Serão inauguradas as últimas seis estações: Ibiapina, Olaria, Cardoso de Moraes, Santa Luzia, Maré e Fundão
30/09/2014 - O Globo
Estação Alvorada do BRT Transcarioca: serviço passa a operar com todas as estações abertas no sábado - Bruno Gonzalez / Agência O Globo (02/06/2014)
RIO — A prefeitura do Rio informou, nesta terça-feira, que o BRT Transcarioca vai operar, a partir de sábado, com todas as estações. Isso porque serão inauguradas as últimas seis que ainda não tinham sido abertas: Ibiapina, Olaria (Cacique de Ramos), Cardoso de Moraes (Viúva Garcia), Santa Luzia, Maré e Fundão. Com isso, entra em funcionamento o novo serviço Galeão-Penha (Parador), que vai operar com intervalos de dez minutos entre as estações Penha (I e II) e Galeão (Tom Jobim 1 e Tom Jobim 2).
VEJA TAMBÉM
Sistema BRT deve transportar cerca de 500 mil pessoas por dia até o fim do ano, diz Paes
BRT Transcarioca leva uma hora e sete minutos da Avenida Brás de Pina à Barra da Tijuca
Sistema de ônibus BRT atinge marca de quase 268 mil passageiros em apenas um dia
Com a inauguração das novas estações, o serviço expresso, que vinha fazendo o trajeto até a Penha, passa a ser Fundão-Alvorada, com funcionamento das 5h às 23h e saídas a cada sete minutos. Nesta etapa, segundo a Secretaria municipal de Transportes (SMTR), não haverá mudanças ou cortes nas linhas de ônibus convencionais.
Ao final da implantação da terceira e última etapa do BRT Transcarioca, a expectativa da prefeitura é a de que o corredor passe a transportar 320 mil passageiros por dia. Hoje, o número de pessoas que já utilizam o serviço diariamente é de 182 mil. De acordo com a SMTR, o BRT reduziu o tempo de viagem por ônibus no trecho entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, em 60%.
O corredor possui 39 quilômetros de extensão, com dez viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros, da Zona Oeste à Zona Norte, como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.
Read more: http://oglobo.globo.com/rio/a-partir-do-proximo-sabado-brt-transcarioca-passa-operar-com-todas-as-estacoes-abertas-14096127#ixzz3Eq1rXlhV
Comentários