Avenida Brasil terá interdição de duas faixas no sentido Zona Oeste a partir do dia 10/01/2015

Medida será tomada para construção de divisória de concreto para o BRT Transbrasil - que ligará o Centro da cidade a Deodoro

POR EMANUEL ALENCAR

02/01/2015 - O Globo


A Avenida Brasil terá duas faixas fechadas, sentido Zona Oeste - Alexandre Cassiano - 23/04/2014 / Agência O Globo



RIO - O carioca que costuma trafegar pela Avenida Brasil deve guardar seu estoque de paciência para os próximos meses. A prefeitura anunciou nesta sexta-feira detalhes da interdição de duas faixas num trecho de 350 metros da via, na altura de Manguinhos, sentido Zona Oeste, a partir do próximo dia 10. A construção de pista para o BRT Transbrasil — obra de R$ 1,4 bilhão que ligará o Centro da cidade a Deodoro — exigirá mudanças de hábito dos motoristas até maio. O secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, afirmou que a população deverá priorizar o transporte público e ressaltou que as faixas seletivas para ônibus na Avenida Brasil serão preservadas. Rotas alternativas deverão ser priorizadas, como a Avenida Dom Hélder Câmara e a Rua Vinte e Quatro de Maio.

— Os impactos serão maiores para quem usa carro particular e por isso pedimos às pessoas que deem preferência ao transporte coletivo. Os transtornos serão inevitáveis, porém trarão benefícios permanentes — destacou Picciani.

PONTE E ATÉ ZONA SUL DEVEM SOFRER REFLEXOS

Além da diminuição de quatro para duas faixas no sentido Zona Oeste das 21h às 15h, também será afetado o fluxo da pista sentido Centro, com o comprometimento de meia faixa de rolamento. Como haverá redução da capacidade de escoamento de tráfego, são esperadas sobrecargas na Ponte Rio-Niterói, na Linha Vermelha e, possivelmente, até em vias da Zona Sul da cidade.

Já das 15h às 21h, por conta da demanda, o sentido Zona Oeste ganhará mais uma faixa de rolamento, com a exclusiva para ônibus em reversível sendo transferida para uma seletiva na pista sentido Centro.

— Serão mudanças significativas. Pela manhã, no sentido Zona Oeste, passaremos a ter duas faixas de rolamento para automóveis, e não quatro. É a situação mais crítica. Já o sentido Centro será afetado mais na parte da tarde. Haverá sinalização clara para os motoristas, explicando o que eles podem e não podem fazer — disse o diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis.

O BRT Transbrasil deverá ser concluído no primeiro semestre de 2017 e visa a atender 820 mil passageiros por dia. A interdição anunciada a partir de 10 de janeiro é a primeira obra — e também a mais crítica — de um conjunto de intervenções necessárias.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/avenida-brasil-tera-interdicao-de-duas-faixas-no-sentido-zona-oeste-partir-do-dia-10-14954477#ixzz3NjgitinV 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários