segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Wi-Fi começa a chegar aos ônibus na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

10/10/2014 - http://riodejaneiro.ig.com.br/

Cada vez mais comum em cafés, bares, livrarias e restaurantes, as redes Wi-Fi começam a chegar aos ônibus do Grande Rio. Pelo menos dez linhas na Região Metropolitana já têm veículos oferecendo o sinal para os passageiros, que usam os smartphones para lazer ou para adiantar o trabalho enquanto estão no trânsito.

É o caso do estudante de Medicina André Alves, de 22 anos. No frescão da linha 492 (Vila de Cava/Nova Iguaçu - Central), muitas vezes, ele vai adiantando os trabalhos da faculdade. "Uso mais para ver email, mas às vezes termino um trabalho. É muito útil", contou.

O auxiliar de mecânico Diogo Nazário, de 22 anos, aproveita a internet sem fio no ônibus 490 (Miguel Couto/Nova Iguaçu - Central) para passar o tempo. "Acesso Facebook para distrair um pouco quando estamos no engarrafamento", contou. Tanto a 490 quanto a 492 ainda não têm todos os veículos das linhas com o dispositivo de internet.

A pioneira a oferecer o serviço foi a linha 541, da Viação São José, que faz o trajeto Pavuna - Nova Iguaçu e começou a implantar o sistema em janeiro. Agora, toda a frota da linha já oferece o serviço. Outra rota da mesma empresa, a 561 (Santa Rita - Pavuna) já conta com o sistema em parte da frota.

Ainda em Nova Iguaçu, as linhas 133, para a Central, e 540, para Mariópolis, da Viação Nossa Senhora da Penha, disponibilizam internet sem fio em todos os carros. Em Queimados, a 155-I (Nova Iguaçu) e linha da Linave para Vilar dos Teles também têm o aparato. As rotas convencionais 425 (Queimados - Barra) e 400 (Belford Roxo - Barra) , da Transportadora Tinguá, também oferecem Wi-Fi.

No Rio, a linha 2343 (Ribeira - Castelo), da Viação Ideal, tem alguns veículos com internet, assim como nos veículos da Premium Auto Ônibus. A rede gratuita também é disponibilizada nas duas estações do BRT no Aeroporto Internacional.

Outra novidade tecnológica nos ônibus são os carregadores de celular ou de notebooks, que os frescões das linhas 2329 e 2333, do Recreio para o Centro, começaram a oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário