sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Sistema BRT deve transportar cerca de 500 mil pessoas por dia até o fim do ano, segundo Paes

Dois novos veículos biarticulados foram apresentados pelo prefeito nesta sexta-feira

19/09/2014 - O Globo



Ônibus biarticulados vão operar no BRT Transcarioca - / Divulgação


RIO - O prefeito Eduardo Paes disse, nesta sexta-feira, que até o fim do ano o sistema BRT deve transportar cerca de 500 mil pessoas por dia. O modelo de ônibus biarticulados, que entrarão em fase de teste nos corredores Transoeste e Transcarioca, foi apresentado no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Com 28 metros de comprimento e capacidade para transportar 270 passageiros, o veículo será o maior coletivo em circulação no país e vai aumentar a capacidade de transporte no corredor que liga a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

— A intenção é cada vez mais melhorar o sistema. Hoje, os BRTs Transcarioca e Transoeste transportam 340 mil pessoas por dia. Aos poucos, até o final do ano, os BRTs deverão transportar pouco menos que o volume de passageiros do metrô — disse o prefeito, acrescentando que o consórcio deve aquirir no futuro outros ônibus com capacidade igual a estes novos.

Inicialmente, os dois veículos serão licenciados, emplacados e equipados com GPS. Os coletivos passarão por período de teste. Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, quatro dias serão suficientes para equipar e treinar motoristas para biarticulados.

Os novos veículos possuem uma articulação a mais do que os coletivos já utilizados nos BRTs Transoeste e Transcarioca. O uso de biarticulados é um simbolo do transporte rodoviário de alta capacidade e já foi consagrado em Curitiba, no Paraná - cidade pioneira na implantação de BRTs no Brasil.



Read more: http://oglobo.globo.com/rio/sistema-brt-deve-transportar-cerca-de-500-mil-pessoas-por-dia-ate-fim-do-ano-segundo-paes-13983023#ixzz3Dm5Dcj4b

Nenhum comentário:

Postar um comentário