VIAÇÃO MAUÁ LTDA

Extraído do site Avellar Bus em 20/06/2014 - http://avellarbus.fotopages.com/

FUNDADA EM 1946 COM O NOME DE RENASCENÇA, O SR JAIR DA SILVA PESSOA, MAIS CONHECIDO COMO SEU SANTINHO, PASSOU A TRANSPORTAR FUNCIONÁRIOS DA FÁBRICA DE CIMENTO MAUÁ, DANDO INÍCIO AS SUAS ATIVIDADES QUE MAIS TARDE SE TORNARIA O NOME DA EMPRESA VIAÇÃO MAUÁ, QUE INAUGUROU A LINHA ( SÃO GONÇALO X NITERÓI ). A MAUÁ TAMBÉM OPERAVA EM LINHAS URBANAS EM NITERÓI, MAIS TARDE AINDA NOS ANOS 60 PASSOU AS LINHAS NITEROIENSE PARA OS FILHOS JALES DA SILVA PESSOA E JOÃO DA SILVA PESSOA ( VIAÇÃO ARAÇATUBA E EXPRESSO MIRAMAR ), FICANDO SOMENTE COM A LINHA DE SÃO GONÇALO X NITERÓI QUE COLOCARIA À VENDA.
EM MEADOS DOS ANOS 60 OS IRMÃOS ANTÔNIO LORUSSO E DOMÊNICO LORUSSO ADQUIRIU A VIAÇÃO MAUÁ COM UMA ÚNICA LINHA, E UMA FROTA DE 40 ÔNIBUS, IMENSA DE VOLVO DE DIVERSAS CARROCERIAS QUE FORAM TROCADAS POR DIVERSOS NICOLA ENTRE OS ANOS DE 1966 ATÉ 1969. TAMBÉM FORAM ADQUIRIDOS NO ANO DE 1968 CARROS NA VERSÃO LP-321 DENTRE ELES NICOLA E CIRB.
EM 1970 FORAM ADQUIRIDOS OS STRIULI MODELO GRAN LUCE LPO-1113. NO ANO DE 1971 APARECERAM ALGUNS CARROS DO MODELO MARCOPOLO BERTIOGA, PODE SE DIZER QUE ESSE MODELO ERA O NICOLA COM NOVA MÁSCARA FRONTAL.
NO FINAL DE 1972 E INÍCIO DE 1973 APARECEM OS PRIMEIROS MODELOS DO MARCOPOLO VENEZA AINDA COM A PINTURA AZULÃO. NESTE ANO DE 1973 ESTAVAM SENDO DESATIVADOS TODOS OS MODELOS LP-321.
NO ANO DE 1975 ACONTECERIA A MAIOR RENOVAÇÃO DA EMPRESA, TODA A FROTA DE 51 CARROS AZULÃO FOI ENCOSTADA.
NO DIA 01/06/1975, OS JORNAIS ANUNCIAVAM "OPERÁRIOS E EXECUTIVOS VÃO VIAJAR NOS ÔNIBUS DE LUXO DA VIAÇÃO MAUÁ", APELIDADOS PELA EMPRESA DE PELICANO.
ERAM MARCOPOLO VENEZA LPO-1113 FABRICADOS EM 1975 COM PINTURA NOVA, NUMERADOS DE 3152 ATÉ 3195.
- FORAM REFORMADOS VÁRIOS VENEZA FABRICADOS ENTRE 1972 E 1974, COM A TROCA DA DIANTEIRA, PINTURA E BANCOS PERSONALIZADOS NA COR VERDE.
- A MAIORIA DOS NICOLA E STRIULI LPO FORAM VENDIDOS, E OUTROS CORTADOS, PORÉM ALGUNS FORAM REENCARROÇADOS EM VENEZA.
EM MARÇO DE 1977 A VIAÇÃO MAUÁ ADQUIRIU OS 04 PRIMEIROS MARCOPOLO VENEZA II LPO-1113 APELIDADOS PELA EMPRESA DE "CONDOR".
NO DIA 09/10/1978 A VIAÇÃO MAUÁ ADQUIRIU A EXPRESSO ALCANTARA QUE OPERAVA AS LINHAS ( ALCANTARA X NITERÓI E ALCANTARA X MÉIER ). A INCORPORAÇÃO DA EXPRESSO ALCANTARA À VIAÇÃO MAUÁ REPRESENTA MELHOR ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS. NA ÉPOCA A EXPRESSO ALCANTARA SE SITUAVA NA RUA DOMÍCIO DA GAMA, 141 JARDIM CATARINA - SÃO GONÇALO.
EM 1980 A MAUÁ ADQUIRIU A VIAÇÃO FLORESTA COM UMA FROTA DE 27 ÔNIBUS E 03 LINHAS, SENDO DUAS MUNICIPAIS E UMA INTERMUNICIPAL, A AMENDOEIRA X NITERÓI.
NO ANO DE 1983 FOI INCORPORADA Á FROTA DA MAUÁ A COLETIVOS PROGRESSO BOASSÚ COM A TRADICIONAL LINHA ( PORTÃO DO ROSA X NITERÓI ), E ALGUMAS MUNICIPAIS DE SÃO GONÇALO. LOGO DEPOIS ADQUIRIU A VIAÇÃO LAGOINHA QUE OPERAVA EM 03 LINHAS MUNICIPAIS DE SÃO GONÇALO. NA DÉCADA DE 90 ASSUMIU OS 60% QUE LHE FALTAVAM DA A.O. ALCANTARA E EM 2005 INCORPOROU A A.V.ABC E ICARAÍ.

TEXTO: RAFAEL FERNANDES DE AVELLAR

Comentários

Anônimo disse…
No caso da Expresso Alcântara a linha Meier só ía até a Covanca (Embora seja São Gonçalo mas o carro ostentava a vista Venda da Cruz que era Niterói ). Depois que a Prefeitura fez com que a linha Meier viesse até o Rodo de São Gonçalo . Só depois que a Mauá pegou a Expresso Alcântara é que esticou a 533 ao Alcântara
alexandre disse…
Boa noite,a expresso Alcântara a viação Mauá pegou em 1978, e a linha alcanta x Méier só foi estendida no ano 1991 pra 1992, porquê naquela época a fiscalização era diferente de agora.