segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Até o fim do ano, Transcarioca transportará 500 mil pessoas

05/10/2014 - O Globo

RIO - O Terminal Aroldo Melodia, na Ilha do Fundão, e outras cinco estações do BRT Transcarioca foram inaugurados na manhã deste sábado. O prefeito Eduardo Paes embarcou numa das viagens que partiu do Fundão e seguiu até Vicente de Carvalho. Segundo ele, 500 mil pessoas devem utilizar o sistema até o fim do ano. A abertura era aguardada ansiosamente por alunos da UFRJ, cujo campus fica na região. Com o serviço, eles esperam reduzir o tempo gasto em seus deslocamentos. Além do Aroldo Melodia, foram abertas as paradas de Ibiapina, Olaria (Cacique de Ramos), Cardoso de Moraes (Viúva Garcia), Santa Luzia e Maré, permitindo a operação completa do corredor expresso de ônibus.

— A inauguração significa a mudança da vida de muitas pessoas na cidade. Antes mesmo da conclusão do corredor, havia relatos de pessoas que ganhavam até três horas no trajeto de casa para o trabalho — disse o prefeito, acrescentando que duas linhas alimentadoras vão entrar em operação nas próximas semanas.

Para Fabíola Souto, que mora na Barra e estuda no Fundão, o BRT representa mais horas de sono.

— Será uma maravilha, pois não terei que pegar Linha Amarela e Linha Vermelha, e vou poder acordar mais tarde — avalia a estudante.

O diretor do Consórcio BRT, Jorge Dias, explica que os próximos dias serão de avaliações e ajustes.

— Uma vantagem do BRT sobre o metrô ou o trem é que ele é um sistema totalmente flexível. Quando dectamos que há uma demanda maior em certo trecho, por exemplo, podemos colocar mais ônibus para reforçá-lo, sem a necessidade de que ele percorra todo o corredor — explica.

Nesta sexta-feira, operários ainda davam os últimos retoques no terminal do Fundão. Em quatro meses de operação, o BRT Transcarioca — que liga o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador — já transportou mais de 6,3 milhões de pessoas. Atualmente, cerca de 182 mil passageiros usam os ônibus do corredor diariamente. O número é superior ao movimento diário das barcas (cem mil), mas ainda é menor que o da SuperVia (620 mil) e o do metrô (800 mil). A expectativa é que, com a abertura de todas as estações, o Transcarioca receba 320 mil usuários por dia.

A frota do sistema tem 157 veículos. Em sua maioria, circulam no corredor ônibus com chassis de 21 metros de comprimento, capazes de transportar cerca de 180 passageiros.

O consórcio BRT informou que 227 ônibus convencionais já foram retirados de circulação por atuarem na área do corredor Transcarioca. Esse número deverá subir quando todas as linhas alimentadoras do BRT entrarem em circulação.

O corredor tem 39 quilômetros de extensão e passa por 27 bairros. No Fundão, o terminal será ampliado para integração com o futuro BRT Transbrasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário