminou em Copacabana, onde PMs detiveram três suspeitos, todos já com passagens pela polícia.

A viagem começou por volta das 11h, no Jacaré. A linha tem uma página no Facebook só para internautas relatarem assaltos sofridos ou testemunhados nela. No entanto, tudo parecia tranquilo na manhã de sábado.

O clima logo mudou quando, na Rua Licínio Cardoso, em São Francisco Xavier, aproveitando-se da porta de trás aberta para o desembarque de passageiros, um grupo de seis adolescentes invadiu o ônibus sem pagar.

Um dos jovens se sentou ao lado do repórter e perguntou, em tom intimidador:

— Você veio de onde?

— Maria da Graça.

— Ah, tá tranquilo.

Dois pontos à frente, três adultos entraram no ônibus e se juntaram ao grupo, deixando os passageiros ainda mais preocupados. Logo em seguida, o coletivo parou numa blitz no Largo do Pedregulho, em Benfica. Um PM subiu no ônibus, mas se limitou a perguntar ao trocador se estava tudo bem. Com a resposta positiva, ninguém foi revistado e o veículo acabou liberado.

Mais adiante, o jovem ao lado do jornalista disse:

— Pega teu celular, deixa eu ver a hora.

Eram 11h45m. Em seguida, o adolescente disse a um dos amigos:

— Ele está com um celular maneiro no bolso.

Nesse momento, o repórter se levantou e o jovem enfiou a mão no seu bolso, tentando roubar o celular. O jornalista reagiu e deu um tapa na mão do rapaz.

Outros pasageiros, intimidados, não tomaram a iniciativa de chamar a polícia. Quando o ônibus entrou na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, PMs interceptaram o coletivo, mas seis adolescentes e um dos adultos fugiram.

Um dos menores, no entanto, acabou capturado em seguida. Ao fugir, ele roubara o celular de uma passageira. O jovem, de 14 anos, já tinha sido detido três vezes por furto. Também foram levados para a delegacia dois adultos, que já tinham passagem na polícia por tráfico e roubo.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/em-viagem-no-onibus-da-linha-474-grupo-entra-sem-pagar-intimida-passageiros-ataca-dois-deles-15090694#ixzz3PGjMaT3a 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários