terça-feira, 22 de julho de 2014

Mudanças em função do BRT confundem moradores do Méier

Linha 691 teve itinerário alterado e não vai mais até o Terminal Alvorada

17/07/2014 - O Globo


A linha 691 agora tem seu ponto final na Cidade de Deus - Bia Guedes / Agência O Globo
RIO - O carioca ainda se adapta às mudanças ocorridas com a implantação do BRT. Como se trata de um período de transição, muitas dúvidas surgem. No Méier, moradores que trabalham na Barra da Tijuca não sabem como vão fazer a partir da implantação definitiva do sistema viário. A jornalista Fernanda Prestes é um exemplo.

— Uso todos os dias a linha 691 (Méier-Alvorada). Esse ônibus sempre fez um trajeto por Jacarepaguá antes de seguir para o terminal Alvorada, e a linha 693, expressa, faz o caminho mais rápido, direto pela Linha Amarela, apenas em horários específicos, de 6h às 9h e de 16h às 20h. No entanto, com a inauguração do BRT, várias linhas estão mudando e, pelo que foi divulgado pela Rio Ônibus, a 691 passaria a ser Méier-Cidade de Deus Circular, ou seja, não iria mais até a Alvorada. E quem quisesse seguir até o terminal deveria pegar o BRT na Taquara. Mas ninguém sabe me informar o que vai acontecer. Se houver a alteração, ou a extinção da linha, vai nos causar um grande transtorno, pois teremos que pegar três conduções diferentes — diz.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a linha não será extinta, mas sofreu alterações. Em nota, a SMTR informa que a implantação do BRT "pressupõe corte e mudança de itinerários das linhas de ônibus convencionais, nas vias em que há superposição destas linhas com o BRT. Esta integração se justifica para o usuário pois o tempo total da viagem é menor, já que o tempo perdido no transbordo é compensado pelo tempo ganho no BRT sem trânsito e menos paradas".

Ainda de acordo com a secretaria, o itinerário da linha 691 já foi alterado. O ônibus não segue mais até o terminal, na Barra, mas continua passando pela Taquara e Linha Amarela, fazendo ponto final na Cidade de Deus. Passageiros com destino à Barra podem descer no terminal da Taquara e pegar o BRT Transcarioca. A SMTR informa também que foi criada a linha alimentadora 991A (Taquara-Alvorada, via Cidade de Deus) e mantida a 693 (Méier-Alvorada, via Dias da Cruz/Linha Amarela).

Read more: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/mudancas-em-funcao-do-brt-confundem-moradores-do-meier-13282158#ixzz38DFtTRnA

Nenhum comentário:

Postar um comentário