segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Secretário faz balanço sobre mudanças na Rio Branco e volta a pedir paciência para a população

01/12/2014 - O Globo

Número de operadores de tráfego aumentou de 270 para 310 nesta segunda-feira

Mudanças no trânsito da Avenida Rio Branco - Gabriel de Paiva / Agência O Globo

RIO - O Secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, divulgou na noite desta segunda-feira um balanço sobre o primeiro dia útil de fechamento de três pistas da Avenida Rio Branco e, segundo ele, foi considerado normal e com problemas pontuais já esperados. Ele disse, ainda, que a participação de motoristas de táxis, ônibus e carros particulares, bem como de quem precisou transitar pela região foi fundamental para que o primeiro teste transcorresse normalmente. Sansão voltou a pedir paciência a todos:

"É sempre difícil quando temos que mudar a rotina das pessoas. Mas volto a solicitar a paciência e peço para aqueles que não precisam vir ao Centro de carro que usem o transporte público. Continuaremos acompanhando e faremos ajustes necessários", disse o secretário.

Pela manhã, passageiros de ônibus reclamaram da dificuldade para embarcar e desembarcar na região. Segundo a secretaria, a CET-Rio aumentou o número de operadores de tráfego atuando no auxílio aos motoristas, passando de 270 para 310. Já os 44 agentes explicadores intensificaram nesta segunda-feira a distribuição de folhetos em toda a área de interdição, com ênfase para os pontos de ônibus desativados e novos. Para os taxistas, há um folheto específico, que vai mobilizar 20 explicadores.

O fechamento de três faixas da Avenida Rio Branco ocorreu no sábado para as obras de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). As 53 linhas de ônibus que seguiam pela via sentido Candelária passaram a utilizar a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua 1º de Março. A Avenida Rio Branco tem apenas duas faixas, no sentido Cinelândia, destinadas exclusivamente à circulação dos ônibus das linhas municipais, de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 5h às 15h. Nos demais horários e aos domingos, a circulação é livre. Todos os cruzamentos da Avenida Rio Branco estarão liberados.

A primeira semana de mudanças na Rio Branco será educativa, para que os motoristas de táxis e usuários entendam o novo sistema e não haverá multas. A secretaria anunciou que, mesmo após o período educativo, táxis para transporte de portadores de necessidades especiais não serão multados e poderão transitar pela avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário