No primeiro dia do novo BRT, pedestres se arriscam e 170 veículos são multados


Sinalização e campanhas de conscientização feitas pela prefeitura não surtiram efeito
POR LUIZ ERNESTO MAGALHÃES

02/06/2014 - O Globo

Pedestre atravessa em lugar proibido no primeiro dia de funcionamento do BRT Transcarioca Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Pedestre atravessa em lugar proibido no primeiro dia de funcionamento do BRT Transcarioca - Gabriel de Paiva / Agência O Globo

RIO - No primeiro dia de funcionamento do BRT Transcarioca, a imprudência foi o que mais chamou a atenção dos operadores do sistema. Apesar da sinalização ao longo da via e das campanhas de conscientização, flagrantes de pedestres, ciclistas e motoristas usando a pista reservada aos ônibus foram registrados por toda esta segunda-feira. Segundo a prefeitura, 170 veículos, entre carros e motos, foram multados por trafegarem na faixa exclusiva do corredor viário. Com isso, já são 600 veículos multados desde o dia 24, quando começou o trabalho de fiscalização com orientação a condutores de veículos e pedestres nos 39 quilômetros do BRT.

Desde as primeiras horas da manhã, agentes da prefeitura também tiveram trabalho para alertar os pedestres sobre os riscos de não respeitar as áreas de circulação exclusiva dos ônibus articulados. No entanto, dezenas de pessoas ignoraram as faixas de advertência e caminharam pela pista ou atravessaram em locais proibidos. Havia gente batendo bola e até andando de skate na via.

Nas estações, o sistema de comunicação sonora não funcionou. A gravação com a voz da locutora Iris Lettieri só deve começar a funcionar nesta terça-feira. Também faltou concluir a identificação de algumas estações. E, ao contrário do que o Rio Ônibus (sindicato das empresas) informou, os PMs do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) não trabalharam uniformizados e armados apenas nas estações BRT e no Centro de Operações do Terminal Alvorada. Eles também viajaram nos coletivos. Inicialmente, o Rio Ônibus disse que os PMs só iam entrar nos veículos em situações excepcionais.

A despeito dos problemas, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, avaliou como um sucesso o primeiro dia de operação. O primeiro coletivo a transportar passageiros pelo sistema partiu do Terminal Alvorada às 10h, com todos os 60 assentos ocupados e alguns passageiros em pé. O veículo levou 50 minutos para chegar até o Largo do Tanque, tendo parado em todas as estações do caminho. Na atual fase, os ônibus articulados vão circular experimentalmente por esse trecho do corredor fora do horário do rush, até as 15h.

Sobre a imprudência dos pedestres, Sansão afirmou que as pessoas vão se habituar às mudanças. Para os usuários do sistema, o dia foi de experimentação. Moradora de Campinho, a supervisora de vendas Márcia Regina Silva costuma pegar um ônibus convencional direto para ir trabalhar no BarraShopping. Sem trânsito, ela leva em média uma hora e 15 minutos. Ontem, Márcia decidiu usar o Bilhete Único e fazer a baldeação no Tanque.

— Acabei levando o mesmo tempo porque, por enquanto, apenas o serviço parador está funcionando. Mas vou passar a fazer a viagem dessa forma todo dia. Os ônibus do BRT são mais confortáveis, e não há risco de ficarmos presos em engarrafamentos — disse Márcia.

OUTRA LINHA COMEÇA A FUNCIONAR NESTA QUARTA

O primeiro passageiro do Transcarioca chegou ao Terminal Alvorada às 9h45m. Foi o estudante e cobrador de van Mauro Leal Borges, de 24 anos, que trabalha na linha Del Castilho-Campo Grande. Ele foi conhecer o corredor no seu dia de folga.

— Meu patrão participou da licitação para operar as vans em parceria com os ônibus. Não vai ter concorrência, vamos ser parceiros. Não esperava ser o número um — contou.

O corredor expresso, cuja viagem inaugural foi feita no domingo pela presidente Dilma Rousseff, será inaugurado em etapas. Nesta quarta-feira é a vez da linha semidireta Alvorada-Vicente de Carvalho-Galeão 1 e 2, que circulará das 5h às 23h. Mais sete serviços serão implantados em datas a serem divulgadas pela Secretaria municipal de Transportes, que espera transportar, inicialmente, 320 mil passageiros por dia. Com a ampliação das integrações, segundo a prefeitura, a demanda poderá chegar a 450 mil usuários por dia.

Read more: http://oglobo.globo.com/rio/no-primeiro-dia-do-novo-brt-pedestres-se-arriscam-170-veiculos-sao-multados-12687320#ixzz33ZUOyuMi

Comentários