segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Passageiros enfrentam o primeiro dia útil após mudanças no BRT

08/09/2014 - G1 Rio

Nesta segunda-feira (7), passageiros do BRT enfrentam o primeiro dia útil de mudanças no sistema de transporte. Sete linhas convencionais saíram de circulação e cinco novas linhas alimentadoras do BRT Transcarioca começaram a operar na Zona Oeste do Rio. Como mostrou o Bom Dia Rio, mais duas linhas convencionais compõe o novo sistema. A susbtituição das linhas que serão interrompidas será feita de forma gradual e a circulação delas diminui gradativamente, com intevalos menores, até o próximo sábado (13).

O secretário municipal de transportes Alexandre Sansão informou que por volta de 8 entre 10 passageiros que usam o corredor expresso não precisam fazer baldeações. Para ele, mesmo aqueles que precisam trocar de ônibus, ainda farão a viagem em menos tempo do que se utilizassem as vias fora do sistema do BRT.

Mais de 80% das pessoas que usam o BRT não precisam sequer fazer transbordo. Cerca de 15% precisam fazer transbordo, agora, isso não significa necessariamente perda de tempo. A pessoa que usa uma linha alimentadora ela vai até a estação do BRT, faz uma integração com o cartão na mão e não perde nenhum tempo na tarifação. O BRT tem intervalos muito curtos e, como não tem congestinamento, facilita a vida das pessoas, explicou.

O secretário comentou ainda a manifestação que ocorreu no início do mês, dia 2 de setembro, que fechou parcialmente a Avenida das Américas e causou problemas no trânsito. O protesto foi feito por passageiros da linha 736 (Recreio dos Bandeirantes - Jacarepaguá) contra a extinção da linha de ônibus. Na ocasião, o BRT ficou fechado por ativistas e o órgão informou que essa linha não pertencia ao sistema. Sansão disse que ajustes estão sendo feitos mas que essa linha será substituída por uma alimentadora do corredor expresso.

"Nós corrigimos aquele problema no dia seguinte. Aquela linha [736] está sendo substituída pela linha 931-A. As duas linhas continuam operando em paralelo até que todas as pessoas que utilizavam a linha 736 façam a migração espontânea. Isso depende de informação que o operador tem que fazer, com a distribuição de panfletos. Quando a transição tiver sido feita, a linha será extinta", justificou.

- 610A (Del Castilho - Tanque via Linha Amarela), em substituição a 610 (Praça Seca - Del Castilho), com integração ao BRT no Terminal Bandeira Brasil, junto a estação Taquara.

- 931A (Curicica - Recreio, via Arroio Pavuna), em substituição a 736 (Cascadura - Riocentro), com integração na Estação Praça do Bandolim.

- 878A (Tanque - Alvorada, via Estr. Jacarepaguá/Sernambetiba), em substituição a 748  (Cascadura - Barra, via Itanhangá).

- 800A Taquara - Curicica (via Guerenguê), em substituição à 760 (Curicica - Madureira, via Guerenguê), com integração na Taquara.

- 766A (Madureira - Madureira Shopping, via Cascadura).

- As linhas 753, 757 e 800 deixarão de circular de forma gradual até todo o sistema ser implantado.

Haverá alteração no serviço Vicente de Carvalho - Alvorada (Direto), que vinha operando somente nos horários de pico. A partir deste sábado, este será substituído por Vicente de Carvalho x Alvorada Expresso e vai operar de 5h às 23h, com paradas nas estações expressas Madureira-Manaceia, Praça Seca, Tanque, Taquara, Santa Efigênia e Rio2.

Segundo a secretaria, com esse serviço, a população de Jacarepaguá e Madureira poderá seguir viagem para o aeroporto, sem regressar ao terminal Alvorada. Nesse caso, o embarque deve ser feito na estação Vicente de Carvalho, no ônibus expresso e fazer a conexão nesta estação.

Serão ainda seccionadas as linhas 748 (Cascadura - Barra, via Itanhangá), em substituição a 878 (Tanque - Alvorada, via Estrada Jacarepaguá/Sernambetiba), com integração Tanque/Alvorada e 900 (Merck - Downtown), em substituição a 700 (Madureira - Ponte de Marapendi), com integração na Estação Merck.

As mudanças acima serão divulgadas nas estações e principais pontos das linhas com distribuição de folhetos explicativos. As novidades também estão nas redes sociais do BRT Rio, que atingem até 120 mil seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário