segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Corredor expresso na Vila Militar ligará Transbrasil e Transolímpica

08/12/2014 - Extra - RJ

Uma nova via com quatro quilômetros de extensão está sendo construída na Vila Militar, nos fundos do quartel do Exército. Projetada pela prefeitura, ela vai servir de ligação entre os corredores de BRT Transolímpica, na altura de Magalhães Bastos, e Transbrasil, perto da estação de Deodoro, facilitando a integração dos dois novos corredores com os trens da SuperVia.

— Ao longo da estação ficará o terminal de dois andares, que será compartilhado por Transolímpica e Transbrasil, além dos ônibus alimentadores. Quando tudo estiver pronto, será possível sair do Recreio e chegar ao Centro usando o BRT — afirma Eduardo Fagundes, coordenador de obras viárias da Secretaria municipal de Obras.

A via terá duas faixas de rolamento, sendo uma em cada sentido, e servirá exclusivamente aos ônibus do BRT. Ao longo dela, serão construídas duas estações para embarque e desembarque de passageiros, que ficarão em Magalhães Bastos e na Vila Militar. A via, que apesar de prevista no projeto original, não integrava o corredor expresso, exigiu a realização de uma nova licitação, vencida pela empresa MJRE.

A obra está em fase de drenagem. Como o local costuma alagar, devido à proximidade com a bacia do Rio Piraquara, a prefeitura previu a necessidade de construção de cinco ramais de galerias fluviais. Assim, em caso de chuva forte, evitam-se prejuízos na circulação de ônibus.

Segundo a secretaria, os serviços já estão em andamento em quatro frentes de obras. A mais avançada já atinge 80% do cronograma. A fase seguinte será a de pavimentação. A previsão é que as estações comecem a ser construídas no primeiro semestre de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário