quinta-feira, 26 de junho de 2014

Silva Jardim implanta tarifa zero no transporte público do município

Prefeitura comprou dez ônibus, e oferece, desde fevereiro, oito linhas durante quase todo o dia

POR GABRIEL MENEZES

26/06/2014 - O Globo

Antes da tarifa zero, serviço custava R$ 1 e era terceirizado - Felipe Hanower / Agência O Globo
SILVA JARDIM - O transporte coletivo gratuito foi uma das principais pautas das manifestações que tomaram as ruas de todo o país em junho do ano passado. Na grande maioria das cidades, a reivindicação não foi atendida. Mas, em Silva Jardim, a população não precisa lutar por este benefício. Desde fevereiro, andar de ônibus por lá não custa um centavo além do que já é pago pelos moradores em impostos. A prefeitura adquiriu dez veículos novos, que circulam em oito linhas, todos os dias da semana. Dois ficam de reserva, para substituições em caso problemas mecânicos.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Fernando Alexandre Gimenes, a ideia surgiu no início do ano passado. Portanto, não teve nenhuma ligação com as manifestações.

— Antes, o transporte era terceirizado, e tínhamos muitos problemas. Além da péssima qualidade do serviço, que custava R$ 1 para o passageiro, as empresas estavam com várias pendências judiciais relacionadas a prestações de contas — explica.

Ele conta que chegaram a acontecer manifestações em Silva Jardim, em junho do ano passado, inclusive com o fechamento da BR-101. Mas a decisão já estava tomada.

— Como tudo o que acontece no setor público, foi preciso fazer um processo licitatório para a compra dos veículos. Este foi o motivo de a implantação (do novo sistema) ter demorado alguns meses — diz.

Com uma população de quase 22 mil habitantes e um território de cerca de 938 quilômetros quadrados, Silva Jardim é o quinto maior município do estado. Boa parte das suas vias são estradas vicinais, e alguns distritos ficam a mais de 40 quilômetros de distância do Centro.

— Antes, era muito complicado conseguir ir para o Centro e voltar. Os ônibus demoravam para passar e enguiçavam quase todos os dias. Hoje, a situação está muito melhor — diz o agricultor Carlos Noronha, morador da área rural

Read more: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/silva-jardim-implanta-tarifa-zero-no-transporte-publico-do-municipio-13000360#ixzz35lZasGBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário